Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rascunhos |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790 |
Resumo: | A reflexão sobre as relações entre a minha prática (artística e docente) não pode acontecer a partir da descrição dos territórios fragmentados, mas de um único lugar que é o meu corpo, minha mente, meu devir. Eu não posso separar meus espaços como artista e como professor, muito menos se o território da minha prática é a performance. Portanto, a questão relativa ao trânsito de minha própria experiencia performática para o trabalho pedagógico, necessariamente, passa por outras perguntas. Como passei de emigrante para imigrante, de territórios geográficos a territórios de sentidos, ideias, peles (de Cuba para Colômbia). Migração do corpo individual ao corpo coletivo, o animal que surge através da manada e seus contágios. Daí o colaborativo e coletivo (a pedagogia é motivada pela necessidade de manada) das manadas de animais também terem pedagogias, e precisamente o que relaciona a performance com o animal é a possibilidade de formar manada(bando). |
id |
UFU-3_f1c6e1b2ed0d9fe1f65015d67b3382f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37790 |
network_acronym_str |
UFU-3 |
network_name_str |
Rascunhos |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogias de Performances - Habitando a FronteiraA reflexão sobre as relações entre a minha prática (artística e docente) não pode acontecer a partir da descrição dos territórios fragmentados, mas de um único lugar que é o meu corpo, minha mente, meu devir. Eu não posso separar meus espaços como artista e como professor, muito menos se o território da minha prática é a performance. Portanto, a questão relativa ao trânsito de minha própria experiencia performática para o trabalho pedagógico, necessariamente, passa por outras perguntas. Como passei de emigrante para imigrante, de territórios geográficos a territórios de sentidos, ideias, peles (de Cuba para Colômbia). Migração do corpo individual ao corpo coletivo, o animal que surge através da manada e seus contágios. Daí o colaborativo e coletivo (a pedagogia é motivada pela necessidade de manada) das manadas de animais também terem pedagogias, e precisamente o que relaciona a performance com o animal é a possibilidade de formar manada(bando).Portal de Periódicos da UFU2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Performance e Pedagogia: Poéticas e Políticas do CorpoRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 4 n. 1 (2017): Performance e Pedagogia: Poéticas e Políticas do Corpo2358-370310.14393/issn2358-3703.v4n1a2017-01reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790/1992310.14393/issn2358-3703.v4n1a2017-04Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomez, Adrian2021-05-02T20:44:53Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37790Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2021-05-02T20:44:53Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira |
title |
Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira |
spellingShingle |
Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira Gomez, Adrian |
title_short |
Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira |
title_full |
Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira |
title_fullStr |
Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira |
title_full_unstemmed |
Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira |
title_sort |
Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira |
author |
Gomez, Adrian |
author_facet |
Gomez, Adrian |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomez, Adrian |
description |
A reflexão sobre as relações entre a minha prática (artística e docente) não pode acontecer a partir da descrição dos territórios fragmentados, mas de um único lugar que é o meu corpo, minha mente, meu devir. Eu não posso separar meus espaços como artista e como professor, muito menos se o território da minha prática é a performance. Portanto, a questão relativa ao trânsito de minha própria experiencia performática para o trabalho pedagógico, necessariamente, passa por outras perguntas. Como passei de emigrante para imigrante, de territórios geográficos a territórios de sentidos, ideias, peles (de Cuba para Colômbia). Migração do corpo individual ao corpo coletivo, o animal que surge através da manada e seus contágios. Daí o colaborativo e coletivo (a pedagogia é motivada pela necessidade de manada) das manadas de animais também terem pedagogias, e precisamente o que relaciona a performance com o animal é a possibilidade de formar manada(bando). |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790/19923 10.14393/issn2358-3703.v4n1a2017-04 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
publisher.none.fl_str_mv |
Portal de Periódicos da UFU |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Performance e Pedagogia: Poéticas e Políticas do Corpo Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 4 n. 1 (2017): Performance e Pedagogia: Poéticas e Políticas do Corpo 2358-3703 10.14393/issn2358-3703.v4n1a2017-01 reponame:Rascunhos instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Rascunhos |
collection |
Rascunhos |
repository.name.fl_str_mv |
Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rascunhos.geac@gmail.com |
_version_ |
1800213262576386048 |