A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46672 |
Resumo: | A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880 - 1900) Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que contempla os projetos para a educação dos ingênuos veiculados na imprensa paulista entre a promulgação da Lei do Vente Livre (1871) e os anos subsequentes à abolição da escravidão. Tomando como pressuposto que as ideias são produtos culturais gestados em redes de sociabilidade, analisamos de que maneira as noções acerca de raça e modernização relacionavam-se às propostas educativas para os filhos de escravas na imprensa, suporte material privilegiado para tal circulação de ideias. Trabalhando com três periódicos que julgamos representativos dos segmentos identificados como “imprensa branca”, “imprensa negra” e “imprensa abolicionista”, tidos como fonte e objeto, notamos diferenças substanciais na abordagem relativa ao tema, mesmo identificando o trânsito de colaboradores entre espaços de sociabilidade comuns.Palavras-chave: História da Educação. Raízes da educação brasileira. Cultura afro-brasileira. Education of black people in the press of São Paulo during 19th century Abstract: This article is a part of a research that intends to present the educational projects for slave’s children published in the São Paulo press between the promulgation of free womb law (1871) and the first years after the liberty (emancipation) of slaves, as a part of our master thesis. Thus, we analised how the relations between ideas of race and modernity and the education proposals for slave’s children were presented in the press, having the premise that ideas are cultural products from sociability networks and the journals the material pillar for the ideas’ circulation. Contemplated as historical source and research object, tree journals we consider representative of kinds of press named as “white press”, “black press” and “abolitionist press” were analyzed, in which we notice distinctive differences, although it is noteworthy that collaborators sometimes were in the same sociability places. Keywords: History of education. Roots of Brazilian education. Afro-Brazilian culture La educación del negro en la prensa paulista de finales del siglo XIX (1880 - 1900) Resumen: El presente artículo, como parte de una investigación académica más amplia, abarca los proyectos para la educación de los ingenuos vehiculados en la prensa paulista entre la promulgación de la Ley del Vientre Libre (1871) y los años subsiguientes a la abolición de la esclavitud. Tenido como presupuesto que las ideas son productos culturales criados en redes de sociabilidad, analizamos de qué manera las ideas acerca de la raza y de la modernización se referían a las propuestas educativas para los hijos de las esclavas en tres vehículos de la prensa, suporte material privilegiado para tal circulación de ideas. Tomando para análisis tres jornales que consideramos representativo de lo que identificamos como “prensa branca”, “prensa negra” y “prensa abolicionista”, entendido como fuente y objeto histórico, notamos diferencias substanciales en la abordaje relativa al tema, aunque tenido identificado el tránsito de colaboradores entre los espacios de sociabilidad comunes.Palabras clave: Historia de la Educación. Raíces de la educación brasileña. Cultura afro-brasileña Data de registro: 24/02/2019 Data de aceite: 29/10/2020 Apoio: CAPES. |
id |
UFU-2_eb49aeac3648a2fa1854bfef840a6807 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46672 |
network_acronym_str |
UFU-2 |
network_name_str |
Educação e Filosofia |
repository_id_str |
|
spelling |
A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900)História da EducaçãoRaízes da educação brasileiraCultura afro-brasileiraA educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880 - 1900) Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que contempla os projetos para a educação dos ingênuos veiculados na imprensa paulista entre a promulgação da Lei do Vente Livre (1871) e os anos subsequentes à abolição da escravidão. Tomando como pressuposto que as ideias são produtos culturais gestados em redes de sociabilidade, analisamos de que maneira as noções acerca de raça e modernização relacionavam-se às propostas educativas para os filhos de escravas na imprensa, suporte material privilegiado para tal circulação de ideias. Trabalhando com três periódicos que julgamos representativos dos segmentos identificados como “imprensa branca”, “imprensa negra” e “imprensa abolicionista”, tidos como fonte e objeto, notamos diferenças substanciais na abordagem relativa ao tema, mesmo identificando o trânsito de colaboradores entre espaços de sociabilidade comuns.Palavras-chave: História da Educação. Raízes da educação brasileira. Cultura afro-brasileira. Education of black people in the press of São Paulo during 19th century Abstract: This article is a part of a research that intends to present the educational projects for slave’s children published in the São Paulo press between the promulgation of free womb law (1871) and the first years after the liberty (emancipation) of slaves, as a part of our master thesis. Thus, we analised how the relations between ideas of race and modernity and the education proposals for slave’s children were presented in the press, having the premise that ideas are cultural products from sociability networks and the journals the material pillar for the ideas’ circulation. Contemplated as historical source and research object, tree journals we consider representative of kinds of press named as “white press”, “black press” and “abolitionist press” were analyzed, in which we notice distinctive differences, although it is noteworthy that collaborators sometimes were in the same sociability places. Keywords: History of education. Roots of Brazilian education. Afro-Brazilian culture La educación del negro en la prensa paulista de finales del siglo XIX (1880 - 1900) Resumen: El presente artículo, como parte de una investigación académica más amplia, abarca los proyectos para la educación de los ingenuos vehiculados en la prensa paulista entre la promulgación de la Ley del Vientre Libre (1871) y los años subsiguientes a la abolición de la esclavitud. Tenido como presupuesto que las ideas son productos culturales criados en redes de sociabilidad, analizamos de qué manera las ideas acerca de la raza y de la modernización se referían a las propuestas educativas para los hijos de las esclavas en tres vehículos de la prensa, suporte material privilegiado para tal circulación de ideas. Tomando para análisis tres jornales que consideramos representativo de lo que identificamos como “prensa branca”, “prensa negra” y “prensa abolicionista”, entendido como fuente y objeto histórico, notamos diferencias substanciales en la abordaje relativa al tema, aunque tenido identificado el tránsito de colaboradores entre los espacios de sociabilidad comunes.Palabras clave: Historia de la Educación. Raíces de la educación brasileña. Cultura afro-brasileña Data de registro: 24/02/2019 Data de aceite: 29/10/2020 Apoio: CAPES.EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2021-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesTextoapplication/pdftext/xmlhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/4667210.