Os processos de constituição do "Eu": possíveis aproximações entre Habermas e a neurofilosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neitzel, Odair
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação e Filosofia
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24738
Resumo: *Mestre em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Professor na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Os processos de constituição do Eu: possíveis aproximações entre Habermas e a neurofilosofiaResumo: O presente artigo pretende contribuir com a discussão dos processos de constituição do sujeito conhecedor e moral, a partir do movimento de individuação e da formação do self. O texto se pautou na análise bibliográfica de textos pertinentes ao tema de Habermas e Damásio. Discute os processos de interação social e de interiorização das estruturas presentes nas imagens de mundo e por consequência, da formação das estruturas do sujeito comunicativo e conhecedor. A pretensão nesse artigo é defender a possibilidade de uma aproximação entre as investigações e interlocuções de Habermas e as investigações da neurofilosofia e da neurociência. Buscamos entender como os sujeitos adquirem as competências comunicativas e como estas competências tornam os sujeitos capacitados para tomar parte na comunidade comunicativa de interlocução.Palavras-chave: Self. Consciência. Habermas. Neurofilosofia.Os processos de constituição do Eu: possíveis aproximações entre Habermas e a neurofilosofiaAbstract:This paper contributes to the discussion of the processes of formation of knowledgeable and moral subject, from the movement of individuation and self training. The text was based on the literature review related to the theme of Habermas and Damasio texts. Discusses the processes of social interaction and internalization of the structures in the images of the world and consequently, the formation of the structures of communicative and knowledgeable guy. The intention in this article is to defend the possibility of a rapprochement between the interlocutors and Habermas investigations and investigations of neurophilosophy and neuroscience. We try to understand how subjects acquire communicative skills and how these skills make them qualified individuals to take part in communicative community dialogue.Keywords: Self. Consciousness. Habermas. Neurophilosophy.Data de registro: 10/02/2014Data de aceite: 20/08/2014Referências: BOLZAN, J. Habermas: razão e racionalização. Ijuí: Unijuí, 2005.CHURCHLAND, P. S. Braintrust: what neuroscience tells us about morality.Princeton: Princeton University Press, 2011.DALBOSCO, C. A. G. H. Mead e o problema do modelo reflexivo da autoconsciência. Disponível em: <http://www.derphilosopher.supralus.com/_dwld/free/artigo_17.pdf>. Acesso em: 11 Set. 2013.DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo, Brasil: Nova Cultural, 1992.HABERMAS, J. Para a reconstrução do materialismo histórico. Tradução Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1983.______. Teoría de la acción comunicativa complementos y estudios previos. Tradução Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Cátedra, 1989.______. Teoria do agir comunicativo 1: racionalidade da ação e raciona-lização social. Tradução Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012a. v. I______. Teoria do agir comunicativo 2: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012b. v. II.HADDAD, F. Dialética positiva: de Mead a Habermas. Lua Nova: Revista de cultura de politica, v. 59, p. 95-115, mês. 2003.HONNETH, A. Crítica del agravio moral: patologías de la sociedad con-temporánea. Tradução Peter Storandt Diller. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.MEAD, G. H. Selected writings. Chicago: University of Chicago Press, 1981.OLIVEIRA, M. A. de. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia com-temporânea. São Paulo: Loyola, 1996.OLIVEIRA, N. DE. Damásio, neurociência e neurofilosofia. Disponível em: <http://www.fronteiras.com/canalfronteiras/entrevistas/?16,75>. Acesso em: 7 out. 2013.HOMEOSTASE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopedia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Homeos-tase>. Acesso em: 10 Fev. 2014.WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Tradução José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1999.A MENTE é produto do cérebro. Disponível em: <http://www.superinte-ressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1698:qa-mente-e-produto-do-cerebroq&catid=24:artigos&Itemid=104>. Acesso em: 7 Out. 2013. 
