FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47042 |
Resumo: | A obra, "Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas", foi publicada, inicialmente, em Portugal, pela Texto Editores, e depois aqui no Brasil, por meio da Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Esta obra é composta por cinco seções e um Anexo - Uma seleção de publicações na área da avaliação das aprendizagens, e Referências. As seções são as seguintes: Introdução; Três razões suficientes para mudar a avaliação; Avaliação interna: dos fundamentos e das práticas; Avaliação externa: exames e estudos internacionais; Investigação, formação, práticas e políticas: uma agenda, muitos desafios, totalizando 221 páginas. Destaca-se a atualidade e essencialidade desta publicação, que se apresenta como um estado da arte e, ainda, nos chama a atenção para o fato de que não se trata somente de um livro sobre avaliação. Isso porque Domingos Fernandes vai além: faz desta obra um "grito inconformado" diante de um sistema escolar incapaz de atender às necessidades de seus alunos e alunas, sejam crianças, sejam jovens. |
id |
UFU-4_5b624f000d1dc39837eadd326d0b2abc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47042 |
network_acronym_str |
UFU-4 |
network_name_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagensResenhaA obra, "Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas", foi publicada, inicialmente, em Portugal, pela Texto Editores, e depois aqui no Brasil, por meio da Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Esta obra é composta por cinco seções e um Anexo - Uma seleção de publicações na área da avaliação das aprendizagens, e Referências. As seções são as seguintes: Introdução; Três razões suficientes para mudar a avaliação; Avaliação interna: dos fundamentos e das práticas; Avaliação externa: exames e estudos internacionais; Investigação, formação, práticas e políticas: uma agenda, muitos desafios, totalizando 221 páginas. Destaca-se a atualidade e essencialidade desta publicação, que se apresenta como um estado da arte e, ainda, nos chama a atenção para o fato de que não se trata somente de um livro sobre avaliação. Isso porque Domingos Fernandes vai além: faz desta obra um "grito inconformado" diante de um sistema escolar incapaz de atender às necessidades de seus alunos e alunas, sejam crianças, sejam jovens. Universidade Federal de Uberlândia2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/4704210.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-11Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 No. 2 (2018); 367-373Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 367-373Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 No. 2 (2018); 367-373Revista Educação e Políticas em Debate; v. 7 n. 2 (2018); 367-3732238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47042/25513Copyright (c) 2019 Revista Educação e Políticas em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessMendes, Olenir MariaCosta, Simone Freitas Pereira2022-07-21T14:13:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/47042Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-07-21T14:13:02Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens |
title |
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens |
spellingShingle |
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens Mendes, Olenir Maria Resenha |
title_short |
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens |
title_full |
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens |
title_fullStr |
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens |
title_full_unstemmed |
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens |
title_sort |
FERNANDES, Domingos. Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas. São Paulo: UNESP, 2009.: Avaliação Formativa Alternativa: novos caminhos, novas aprendizagens |
author |
Mendes, Olenir Maria |
author_facet |
Mendes, Olenir Maria Costa, Simone Freitas Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Simone Freitas Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Olenir Maria Costa, Simone Freitas Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Resenha |
topic |
Resenha |
description |
A obra, "Avaliar para aprender: fundamentos, práticas e políticas", foi publicada, inicialmente, em Portugal, pela Texto Editores, e depois aqui no Brasil, por meio da Fundação Editora da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Esta obra é composta por cinco seções e um Anexo - Uma seleção de publicações na área da avaliação das aprendizagens, e Referências. As seções são as seguintes: Introdução; Três razões suficientes para mudar a avaliação; Avaliação interna: dos fundamentos e das práticas; Avaliação externa: exames e estudos internacionais; Investigação, formação, práticas e políticas: uma agenda, muitos desafios, totalizando 221 páginas. Destaca-se a atualidade e essencialidade desta publicação, que se apresenta como um estado da arte e, ainda, nos chama a atenção para o fato de que não se trata somente de um livro sobre avaliação. Isso porque Domingos Fernandes vai além: faz desta obra um "grito inconformado" diante de um sistema escolar incapaz de atender às necessidades de seus alunos e alunas, sejam crianças, sejam jovens. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47042 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-11 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47042 |
identifier_str_mv |
10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n2a2018-11 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47042/25513 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação e Políticas em Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Educação e Políticas em Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 No. 2 (2018); 367-373 Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 Núm. 2 (2018); 367-373 Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 7 No. 2 (2018); 367-373 Revista Educação e Políticas em Debate; v. 7 n. 2 (2018); 367-373 2238-8346 reponame:Revista Educação e Políticas em Debate instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Revista Educação e Políticas em Debate |
collection |
Revista Educação e Políticas em Debate |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com |
_version_ |
1799943958767337472 |