O "especificamente pedagógico"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Branco, Maria Luísa Frazão
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22841
Resumo: *Doutora em Educação pela Universidade da Beira Interior (UBI). Professora do Departamento de Psicologia e Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Uni­versidade da Beira Interior (UBI). Portugal.O "especificamente pedagógico"Resumo: A criação das Ciências da Educação iniciou um debate sobre o destino da Pedagogia que está longe de ser terminado. A recente afirmação da Pedagogia Social, no panorama universitário de vários países europeus, trouxe de volta à agenda científica a reflexão sobre o "específicamente pedagógico". Com base numa revisão do debate atual, sobre o estatuto do conhecimento pedagógico em geral, que aprofundamos tendo em conta os desenvolvi­mentos ocorridos no âmbito da Pedagogia Social, argumentaremos que, complementarmente às Ciências da Educação, o conhecimento pedagógico se caracteriza por uma forma de questionamento particular, exercitando uma razão prática, normativa e prescritiva, sendo essencial à formação dos professores e educadores em geral.Palavras-chave: Pedagogia. Pedagogia social. Ciências da educação. Razão prática.O "especificamente pedagógico"Abstract:The establishment of the Education Sciences initiated a debate about the fate of Pedagogy that is far from its end. The affirmation of Social Pedagogy in several European countries brings back into the agenda the reflection about the pertinence of the pedagogical knowledge as well as the 'specifically pedagogical' issue. Reviewing the current debate, concerning the pedagogical knowledge status, and the current developments of Social Pedagogy, we shall argue that complementary to the education sciences, the pedagogical knowledge practices a particular questioning mode exercising a practical reason, normative and prescriptive, being essential in teachers and educators training.Keywords: Pedagogy. Social pedagogy. Education sciences. Practical reason.Data de registro: 04/06/2013Data de aceite: 20/11/2013Referências: BATISTA, I. De que falamos quando falamos em pedagogia social. Página da Educação, Porto, n. 175, ano 15, p. 15, Fev. 2008.CARIDE, J. A. Las fronteras da pedagogia social. Perspetivas científica e histórica. Barcelona: Gedisa. 2005.CARVALHO, A. D. Utopia e educação. Porto: Porto Editora. 1994______. Epistemologia das ciências da educação. Porto: Porto Editora. 1996______; BATISTA, I. Educação social. Fundamentos e estratégias. Porto: Porto Editora. 2004.DEWEY, J. The sources of a science of education. New York: Horace Liv-eright. 1929.______. Education as engineering. Journal of Curriculum Studies, Thousand Oaks, v. 41, n. 1, p. 1-5, Fev. 2009. (Texto original publicado em 1922).DURKHEIM, E. (1902-1903). L'éducation morale (Cours de sociologie dispensé à la Sorbonne en 1902-1903). Disponível em: <http://www.uqac.uquebec.ca/zone30/Classiques_des_sciences_sociales/index.html>. Acesso em: 10 Out. 2009.ERIKSSON, L.; MARKSTRON, A. M. Interpreting the concept of social pedagogy. In: GUSTAVSSON, A. HERMANSSON, H-E.; HÄMÄLÄINEN, J. (Ed.). Perspetives and theory in social pedagogy. Göterborg: Daidalos, p. 9-23, 2003.ESTRELA, A. Pedagogia, ciência da educação? Porto: Porto Editora, 1992.HÄMÄLÄINEN, J. Developing social pedagogy as an academic discipline. In: GUSTAVSSON, A. HERMANSSON, H-E.; HÄMÄLÄINEN, J. (Ed.). Perspetives and theory in social pedagogy. Göterborg: Daidalos, p. 133-153, 2003.HÄMÄLÄINEN, J. The concept of social pedagogy in the field of social work. Journal of Social Work, Londres, v. 3, n. 1, p. 69-80, Abr. 2003a. https://doi.org/10.1177/1468017303003001005HAMELINE, D. O educador e a ação sensata. In: NÓVOA, A. (Ed.