Educação e mundo cotidiano
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação e Filosofia |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/2017 |
Resumo: | […] Para Edmund Husserl, "O mundo é a totalidade dos objetos que podem ser conhecidos através da experiência atual, em termos do pensamento teórico”. Dois tipos de ciências teriam acesso a este mundo: as naturais e as sociais. As primeiras ocupar-se-iam do mundo físico e as últimas do mundo social e psicológico. Tudo que estiver fora do universo da experiência não integra este Gesamtinbegriff von Gegenstanden. Este mundo não é a "res extensa" de que falava René Descartes, ao distinguir a res corporea da res cogitans. Ele é, na verdade, a "res victa". Noutras palavras, a natureza e o universo não são o mundo e muito menos o são a mente e as ideias. […] Palavras-chave: Educação; Mundo cotidiano; Husserl; Natureza; Universo. |
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