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-46672Educação e Filosofia; v. 33 n. 69 (2019): v.33 n.69 set./dez. 2019; 1433-14651982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46672/30814https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46672/35829Copyright (c) 2019 Kadine Teixeira Lucas; Daniel Ferraz Chiozzinihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLucas, Kadine TeixeiraChiozzini, Daniel Ferraz2023-03-21T16:20:49Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/46672Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2023-03-21T16:20:49Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900) |
title |
A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900) |
spellingShingle |
A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900) Lucas, Kadine Teixeira História da Educação Raízes da educação brasileira Cultura afro-brasileira |
title_short |
A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900) |
title_full |
A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900) |
title_fullStr |
A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900) |
title_full_unstemmed |
A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900) |
title_sort |
A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880-1900) |
author |
Lucas, Kadine Teixeira |
author_facet |
Lucas, Kadine Teixeira Chiozzini, Daniel Ferraz |
author_role |
author |
author2 |
Chiozzini, Daniel Ferraz |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Kadine Teixeira Chiozzini, Daniel Ferraz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Raízes da educação brasileira Cultura afro-brasileira |
topic |
História da Educação Raízes da educação brasileira Cultura afro-brasileira |
description |
A educação do negro na imprensa paulista do fim do século XIX (1880 - 1900) Resumo: O presente artigo é parte de uma pesquisa que contempla os projetos para a educação dos ingênuos veiculados na imprensa paulista entre a promulgação da Lei do Vente Livre (1871) e os anos subsequentes à abolição da escravidão. Tomando como pressuposto que as ideias são produtos culturais gestados em redes de sociabilidade, analisamos de que maneira as noções acerca de raça e modernização relacionavam-se às propostas educativas para os filhos de escravas na imprensa, suporte material privilegiado para tal circulação de ideias. Trabalhando com três periódicos que julgamos representativos dos segmentos identificados como “imprensa branca”, “imprensa negra” e “imprensa abolicionista”, tidos como fonte e objeto, notamos diferenças substanciais na abordagem relativa ao tema, mesmo identificando o trânsito de colaboradores entre espaços de sociabilidade comuns.Palavras-chave: História da Educação. Raízes da educação brasileira. Cultura afro-brasileira. Education of black people in the press of São Paulo during 19th century Abstract: This article is a part of a research that intends to present the educational projects for slave’s children published in the São Paulo press between the promulgation of free womb law (1871) and the first years after the liberty (emancipation) of slaves, as a part of our master thesis. Thus, we analised how the relations between ideas of race and modernity and the education proposals for slave’s children were presented in the press, having the premise that ideas are cultural products from sociability networks and the journals the material pillar for the ideas’ circulation. Contemplated as historical source and research object, tree journals we consider representative of kinds of press named as “white press”, “black press” and “abolitionist press” were analyzed, in which we notice distinctive differences, although it is noteworthy that collaborators sometimes were in the same sociability places. Keywords: History of education. Roots of Brazilian education. Afro-Brazilian culture La educación del negro en la prensa paulista de finales del siglo XIX (1880 - 1900) Resumen: El presente artículo, como parte de una investigación académica más amplia, abarca los proyectos para la educación de los ingenuos vehiculados en la prensa paulista entre la promulgación de la Ley del Vientre Libre (1871) y los años subsiguientes a la abolición de la esclavitud. Tenido como presupuesto que las ideas son productos culturales criados en redes de sociabilidad, analizamos de qué manera las ideas acerca de la raza y de la modernización se referían a las propuestas educativas para los hijos de las esclavas en tres vehículos de la prensa, suporte material privilegiado para tal circulación de ideas. Tomando para análisis tres jornales que consideramos representativo de lo que identificamos como “prensa branca”, “prensa negra” y “prensa abolicionista”, entendido como fuente y objeto histórico, notamos diferencias substanciales en la abordaje relativa al tema, aunque tenido identificado el tránsito de colaboradores entre los espacios de sociabilidad comunes.Palabras clave: Historia de la Educación. Raíces de la educación brasileña. Cultura afro-brasileña Data de registro: 24/02/2019 Data de aceite: 29/10/2020 Apoio: CAPES. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46672 10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-46672 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46672 |
identifier_str_mv |
10.14393/REVEDFIL.v33n69a2019-46672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46672/30814 https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/46672/35829 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Kadine Teixeira Lucas; Daniel Ferraz Chiozzini http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Kadine Teixeira Lucas; Daniel Ferraz Chiozzini http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação e Filosofia; v. 33 n. 69 (2019): v.33 n.69 set./dez. 2019; 1433-1465 1982-596X 0102-6801 reponame:Educação e Filosofia instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Educação e Filosofia |
collection |
Educação e Filosofia |
repository.name.fl_str_mv |
Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revedfil@ufu.br |
_version_ |
1792207233858142208 |