SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Helena Esser dos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17600
Resumo: Desde a aurora da modernidade, tornar-se cidadão, longe de ser algo natural ou espontâneo, exige esforço, na medida em que exige a cada um ultrapassar sua própria suficiência e independência. Em vista disto, Rousseau chega a afirmar a necessidade de transformar a natureza humana a fim de dotar cada indivíduo - que é um todo perfeito e solitário - da capacidade de coletivizar-se, de integrar-se a um corpo coletivo como parte inseparável. A dificuldade do projeto, ou do processo de formação do cidadão, reside em que tal exigência não se impõe espontaneamente aos indivíduos, embora seja condição necessária para o estabelecimento de uma relação harmônica entre cada um e o corpo coletivo. Discutir a tensão existente entre indivíduo e cidadão, investigando o esforço empreendido pelo legislador e por cada homem será o objeto deste artigo.ReferênciasDERATHÉ, R. Jean-Jacques Rousseau et la science politique de son temps. Paris: Vrin, 1979.______. L'homme selon Roussseau. In: _______. Pensée de Rousseau. Paris: Seuil, 1984.FORTES, L. R. S. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo: Ática, 1976.FRANCISCO, M. de F. S. Autoridade e contrato pedagógico em Rousseau. In: MONTEAGUDO, R. Entre o direito e a história: a concepção do legislador em Rousseau. São Paulo: UNESP, 2006.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Considérations sur le Gouvernement de Pologne. Paris: Gallimard, 1964.______. Discour sur l'origine et les fondements de l'inegalité parmi les hommes. Paris: Gallimard, 1964.______. Do Contrato Social. São Paulo: Abril Cultural, 1978.______. Du Contract Social. Paris: Gallimard, 1964.______. Du Contract Social - 1e version. Paris: Gallimard, 1964.______. Emilio. São Paulo: Martins Fontes, 1999.______. Projet de Constitution pour la Corse. Paris: Gallimard, 1964.VARGAS, Yves. Introduction à l'Emile de Rousseau. Paris: PUF, 1995.Data de registro: 17/10/2011Data de aceite: 19/10/2011
id UFU-2_df8c8dcc71d727887105b58bc41c54b0
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17600
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃODesde a aurora da modernidade, tornar-se cidadão, longe de ser algo natural ou espontâneo, exige esforço, na medida em que exige a cada um ultrapassar sua própria suficiência e independência. Em vista disto, Rousseau chega a afirmar a necessidade de transformar a natureza humana a fim de dotar cada indivíduo - que é um todo perfeito e solitário - da capacidade de coletivizar-se, de integrar-se a um corpo coletivo como parte inseparável. A dificuldade do projeto, ou do processo de formação do cidadão, reside em que tal exigência não se impõe espontaneamente aos indivíduos, embora seja condição necessária para o estabelecimento de uma relação harmônica entre cada um e o corpo coletivo. Discutir a tensão existente entre indivíduo e cidadão, investigando o esforço empreendido pelo legislador e por cada homem será o objeto deste artigo.ReferênciasDERATHÉ, R. Jean-Jacques Rousseau et la science politique de son temps. Paris: Vrin, 1979.______. L'homme selon Roussseau. In: _______. Pensée de Rousseau. Paris: Seuil, 1984.FORTES, L. R. S. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo: Ática, 1976.FRANCISCO, M. de F. S. Autoridade e contrato pedagógico em Rousseau. In: MONTEAGUDO, R. Entre o direito e a história: a concepção do legislador em Rousseau. São Paulo: UNESP, 2006.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Considérations sur le Gouvernement de Pologne. Paris: Gallimard, 1964.______. Discour sur l'origine et les fondements de l'inegalité parmi les hommes. Paris: Gallimard, 1964.______. Do Contrato Social. São Paulo: Abril Cultural, 1978.______. Du Contract Social. Paris: Gallimard, 1964.______. Du Contract Social - 1e version. Paris: Gallimard, 1964.______. Emilio. São Paulo: Martins Fontes, 1999.______. Projet de Constitution pour la Corse. Paris: Gallimard, 1964.VARGAS, Yves. Introduction à l'Emile de Rousseau. Paris: PUF, 1995.Data de registro: 17/10/2011Data de aceite: 19/10/2011EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2012-07-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/1760010.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p81a92Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 81-921982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17600/9709Copyright (c) 2016 Helena Esser dos Reisinfo:eu-repo/semantics/openAccessReis, Helena Esser dos2021-03-30T16:45:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17600Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:45:28Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO
title SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO
spellingShingle SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Reis, Helena Esser dos
title_short SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO
title_full SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO
title_fullStr SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO
title_full_unstemmed SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO
title_sort SOBRE O PROCESSO DE FORMAÇÃO DO CIDADÃO
author Reis, Helena Esser dos
author_facet Reis, Helena Esser dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Helena Esser dos
description Desde a aurora da modernidade, tornar-se cidadão, longe de ser algo natural ou espontâneo, exige esforço, na medida em que exige a cada um ultrapassar sua própria suficiência e independência. Em vista disto, Rousseau chega a afirmar a necessidade de transformar a natureza humana a fim de dotar cada indivíduo - que é um todo perfeito e solitário - da capacidade de coletivizar-se, de integrar-se a um corpo coletivo como parte inseparável. A dificuldade do projeto, ou do processo de formação do cidadão, reside em que tal exigência não se impõe espontaneamente aos indivíduos, embora seja condição necessária para o estabelecimento de uma relação harmônica entre cada um e o corpo coletivo. Discutir a tensão existente entre indivíduo e cidadão, investigando o esforço empreendido pelo legislador e por cada homem será o objeto deste artigo.ReferênciasDERATHÉ, R. Jean-Jacques Rousseau et la science politique de son temps. Paris: Vrin, 1979.______. L'homme selon Roussseau. In: _______. Pensée de Rousseau. Paris: Seuil, 1984.FORTES, L. R. S. Rousseau: da teoria à prática. São Paulo: Ática, 1976.FRANCISCO, M. de F. S. Autoridade e contrato pedagógico em Rousseau. In: MONTEAGUDO, R. Entre o direito e a história: a concepção do legislador em Rousseau. São Paulo: UNESP, 2006.ROUSSEAU, Jean-Jacques. Considérations sur le Gouvernement de Pologne. Paris: Gallimard, 1964.______. Discour sur l'origine et les fondements de l'inegalité parmi les hommes. Paris: Gallimard, 1964.______. Do Contrato Social. São Paulo: Abril Cultural, 1978.______. Du Contract Social. Paris: Gallimard, 1964.______. Du Contract Social - 1e version. Paris: Gallimard, 1964.______. Emilio. São Paulo: Martins Fontes, 1999.______. Projet de Constitution pour la Corse. Paris: Gallimard, 1964.VARGAS, Yves. Introduction à l'Emile de Rousseau. Paris: PUF, 1995.Data de registro: 17/10/2011Data de aceite: 19/10/2011
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17600
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p81a92
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17600
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v26n51a2012-p81a92
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/17600/9709
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Helena Esser dos Reis
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Helena Esser dos Reis
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 26 n. 51 (2012): v.26 n.51 jan./jun. 2012; 81-92
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383688953856