Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomez, Adrian
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790
Resumo: A reflexão sobre as relações entre a minha prática (artística e docente) não pode acontecer a partir da descrição dos territórios fragmentados, mas de um único lugar que é o meu corpo, minha mente, meu devir. Eu não posso separar meus espaços como artista e como professor, muito menos se o território da minha prática é a performance. Portanto, a questão relativa ao trânsito de minha própria experiencia performática para o trabalho pedagógico, necessariamente, passa por outras perguntas. Como passei de emigrante para imigrante, de territórios geográficos a territórios de sentidos, ideias, peles (de Cuba para Colômbia). Migração do corpo individual ao corpo coletivo, o animal que surge através da manada e seus contágios. Daí o colaborativo e coletivo (a pedagogia é motivada pela necessidade de manada) das manadas de animais também terem pedagogias, e precisamente o que relaciona a performance com o animal é a possibilidade de formar manada(bando).
id UFU-3_f1c6e1b2ed0d9fe1f65015d67b3382f4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37790
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling Pedagogias de Performances - Habitando a FronteiraA reflexão sobre as relações entre a minha prática (artística e docente) não pode acontecer a partir da descrição dos territórios fragmentados, mas de um único lugar que é o meu corpo, minha mente, meu devir. Eu não posso separar meus espaços como artista e como professor, muito menos se o território da minha prática é a performance. Portanto, a questão relativa ao trânsito de minha própria experiencia performática para o trabalho pedagógico, necessariamente, passa por outras perguntas. Como passei de emigrante para imigrante, de territórios geográficos a territórios de sentidos, ideias, peles (de Cuba para Colômbia). Migração do corpo individual ao corpo coletivo, o animal que surge através da manada e seus contágios. Daí o colaborativo e coletivo (a pedagogia é motivada pela necessidade de manada) das manadas de animais também terem pedagogias, e precisamente o que relaciona a performance com o animal é a possibilidade de formar manada(bando).Portal de Periódicos da UFU2017-04-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Performance e Pedagogia: Poéticas e Políticas do CorpoRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 4 n. 1 (2017): Performance e Pedagogia: Poéticas e Políticas do Corpo2358-370310.14393/issn2358-3703.v4n1a2017-01reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790/1992310.14393/issn2358-3703.v4n1a2017-04Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessGomez, Adrian2021-05-02T20:44:53Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/37790Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2021-05-02T20:44:53Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira
title Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira
spellingShingle Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira
Gomez, Adrian
title_short Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira
title_full Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira
title_fullStr Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira
title_full_unstemmed Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira
title_sort Pedagogias de Performances - Habitando a Fronteira
author Gomez, Adrian
author_facet Gomez, Adrian
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomez, Adrian
description A reflexão sobre as relações entre a minha prática (artística e docente) não pode acontecer a partir da descrição dos territórios fragmentados, mas de um único lugar que é o meu corpo, minha mente, meu devir. Eu não posso separar meus espaços como artista e como professor, muito menos se o território da minha prática é a performance. Portanto, a questão relativa ao trânsito de minha própria experiencia performática para o trabalho pedagógico, necessariamente, passa por outras perguntas. Como passei de emigrante para imigrante, de territórios geográficos a territórios de sentidos, ideias, peles (de Cuba para Colômbia). Migração do corpo individual ao corpo coletivo, o animal que surge através da manada e seus contágios. Daí o colaborativo e coletivo (a pedagogia é motivada pela necessidade de manada) das manadas de animais também terem pedagogias, e precisamente o que relaciona a performance com o animal é a possibilidade de formar manada(bando).
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/37790/19923
10.14393/issn2358-3703.v4n1a2017-04
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 4 Núm. 1 (2017): Performance e Pedagogia: Poéticas e Políticas do Corpo
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 4 n. 1 (2017): Performance e Pedagogia: Poéticas e Políticas do Corpo
2358-3703
10.14393/issn2358-3703.v4n1a2017-01
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262576386048