ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29039 |
Resumo: | O presente artigo trata-se de uma prática teatral de estágio supervisionado realizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Com duração de seis meses, o conteúdo desse estudo está dividido em duas fases: observação e regência. A primeira parte é constituída pelo processo de observação do contexto escolar e de uma turma de alunos do ensino médio. A segunda fase é configurada por uma prática teatral com a sala de aula observada. Neste artigo apresento os caminhos e descaminhos que nortearam esse processo. As estratégias artístico-metodológicas utilizadas nas aulas, também serão elucidadas a fim de fomentar as discussões acerca do ensino de teatro e contribuir com reflexões que visam uma prática reflexiva, artística e sensível.Palavras-chave: teatro, escola, prática docente. |
id |
UFU-3_c9f76a99d99840cbf68f4ec622dd4a02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29039 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIOO presente artigo trata-se de uma prática teatral de estágio supervisionado realizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Com duração de seis meses, o conteúdo desse estudo está dividido em duas fases: observação e regência. A primeira parte é constituída pelo processo de observação do contexto escolar e de uma turma de alunos do ensino médio. A segunda fase é configurada por uma prática teatral com a sala de aula observada. Neste artigo apresento os caminhos e descaminhos que nortearam esse processo. As estratégias artístico-metodológicas utilizadas nas aulas, também serão elucidadas a fim de fomentar as discussões acerca do ensino de teatro e contribuir com reflexões que visam uma prática reflexiva, artística e sensível.Palavras-chave: teatro, escola, prática docente.Portal de Periódicos da UFU2015-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/2903910.14393/RR-v2n1a2015-09Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexõesRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões2358-3703reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29039/17057Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Fernando Freitas2019-04-29T16:19:09Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/29039Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:19:09Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO |
title |
ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO |
spellingShingle |
ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO dos Santos, Fernando Freitas |
title_short |
ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO |
title_full |
ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO |
title_fullStr |
ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO |
title_full_unstemmed |
ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO |
title_sort |
ABREM-SE AS CORTINAS: CAMINHOS E DESAFIOS DE UMA PRÁTICA TEATRAL COM ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO |
author |
dos Santos, Fernando Freitas |
author_facet |
dos Santos, Fernando Freitas |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Fernando Freitas |
description |
O presente artigo trata-se de uma prática teatral de estágio supervisionado realizada na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul. Com duração de seis meses, o conteúdo desse estudo está dividido em duas fases: observação e regência. A primeira parte é constituída pelo processo de observação do contexto escolar e de uma turma de alunos do ensino médio. A segunda fase é configurada por uma prática teatral com a sala de aula observada. Neste artigo apresento os caminhos e descaminhos que nortearam esse processo. As estratégias artístico-metodológicas utilizadas nas aulas, também serão elucidadas a fim de fomentar as discussões acerca do ensino de teatro e contribuir com reflexões que visam uma prática reflexiva, artística e sensível.Palavras-chave: teatro, escola, prática docente. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29039 10.14393/RR-v2n1a2015-09 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29039 |
identifier_str_mv |
10.14393/RR-v2n1a2015-09 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/29039/17057 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 2 Núm. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 2 n. 1 (2015): Dossiê Teatro e Escola: ações e reflexões 2358-3703 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213262188412928 |