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, p. 33-60, 1991.HOUSSAYE, J. La pédagogie en proie aux limites. Itinerários de Filosofia da Educação, Porto, v. 3, n. 1, p. 23-44, Jan./Jun. 2006.KANT, I. Crítica da razão prática. Tradução de A. Morão. Lisboa: Edições 70, 1984. (Original publicado em 1788).LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo: Cortez Editora, 1998.MIALARET, G. Problèmes et difficultés rencontrés par les sciences de l'édu-cation en France (1968-2005). In: MARQUES, J. F.; ESTRELA, A. (Ed.). Psicologia e educação. Ciclo de conferências. Lisboa: Educa, p. 27-63, 2007.PÉREZ-SERRANO, G. Pedagogía social. Educación social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea, 2004.KEESON, K. Teacher as researcher. In: KRIDEL, C. (Ed.). The encyclo-pedia of curriculum studies. v. 2. Thousand Oaks: Sage Publications, p. 842-846, 2009.SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, 2007. https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000100006
id UFU-2_e6bf98584781049516381b27a95dff3c
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22841
network_acronym_str UFU-2
network_name_str Educação e Filosofia
repository_id_str
spelling O "especificamente pedagógico"Pedagogia. Pedagogia social. Ciências da educação. Razão prática.*Doutora em Educação pela Universidade da Beira Interior (UBI). Professora do Departamento de Psicologia e Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Uni­versidade da Beira Interior (UBI). Portugal.O "especificamente pedagógico"Resumo: A criação das Ciências da Educação iniciou um debate sobre o destino da Pedagogia que está longe de ser terminado. A recente afirmação da Pedagogia Social, no panorama universitário de vários países europeus, trouxe de volta à agenda científica a reflexão sobre o "específicamente pedagógico". Com base numa revisão do debate atual, sobre o estatuto do conhecimento pedagógico em geral, que aprofundamos tendo em conta os desenvolvi­mentos ocorridos no âmbito da Pedagogia Social, argumentaremos que, complementarmente às Ciências da Educação, o conhecimento pedagógico se caracteriza por uma forma de questionamento particular, exercitando uma razão prática, normativa e prescritiva, sendo essencial à formação dos professores e educadores em geral.Palavras-chave: Pedagogia. Pedagogia social. Ciências da educação. Razão prática.O "especificamente pedagógico"Abstract:The establishment of the Education Sciences initiated a debate about the fate of Pedagogy that is far from its end. The affirmation of Social Pedagogy in several European countries brings back into the agenda the reflection about the pertinence of the pedagogical knowledge as well as the 'specifically pedagogical' issue. Reviewing the current debate, concerning the pedagogical knowledge status, and the current developments of Social Pedagogy, we shall argue that complementary to the education sciences, the pedagogical knowledge practices a particular questioning mode exercising a practical reason, normative and prescriptive, being essential in teachers and educators training.Keywords: Pedagogy. Social pedagogy. Education sciences. Practical reason.Data de registro: 04/06/2013Data de aceite: 20/11/2013Referências: BATISTA, I. De que falamos quando falamos em pedagogia social. Página da Educação, Porto, n. 175, ano 15, p. 15, Fev. 2008.CARIDE, J. A. Las fronteras da pedagogia social. Perspetivas científica e histórica. Barcelona: Gedisa. 2005.CARVALHO, A. D. Utopia e educação. Porto: Porto Editora. 1994______. Epistemologia das ciências da educação. Porto: Porto Editora. 1996______; BATISTA, I. Educação social. Fundamentos e estratégias. Porto: Porto Editora. 2004.DEWEY, J. The sources of a science of education. New York: Horace Liv-eright. 1929.______. Education as engineering. Journal of Curriculum Studies, Thousand Oaks, v. 41, n. 1, p. 1-5, Fev. 2009. (Texto original publicado em 1922).DURKHEIM, E. (1902-1903). L'éducation morale (Cours de sociologie dispensé à la Sorbonne en 1902-1903). Disponível em: <http://www.uqac.uquebec.ca/zone30/Classiques_des_sciences_sociales/index.html>. Acesso em: 10 Out. 2009.ERIKSSON, L.; MARKSTRON, A. M. Interpreting the concept of social pedagogy. In: GUSTAVSSON, A. HERMANSSON, H-E.; HÄMÄLÄINEN, J. (Ed.). Perspetives and theory in social pedagogy. Göterborg: Daidalos, p. 9-23, 2003.ESTRELA, A. Pedagogia, ciência da educação? Porto: Porto Editora, 1992.HÄMÄLÄINEN, J. Developing social pedagogy as an academic discipline. In: GUSTAVSSON, A. HERMANSSON, H-E.; HÄMÄLÄINEN, J. (Ed.). Perspetives and theory in social pedagogy. Göterborg: Daidalos, p. 133-153, 2003.HÄMÄLÄINEN, J. The concept of social pedagogy in the field of social work. Journal of Social Work, Londres, v. 3, n. 1, p. 69-80, Abr. 2003a. https://doi.org/10.1177/1468017303003001005HAMELINE, D. O educador e a ação sensata. In: NÓVOA, A. (Ed.