ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Fernando Freitas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29039
Resumo: O presente artigo trata-se de uma prática teatral de estágio supervisionado realizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Com duração de seis meses, o conteúdo desse estudo está dividido em duas fases: observação e regência. A primeira parte é constituída pelo processo de observação do contexto escolar e de uma turma de alunos do ensino médio. A segunda fase é configurada por uma prática teatral com a sala de aula observada. Neste artigo apresento os caminhos e descaminhos que nortearam esse processo. As estratégias artístico-metodológicas utilizadas nas aulas, também serão elucidadas a fim de fomentar as discussões acerca do ensino de teatro e contribuir com reflexões que visam uma prática reflexiva, artística e sensível.Palavras-chave: teatro, escola, prática docente.
id UFU-3_c9f76a99d99840cbf68f4ec622dd4a02
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29039
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIOO presente artigo trata-se de uma prática teatral de estágio supervisionado realizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Com duração de seis meses, o conteúdo desse estudo está dividido em duas fases: observação e regência. A primeira parte é constituída pelo processo de observação do contexto escolar e de uma turma de alunos do ensino médio. A segunda fase é configurada por uma prática teatral com a sala de aula observada. Neste artigo apresento os caminhos e descaminhos que nortearam esse processo. As estratégias artístico-metodológicas utilizadas nas aulas, também serão elucidadas a fim de fomentar as discussões acerca do ensino de teatro e contribuir com reflexões que visam uma prática reflexiva, artística e sensível.Palavras-chave: teatro, escola, prática docente.Portal de Periódicos da UFU2015-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/2903910.14393/RR-v2n1a2015-09Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexõesRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões2358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29039/17057Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Fernando Freitas2019-04-29T16:19:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29039Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:19:09Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
title ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
spellingShingle ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
dos Santos, Fernando Freitas
title_short ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
title_full ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
title_fullStr ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
title_full_unstemmed ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
title_sort ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
author dos Santos, Fernando Freitas
author_facet dos Santos, Fernando Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Fernando Freitas
description O presente artigo trata-se de uma prática teatral de estágio supervisionado realizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Com duração de seis meses, o conteúdo desse estudo está dividido em duas fases: observação e regência. A primeira parte é constituída pelo processo de observação do contexto escolar e de uma turma de alunos do ensino médio. A segunda fase é configurada por uma prática teatral com a sala de aula observada. Neste artigo apresento os caminhos e descaminhos que nortearam esse processo. As estratégias artístico-metodológicas utilizadas nas aulas, também serão elucidadas a fim de fomentar as discussões acerca do ensino de teatro e contribuir com reflexões que visam uma prática reflexiva, artística e sensível.Palavras-chave: teatro, escola, prática docente.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29039
10.14393/RR-v2n1a2015-09
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29039
identifier_str_mv 10.14393/RR-v2n1a2015-09
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29039/17057
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões
2358-3703
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262188412928