DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Lígia Marina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/42843
Resumo: Este artigo busca apresentar uma experiência artístico-pedagógica, no campo das artes cênicas, desenvolvida na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pascoal Leite Dias (Terra Indígena Terena Limão Verde - Aquidauana/MS - 2016) como possível modelo de ação, a ser refuncionalizado, para artistas-pedagogos em artes cênicas interessades em dialogar com a Lei 11.645/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo país.
id UFU-3_b6ce476e82c86965dca3cb1826721ab1
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/42843
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América LatinaEste artigo busca apresentar uma experiência artístico-pedagógica, no campo das artes cênicas, desenvolvida na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pascoal Leite Dias (Terra Indígena Terena Limão Verde - Aquidauana/MS - 2016) como possível modelo de ação, a ser refuncionalizado, para artistas-pedagogos em artes cênicas interessades em dialogar com a Lei 11.645/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo país.Portal de Periódicos da UFU2018-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionCom as tensões que se manifestam em diferentes campos de conapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/4284310.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-05Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 5 Núm. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]2358-370310.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-00reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/42843/24990Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Lígia Marina2020-03-17T19:01:51Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/42843Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2020-03-17T19:01:51Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina
title DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina
spellingShingle DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina
Almeida, Lígia Marina
title_short DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina
title_full DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina
title_fullStr DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina
title_full_unstemmed DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina
title_sort DESENCAIXAR PARA DESCOLONIZAR: aprender a aprender COM os povos originários da América Latina
author Almeida, Lígia Marina
author_facet Almeida, Lígia Marina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Lígia Marina
description Este artigo busca apresentar uma experiência artístico-pedagógica, no campo das artes cênicas, desenvolvida na Escola Estadual Indígena de Ensino Médio Pascoal Leite Dias (Terra Indígena Terena Limão Verde - Aquidauana/MS - 2016) como possível modelo de ação, a ser refuncionalizado, para artistas-pedagogos em artes cênicas interessades em dialogar com a Lei 11.645/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Indígena e Afro-Brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio de todo país.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Com as tensões que se manifestam em diferentes campos de con
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/42843
10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-05
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/42843
identifier_str_mv 10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-05
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/42843/24990
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 5 Núm. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 5 n. 3 (2018): Dossiê: Desafios do fazer artístico na Educação Básica em tempos de diversidade e rupturas [Edição Especial]
2358-3703
10.14393/issn2358-3703.v5n3a2018-00
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262627766272