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, p. 33-60, 1991.HOUSSAYE, J. La pédagogie en proie aux limites. Itinerários de Filosofia da Educação, Porto, v. 3, n. 1, p. 23-44, Jan./Jun. 2006.KANT, I. Crítica da razão prática. Tradução de A. Morão. Lisboa: Edições 70, 1984. (Original publicado em 1788).LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo: Cortez Editora, 1998.MIALARET, G. Problèmes et difficultés rencontrés par les sciences de l'édu-cation en France (1968-2005). In: MARQUES, J. F.; ESTRELA, A. (Ed.). Psicologia e educação. Ciclo de conferências. Lisboa: Educa, p. 27-63, 2007.PÉREZ-SERRANO, G. Pedagogía social. Educación social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea, 2004.KEESON, K. Teacher as researcher. In: KRIDEL, C. (Ed.). The encyclo-pedia of curriculum studies. v. 2. Thousand Oaks: Sage Publications, p. 842-846, 2009.SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, 2007. https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000100006EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2284110.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p797a810Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 797-8101982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22841/18049Copyright (c) 2016 Maria Luísa Frazão Brancoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Maria Luísa Frazão2021-03-30T16:36:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22841Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:36:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O "especificamente pedagógico"
title O "especificamente pedagógico"
spellingShingle O "especificamente pedagógico"
Branco, Maria Luísa Frazão
Pedagogia. Pedagogia social. Ciências da educação. Razão prática.
title_short O "especificamente pedagógico"
title_full O "especificamente pedagógico"
title_fullStr O "especificamente pedagógico"
title_full_unstemmed O "especificamente pedagógico"
title_sort O "especificamente pedagógico"
author Branco, Maria Luísa Frazão
author_facet Branco, Maria Luísa Frazão
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Branco, Maria Luísa Frazão
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia. Pedagogia social. Ciências da educação. Razão prática.
topic Pedagogia. Pedagogia social. Ciências da educação. Razão prática.
description *Doutora em Educação pela Universidade da Beira Interior (UBI). Professora do Departamento de Psicologia e Educação, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Uni­versidade da Beira Interior (UBI). Portugal.O "especificamente pedagógico"Resumo: A criação das Ciências da Educação iniciou um debate sobre o destino da Pedagogia que está longe de ser terminado. A recente afirmação da Pedagogia Social, no panorama universitário de vários países europeus, trouxe de volta à agenda científica a reflexão sobre o "específicamente pedagógico". Com base numa revisão do debate atual, sobre o estatuto do conhecimento pedagógico em geral, que aprofundamos tendo em conta os desenvolvi­mentos ocorridos no âmbito da Pedagogia Social, argumentaremos que, complementarmente às Ciências da Educação, o conhecimento pedagógico se caracteriza por uma forma de questionamento particular, exercitando uma razão prática, normativa e prescritiva, sendo essencial à formação dos professores e educadores em geral.Palavras-chave: Pedagogia. Pedagogia social. Ciências da educação. Razão prática.O "especificamente pedagógico"Abstract:The establishment of the Education Sciences initiated a debate about the fate of Pedagogy that is far from its end. The affirmation of Social Pedagogy in several European countries brings back into the agenda the reflection about the pertinence of the pedagogical