PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Gabriel José
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43118
Resumo: O texto descreve a condução de aulas de teatro em relação a princípios filosóficos e teatrais, os quais podem permear o professor no processo de condução e planejamento das aulas, além de serem conduzidos intensamente com os alunos dentro da aula. A partir dos trabalhos em grupo de pesquisa que articula princípios, filosofias e práticas originários dos escritos de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jerzy Grotowski, conduzido pelo professor André Luiz Lopes Magela semanalmente no grupo "GDE - Grotowski Deleuze Educação", este texto articula referências teóricas e a prática de conduzir aulas de teatro. O objetivo é refletir sobre o que pode justificar uma aula de teatro, os possíveis conteúdos e metodologias trabalhados. Em análise estará a experiência conduzida no CAIS, Centro de Atenção Integral de Santa Cruz de Minas, em Minas Gerais, entre abril e Julho de 2018.Palavras-chave: pensamento corporal, imagem e corpo, imaginário, estética do intensivo
id UFU-3_41b0e1156c827d32433e514b6b17ef31
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43118
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de MinasO texto descreve a condução de aulas de teatro em relação a princípios filosóficos e teatrais, os quais podem permear o professor no processo de condução e planejamento das aulas, além de serem conduzidos intensamente com os alunos dentro da aula. A partir dos trabalhos em grupo de pesquisa que articula princípios, filosofias e práticas originários dos escritos de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jerzy Grotowski, conduzido pelo professor André Luiz Lopes Magela semanalmente no grupo "GDE - Grotowski Deleuze Educação", este texto articula referências teóricas e a prática de conduzir aulas de teatro. O objetivo é refletir sobre o que pode justificar uma aula de teatro, os possíveis conteúdos e metodologias trabalhados. Em análise estará a experiência conduzida no CAIS, Centro de Atenção Integral de Santa Cruz de Minas, em Minas Gerais, entre abril e Julho de 2018.Palavras-chave: pensamento corporal, imagem e corpo, imaginário, estética do intensivoPortal de Periódicos da UFU2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCom as tensões que se manifestam em diferentes campos de conapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/4311810.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-15Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 5 Núm. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]2358-370310.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-00reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43118/24977Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarneiro, Gabriel José2020-03-17T18:56:41Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/43118Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2020-03-17T18:56:41Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas
title PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas
spellingShingle PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas
Carneiro, Gabriel José
title_short PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas
title_full PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas
title_fullStr PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas
title_full_unstemmed PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas
title_sort PRINCÍPIOS E PRÁTICAS EM EDUCAÇÃO TEATRAL: aulas de Teatro com Pré-Adolescentes no CAIS Santa Cruz de Minas
author Carneiro, Gabriel José
author_facet Carneiro, Gabriel José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carneiro, Gabriel José
description O texto descreve a condução de aulas de teatro em relação a princípios filosóficos e teatrais, os quais podem permear o professor no processo de condução e planejamento das aulas, além de serem conduzidos intensamente com os alunos dentro da aula. A partir dos trabalhos em grupo de pesquisa que articula princípios, filosofias e práticas originários dos escritos de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Jerzy Grotowski, conduzido pelo professor André Luiz Lopes Magela semanalmente no grupo "GDE - Grotowski Deleuze Educação", este texto articula referências teóricas e a prática de conduzir aulas de teatro. O objetivo é refletir sobre o que pode justificar uma aula de teatro, os possíveis conteúdos e metodologias trabalhados. Em análise estará a experiência conduzida no CAIS, Centro de Atenção Integral de Santa Cruz de Minas, em Minas Gerais, entre abril e Julho de 2018.Palavras-chave: pensamento corporal, imagem e corpo, imaginário, estética do intensivo
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Com as tensões que se manifestam em diferentes campos de con
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43118
10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-15
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43118
identifier_str_mv 10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/43118/24977
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 5 Núm. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]
2358-3703
10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-00
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262636154880