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A pretensão nesse artigo é defender a possibilidade de uma aproximação entre as investigações e interlocuções de Habermas e as investigações da neurofilosofia e da neurociência. Buscamos entender como os sujeitos adquirem as competências comunicativas e como estas competências tornam os sujeitos capacitados para tomar parte na comunidade comunicativa de interlocução.Palavras-chave: Self. Consciência. Habermas. Neurofilosofia.Os processos de constituição do Eu: possíveis aproximações entre Habermas e a neurofilosofiaAbstract:This paper contributes to the discussion of the processes of formation of knowledgeable and moral subject, from the movement of individuation and self training. The text was based on the literature review related to the theme of Habermas and Damasio texts. Discusses the processes of social interaction and internalization of the structures in the images of the world and consequently, the formation of the structures of communicative and knowledgeable guy. The intention in this article is to defend the possibility of a rapprochement between the interlocutors and Habermas investigations and investigations of neurophilosophy and neuroscience. We try to understand how subjects acquire communicative skills and how these skills make them qualified individuals to take part in communicative community dialogue.Keywords: Self. Consciousness. Habermas. Neurophilosophy.Data de registro: 10/02/2014Data de aceite: 20/08/2014Referências: BOLZAN, J. Habermas: razão e racionalização. Ijuí: Unijuí, 2005.CHURCHLAND, P. S. Braintrust: what neuroscience tells us about morality.Princeton: Princeton University Press, 2011.DALBOSCO, C. A. G. H. Mead e o problema do modelo reflexivo da autoconsciência. Disponível em: <http://www.derphilosopher.supralus.com/_dwld/free/artigo_17.pdf>. Acesso em: 11 Set. 2013.DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem. Tradução Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.DICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. São Paulo, Brasil: Nova Cultural, 1992.HABERMAS, J. Para a reconstrução do materialismo histórico. Tradução Carlos Nelson Coutinho. São Paulo: Brasiliense, 1983.______. Teoría de la acción comunicativa complementos y estudios previos. Tradução Manuel Jiménez Redondo. Madrid: Cátedra, 1989.______. Teoria do agir comunicativo 1: racionalidade da ação e raciona-lização social. Tradução Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012a. v. I______. Teoria do agir comunicativo 2: sobre a crítica da razão funcionalista. Tradução Flávio Beno Siebeneichler. São Paulo: Martins Fontes, 2012b. v. II.HADDAD, F. Dialética positiva: de Mead a Habermas. Lua Nova: Revista de cultura de politica, v. 59, p. 95-115, mês. 2003.HONNETH, A. Crítica del agravio moral: patologías de la sociedad con-temporánea. Tradução Peter Storandt Diller. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.MEAD, G. H. Selected writings. Chicago: University of Chicago Press, 1981.OLIVEIRA, M. A. de. Reviravolta lingüístico-pragmática na filosofia com-temporânea. São Paulo: Loyola, 1996.OLIVEIRA, N. DE. Damásio, neurociência e neurofilosofia. Disponível em: <http://www.fronteiras.com/canalfronteiras/entrevistas/?16,75>. Acesso em: 7 out. 2013.HOMEOSTASE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopedia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2016. Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Homeos-tase>. Acesso em: 10 Fev. 2014.WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Tradução José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1999.A MENTE é produto do cérebro. Disponível em: <http://www.superinte-ressante.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=1698:qa-mente-e-produto-do-cerebroq&catid=24:artigos&Itemid=104>. Acesso em: 7 Out. 2013. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia2016-03-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesRevisão bibliográfica.application/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2473810.14393/REVEDFIL.issn.0102-6801.v29n58a2015-p811a827Educação e Filosofia; v. 29 n. 58 (2015): v.29 n.58 jul./dez. 2015; 811-8271982-596X0102-6801reponame:Educação e Filosofiainstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/24738/18050Copyright (c) 2016 Odair Neitzelinfo:eu-repo/semantics/openAccessNeitzel, Odair2021-03-30T16:36:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24738Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofiaPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/oai||revedfil@ufu.br1982-596X0102-6801opendoar:2021-03-30T16:36:51Educação e Filosofia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
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