knowledge as well as the 'specifically pedagogical' issue. Reviewing the current debate, concerning the pedagogical knowledge status, and the current developments of Social Pedagogy, we shall argue that complementary to the education sciences, the pedagogical knowledge practices a particular questioning mode exercising a practical reason, normative and prescriptive, being essential in teachers and educators training.Keywords: Pedagogy. Social pedagogy. Education sciences. Practical reason.Data de registro: 04/06/2013Data de aceite: 20/11/2013Referências: BATISTA, I. De que falamos quando falamos em pedagogia social. Página da Educação, Porto, n. 175, ano 15, p. 15, Fev. 2008.CARIDE, J. A. Las fronteras da pedagogia social. Perspetivas científica e histórica. Barcelona: Gedisa. 2005.CARVALHO, A. D. Utopia e educação. Porto: Porto Editora. 1994______. Epistemologia das ciências da educação. Porto: Porto Editora. 1996______; BATISTA, I. Educação social. Fundamentos e estratégias. Porto: Porto Editora. 2004.DEWEY, J. The sources of a science of education. New York: Horace Liv-eright. 1929.______. Education as engineering. Journal of Curriculum Studies, Thousand Oaks, v. 41, n. 1, p. 1-5, Fev. 2009. (Texto original publicado em 1922).DURKHEIM, E. (1902-1903). L'éducation morale (Cours de sociologie dispensé à la Sorbonne en 1902-1903). Disponível em: <http://www.uqac.uquebec.ca/zone30/Classiques_des_sciences_sociales/index.html>. Acesso em: 10 Out. 2009.ERIKSSON, L.; MARKSTRON, A. M. Interpreting the concept of social pedagogy. In: GUSTAVSSON, A. HERMANSSON, H-E.; HÄMÄLÄINEN, J. (Ed.). Perspetives and theory in social pedagogy. Göterborg: Daidalos, p. 9-23, 2003.ESTRELA, A. Pedagogia, ciência da educação? Porto: Porto Editora, 1992.HÄMÄLÄINEN, J. Developing social pedagogy as an academic discipline. In: GUSTAVSSON, A. HERMANSSON, H-E.; HÄMÄLÄINEN, J. (Ed.). Perspetives and theory in social pedagogy. Göterborg: Daidalos, p. 133-153, 2003.HÄMÄLÄINEN, J. The concept of social pedagogy in the field of social work. Journal of Social Work, Londres, v. 3, n. 1, p. 69-80, Abr. 2003a. https://doi.org/10.1177/1468017303003001005HAMELINE, D. O educador e a ação sensata. In: NÓVOA, A. (Ed.). Profissão professor. Porto: Porto Editora, p. 33-60, 1991.HOUSSAYE, J. La pédagogie en proie aux limites. Itinerários de Filosofia da Educação, Porto, v. 3, n. 1, p. 23-44, Jan./Jun. 2006.KANT, I. Crítica da razão prática. Tradução de A. Morão. Lisboa: Edições 70, 1984. (Original publicado em 1788).LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê? São Paulo: Cortez Editora, 1998.MIALARET, G. Problèmes et difficultés rencontrés par les sciences de l'édu-cation en France (1968-2005). In: MARQUES, J. F.; ESTRELA, A. (Ed.). Psicologia e educação. Ciclo de conferências. Lisboa: Educa, p. 27-63, 2007.PÉREZ-SERRANO, G. Pedagogía social. Educación social. Construcción científica e intervención práctica. Madrid: Narcea, 2004.KEESON, K. Teacher as researcher. In: KRIDEL, C. (Ed.). The encyclo-pedia of curriculum studies. v. 2. Thousand Oaks: Sage Publications, p. 842-846, 2009.SAVIANI, D. Pedagogia: o espaço da educação na universidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 37, n. 130, p. 99-134, 2007. https://doi.org/10.1590/S0100-15742007000100006
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22841
10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p797a810
url https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22841
identifier_str_mv 10.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p797a810
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/22841/18049
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Luísa Frazão Branco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Maria Luísa Frazão Branco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 797-810
1982-596X
0102-6801
reponame:Educação e Filosofia
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Educação e Filosofia
collection Educação e Filosofia
repository.name.fl_str_mv Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||revedfil@ufu.br
_version_ 1788355383821074432