O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43049 |
Resumo: | Este texto aborda reflexões sobre uma prática de Drama desenvolvida com uma turma do quarto ano em uma escola pública do município de Santa Maria (RS). Na análise do processo, propôs-se a seguinte questão: o estado de jogo que a criança apresenta no Drama é o mesmo que ela experimenta no recreio escolar? O "estado de recreio" defendido por Souza (2014) parece se aproximar da "imersão" proposta por Cabral (2006) e Pereira (2015), ao tratarem da atitude experimentada pelos participantes em um processo de Drama. Evidencia-se o potencial do Drama para tratar de temas contemporâneos, aliado a um processo de aprendizagem do teatro que se dá de forma lúdica e participativa. |
id |
UFU-3_2f8d1304387e04937042872c251b7608 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43049 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMAEste texto aborda reflexões sobre uma prática de Drama desenvolvida com uma turma do quarto ano em uma escola pública do município de Santa Maria (RS). Na análise do processo, propôs-se a seguinte questão: o estado de jogo que a criança apresenta no Drama é o mesmo que ela experimenta no recreio escolar? O "estado de recreio" defendido por Souza (2014) parece se aproximar da "imersão" proposta por Cabral (2006) e Pereira (2015), ao tratarem da atitude experimentada pelos participantes em um processo de Drama. Evidencia-se o potencial do Drama para tratar de temas contemporâneos, aliado a um processo de aprendizagem do teatro que se dá de forma lúdica e participativa.Portal de Periódicos da UFU2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCom as tensões que se manifestam em diferentes campos de conapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/4304910.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-10Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 5 Núm. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]2358-370310.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-00reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43049/24971Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Medeiros Pereira, DiegoPohl Sanches, Maria Jade2020-03-17T18:59:46Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43049Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2020-03-17T18:59:46Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA |
title |
O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA |
spellingShingle |
O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA de Medeiros Pereira, Diego |
title_short |
O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA |
title_full |
O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA |
title_fullStr |
O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA |
title_full_unstemmed |
O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA |
title_sort |
O ESTADO DE RECREIO DA CRIANÇA NO PROCESSO DE DRAMA |
author |
de Medeiros Pereira, Diego |
author_facet |
de Medeiros Pereira, Diego Pohl Sanches, Maria Jade |
author_role |
author |
author2 |
Pohl Sanches, Maria Jade |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Medeiros Pereira, Diego Pohl Sanches, Maria Jade |
description |
Este texto aborda reflexões sobre uma prática de Drama desenvolvida com uma turma do quarto ano em uma escola pública do município de Santa Maria (RS). Na análise do processo, propôs-se a seguinte questão: o estado de jogo que a criança apresenta no Drama é o mesmo que ela experimenta no recreio escolar? O "estado de recreio" defendido por Souza (2014) parece se aproximar da "imersão" proposta por Cabral (2006) e Pereira (2015), ao tratarem da atitude experimentada pelos participantes em um processo de Drama. Evidencia-se o potencial do Drama para tratar de temas contemporâneos, aliado a um processo de aprendizagem do teatro que se dá de forma lúdica e participativa. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Com as tensões que se manifestam em diferentes campos de con |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43049 10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-10 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43049 |
identifier_str_mv |
10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-10 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43049/24971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 5 Núm. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial] Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial] 2358-3703 10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-00 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213262630912000 |