Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38324 |
Resumo: | O artigo pretende refletir e aproximar a visão de educação e arte encontrada no texto das Bases Nacionais de Componentes Curriculares - BNCC e associá-la à retirada da área de artes como conteúdo obrigatório do currículo do ensino médio. Para isso, apresenta o parecer sobre a primeira versão da BNCC pensado para auxiliar a equipe encarregada da escrita da parte das Artes, especificamente, Teatro. O texto oferece um roteiro de análise do documento oficial, e, por uma possibilidade interpretativa, intenta explicitar as filiações conceituais ali sutilmente presentes.Por fim, apresenta a conclusão de que a retirada das artes no currículo obrigatório do ensino médio imposta pela reforma do ensino básico em curso, já poderia ser prevista nas entrelinhas de tal documento. |
id |
UFU-3_c6f3812ced26b2ed4243c5d8f8a86839 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38324 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil?O artigo pretende refletir e aproximar a visão de educação e arte encontrada no texto das Bases Nacionais de Componentes Curriculares - BNCC e associá-la à retirada da área de artes como conteúdo obrigatório do currículo do ensino médio. Para isso, apresenta o parecer sobre a primeira versão da BNCC pensado para auxiliar a equipe encarregada da escrita da parte das Artes, especificamente, Teatro. O texto oferece um roteiro de análise do documento oficial, e, por uma possibilidade interpretativa, intenta explicitar as filiações conceituais ali sutilmente presentes.Por fim, apresenta a conclusão de que a retirada das artes no currículo obrigatório do ensino médio imposta pela reforma do ensino básico em curso, já poderia ser prevista nas entrelinhas de tal documento.Portal de Periódicos da UFU2017-07-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/3832410.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-01Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 4 Núm. 2 (2017): Arte na Educação Básica Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 4 n. 2 (2017): Arte na Educação Básica 2358-370310.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-00reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38324/20685Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes André, Carminda2019-04-29T16:18:11Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/38324Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:18:11Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil? |
title |
Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil? |
spellingShingle |
Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil? Mendes André, Carminda |
title_short |
Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil? |
title_full |
Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil? |
title_fullStr |
Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil? |
title_full_unstemmed |
Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil? |
title_sort |
Até quado vamos trabalhar para o futuro do Brasil ou até quando vamos poder dizer que chegamos no futuro do Brasil? |
author |
Mendes André, Carminda |
author_facet |
Mendes André, Carminda |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes André, Carminda |
description |
O artigo pretende refletir e aproximar a visão de educação e arte encontrada no texto das Bases Nacionais de Componentes Curriculares - BNCC e associá-la à retirada da área de artes como conteúdo obrigatório do currículo do ensino médio. Para isso, apresenta o parecer sobre a primeira versão da BNCC pensado para auxiliar a equipe encarregada da escrita da parte das Artes, especificamente, Teatro. O texto oferece um roteiro de análise do documento oficial, e, por uma possibilidade interpretativa, intenta explicitar as filiações conceituais ali sutilmente presentes.Por fim, apresenta a conclusão de que a retirada das artes no currículo obrigatório do ensino médio imposta pela reforma do ensino básico em curso, já poderia ser prevista nas entrelinhas de tal documento. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38324 10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-01 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38324 |
identifier_str_mv |
10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/38324/20685 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 4 Núm. 2 (2017): Arte na Educação Básica Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 4 n. 2 (2017): Arte na Educação Básica 2358-3703 10.14393/issn2353-3703.v4n2a2017-00 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213262582677505 |