EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/253 |
Resumo: | A escola tem que proporcionar condições para que todos adquiram as virtudes políticas? Este texto discute um prisma para se analisar, propor e avaliar práticas e concepções educacionais. Nas sociedades modernas, os conflitos entre concepções de mundo e de vida mostram o quanto estas podem se tornar incompatíveis e mesmo irreconciliáveis. Na escola, isso tem uma repercussão especial, mas não muito diferente do que ocorre em outros espaços públicos. Na definição dessas propostas, ocorrem disputas entre diversos valores e princípios para a formação humana. Rawls propõe um esquema que possibilita refletir sobre formas de lidar com a divergência dessas concepções. M ostro que tanto o que vai ser ensinado na escola quanto a forma como se decide sobre isso podem ser enfocados a partir da concepção de razoabilidade proposta pelo autor, apesar das críticas às quais estão sujeitos os seus pressupostos ético-políticos. |
id |
UFU-2_e5ef2b0633d8e81a7ad5f3fb9d0a389c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/253 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLSRazoabilidadeEscolaJohn RawlsA escola tem que proporcionar condições para que todos adquiram as virtudes políticas? Este texto discute um prisma para se analisar, propor e avaliar práticas e concepções educacionais. Nas sociedades modernas, os conflitos entre concepções de mundo e de vida mostram o quanto estas podem se tornar incompatíveis e mesmo irreconciliáveis. Na escola, isso tem uma repercussão especial, mas não muito diferente do que ocorre em outros espaços públicos. Na definição dessas propostas, ocorrem disputas entre diversos valores e princípios para a formação humana. Rawls propõe um esquema que possibilita refletir sobre formas de lidar com a divergência dessas concepções. M ostro que tanto o que vai ser ensinado na escola quanto a forma como se decide sobre isso podem ser enfocados a partir da concepção de razoabilidade proposta pelo autor, apesar das críticas às quais estão sujeitos os seus pressupostos ético-políticos.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/25310.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-253Educação e Filosofia; v. 21 n. 41 (2007): v.21 n.41 jan./jun. 2007; 43-601982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/253/254Copyright (c) 2016 Sidney Reinaldo Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Sidney Reinaldo2021-03-31T17:20:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/253Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-31T17:20:30Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS |
title |
EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS |
spellingShingle |
EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS Silva, Sidney Reinaldo Razoabilidade Escola John Rawls |
title_short |
EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS |
title_full |
EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS |
title_fullStr |
EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS |
title_full_unstemmed |
EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS |
title_sort |
EDUCAÇÃO E RAZOABILIDADE NA TEORIA DA JUSTIÇA DE RAWLS |
author |
Silva, Sidney Reinaldo |
author_facet |
Silva, Sidney Reinaldo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Sidney Reinaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Razoabilidade Escola John Rawls |
topic |
Razoabilidade Escola John Rawls |
description |
A escola tem que proporcionar condições para que todos adquiram as virtudes políticas? Este texto discute um prisma para se analisar, propor e avaliar práticas e concepções educacionais. Nas sociedades modernas, os conflitos entre concepções de mundo e de vida mostram o quanto estas podem se tornar incompatíveis e mesmo irreconciliáveis. Na escola, isso tem uma repercussão especial, mas não muito diferente do que ocorre em outros espaços públicos. Na definição dessas propostas, ocorrem disputas entre diversos valores e princípios para a formação humana. Rawls propõe um esquema que possibilita refletir sobre formas de lidar com a divergência dessas concepções. M ostro que tanto o que vai ser ensinado na escola quanto a forma como se decide sobre isso podem ser enfocados a partir da concepção de razoabilidade proposta pelo autor, apesar das críticas às quais estão sujeitos os seus pressupostos ético-políticos. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-03-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/253 10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-253 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/253 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v21n41a2007-253 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/253/254 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sidney Reinaldo Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Sidney Reinaldo Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 21 n. 41 (2007): v.21 n.41 jan./jun. 2007; 43-60 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1788355382072049664 |