A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Maria Irene
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/576
Resumo: O texto aborda a produção do conhecimento científico sob perspectivas distintas, discute os paradigmas epistemológicos que sustentam o pensamento científico em diferentes momentos histórico-sócio-culturais, e ainda caracteriza o paradigma científico moderno e pós-moderno. São analisadas as implicações epistemológicas e metodológicas na prática interpretativa da realidade, ou seja, as mudanças ocorridas nos planos de investigação e métodos de pesquisa a partir das conexões entre objetividade e subjetividade, assim como entre a perspectiva quantitativa e qualitativa. Neste sentido o texto busca contribuir para reflexões de pesquisadores acerca da relação entre produção de conhecimento e paradigma epistemológico. Palavras-chave: Conhecimento; Paradigma epistemológico; Pesquisa.   Résumé: Le texte montre la production de la connaissance scientifique sous de différentes perspectives, il discute les paradigmes epistémologiques qui soutiennent la pensée scientifique dans différents moments historique-sociau-culturels, et aussi, caracterise le paradigme scientifique moderne et pos-moderne. Celui analyse les implications epistémologiques et methodologiques dans la pratique interpretative de la realité: les changements des plans d' investigation et méthodes de recherche fondées dans les relations entre objectivité et subjectivité, ainsi qu'entre Ia perspective quantitative et qualitative. Dans ce sens lá, le texte essaye de contribuer pour des réflexions des chercheurs sur la relation entre la production de connaissance et le paradigme epistémologique. Mots-clé: Connaissace; Paradigme epistémologique; Recherche.
id UFU-2_e64ef888d4aae9fefba3fc80fdf1e3da
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/576
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa socialConhecimentoParadigma epistemológicoPesquisaO texto aborda a produção do conhecimento científico sob perspectivas distintas, discute os paradigmas epistemológicos que sustentam o pensamento científico em diferentes momentos histórico-sócio-culturais, e ainda caracteriza o paradigma científico moderno e pós-moderno. São analisadas as implicações epistemológicas e metodológicas na prática interpretativa da realidade, ou seja, as mudanças ocorridas nos planos de investigação e métodos de pesquisa a partir das conexões entre objetividade e subjetividade, assim como entre a perspectiva quantitativa e qualitativa. Neste sentido o texto busca contribuir para reflexões de pesquisadores acerca da relação entre produção de conhecimento e paradigma epistemológico. Palavras-chave: Conhecimento; Paradigma epistemológico; Pesquisa.   Résumé: Le texte montre la production de la connaissance scientifique sous de différentes perspectives, il discute les paradigmes epistémologiques qui soutiennent la pensée scientifique dans différents moments historique-sociau-culturels, et aussi, caracterise le paradigme scientifique moderne et pos-moderne. Celui analyse les implications epistémologiques et methodologiques dans la pratique interpretative de la realité: les changements des plans d' investigation et méthodes de recherche fondées dans les relations entre objectivité et subjectivité, ainsi qu'entre Ia perspective quantitative et qualitative. Dans ce sens lá, le texte essaye de contribuer pour des réflexions des chercheurs sur la relation entre la production de connaissance et le paradigme epistémologique. Mots-clé: Connaissace; Paradigme epistémologique; Recherche.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2008-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parestextoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/57610.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-576Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 239-2511982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/576/521Copyright (c) 2016 Maria Irene Mirandahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Maria Irene2023-07-26T12:22:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/576Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-07-26T12:22:03Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social
title A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social
spellingShingle A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social
Miranda, Maria Irene
Conhecimento
Paradigma epistemológico
Pesquisa
title_short A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social
title_full A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social
title_fullStr A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social
title_full_unstemmed A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social
title_sort A produção do conhecimento científico, os paradigmas epistemológicos e a pesquisa social
author Miranda, Maria Irene
author_facet Miranda, Maria Irene
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Maria Irene
dc.subject.por.fl_str_mv Conhecimento
Paradigma epistemológico
Pesquisa
topic Conhecimento
Paradigma epistemológico
Pesquisa
description O texto aborda a produção do conhecimento científico sob perspectivas distintas, discute os paradigmas epistemológicos que sustentam o pensamento científico em diferentes momentos histórico-sócio-culturais, e ainda caracteriza o paradigma científico moderno e pós-moderno. São analisadas as implicações epistemológicas e metodológicas na prática interpretativa da realidade, ou seja, as mudanças ocorridas nos planos de investigação e métodos de pesquisa a partir das conexões entre objetividade e subjetividade, assim como entre a perspectiva quantitativa e qualitativa. Neste sentido o texto busca contribuir para reflexões de pesquisadores acerca da relação entre produção de conhecimento e paradigma epistemológico. Palavras-chave: Conhecimento; Paradigma epistemológico; Pesquisa.   Résumé: Le texte montre la production de la connaissance scientifique sous de différentes perspectives, il discute les paradigmes epistémologiques qui soutiennent la pensée scientifique dans différents moments historique-sociau-culturels, et aussi, caracterise le paradigme scientifique moderne et pos-moderne. Celui analyse les implications epistémologiques et methodologiques dans la pratique interpretative de la realité: les changements des plans d' investigation et méthodes de recherche fondées dans les relations entre objectivité et subjectivité, ainsi qu'entre Ia perspective quantitative et qualitative. Dans ce sens lá, le texte essaye de contribuer pour des réflexions des chercheurs sur la relation entre la production de connaissance et le paradigme epistémologique. Mots-clé: Connaissace; Paradigme epistémologique; Recherche.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/576
10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-576
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/576
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.v19n37a2005-576
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/576/521
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Irene Miranda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Irene Miranda
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 19 n. 37 (2005): v.19 n.37 jan./jun. 2005; 239-251
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1792207231078367232