VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adriana Moreira
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rascunhos
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28689
Resumo: O texto traça um parâmetro sobre as modificações que a sociedade contemporânea vem sofrendo, e questiona como isso reverbera nas práticas teatrais que são inseridas nas escolas de educação básica. Os viewpoints conceitualizados pela pesquisadora norte - americana Anne Bogart são apontados enquanto uma possibilidade artístico-pedagógica, cuja investigação potencializa a teatralidade já presente nos espaços escolares. Os conceitos sobre memória apresentada por Leal (2011) a partir das ideias de Stanislavski e de Halbwachs, aproximam os alunos de seus próprios contextos e os estimulam a experienciar essa memória pelo uso dos conceitos dos viewpoints. E num processo de afetação, memórias são re-significadas pelas novas experiências e as experiências atuais passam a ser re-elaboradas pelas memórias.
id UFU-3_fa7572f9ceac57968e5ecefd27eaca82
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28689
network_acronym_str UFU-3
network_name_str Rascunhos
repository_id_str
spelling VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.O texto traça um parâmetro sobre as modificações que a sociedade contemporânea vem sofrendo, e questiona como isso reverbera nas práticas teatrais que são inseridas nas escolas de educação básica. Os viewpoints conceitualizados pela pesquisadora norte - americana Anne Bogart são apontados enquanto uma possibilidade artístico-pedagógica, cuja investigação potencializa a teatralidade já presente nos espaços escolares. Os conceitos sobre memória apresentada por Leal (2011) a partir das ideias de Stanislavski e de Halbwachs, aproximam os alunos de seus próprios contextos e os estimulam a experienciar essa memória pelo uso dos conceitos dos viewpoints. E num processo de afetação, memórias são re-significadas pelas novas experiências e as experiências atuais passam a ser re-elaboradas pelas memórias.Portal de Periódicos da UFU2015-01-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/2868910.14393/RR-v1n2a2014-07Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 1 Núm. 2 (2014): Dossiê Viewpoints: Estudos e PráticasRevista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 1 n. 2 (2014): Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas2358-370310.14393/RR-v1n2a2014-00reponame:Rascunhosinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28689/15981Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicasinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adriana Moreira2019-04-29T16:19:38Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28689Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhosPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/oai||rascunhos.geac@gmail.com2358-37032358-3703opendoar:2019-04-29T16:19:38Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.
title VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.
spellingShingle VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.
Silva, Adriana Moreira
title_short VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.
title_full VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.
title_fullStr VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.
title_full_unstemmed VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.
title_sort VIEWPOINTS, MEMÓRIA E CRIAÇÃO: A inserção de teatralidades contemporâneas no espaço escolar.
author Silva, Adriana Moreira
author_facet Silva, Adriana Moreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adriana Moreira
description O texto traça um parâmetro sobre as modificações que a sociedade contemporânea vem sofrendo, e questiona como isso reverbera nas práticas teatrais que são inseridas nas escolas de educação básica. Os viewpoints conceitualizados pela pesquisadora norte - americana Anne Bogart são apontados enquanto uma possibilidade artístico-pedagógica, cuja investigação potencializa a teatralidade já presente nos espaços escolares. Os conceitos sobre memória apresentada por Leal (2011) a partir das ideias de Stanislavski e de Halbwachs, aproximam os alunos de seus próprios contextos e os estimulam a experienciar essa memória pelo uso dos conceitos dos viewpoints. E num processo de afetação, memórias são re-significadas pelas novas experiências e as experiências atuais passam a ser re-elaboradas pelas memórias.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-01-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28689
10.14393/RR-v1n2a2014-07
url https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28689
identifier_str_mv 10.14393/RR-v1n2a2014-07
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/rascunhos/article/view/28689/15981
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
publisher.none.fl_str_mv Portal de Periódicos da UFU
dc.source.none.fl_str_mv Rascunhos - Caminos da la Investigación en Artes Escénicas; Vol. 1 Núm. 2 (2014): Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas
Revista Rascunhos - Caminhos da Pesquisa em Artes Cênicas; v. 1 n. 2 (2014): Dossiê Viewpoints: Estudos e Práticas
2358-3703
10.14393/RR-v1n2a2014-00
reponame:Rascunhos
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Rascunhos
collection Rascunhos
repository.name.fl_str_mv Rascunhos - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||rascunhos.geac@gmail.com
_version_ 1800213262171635712