Editorial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/56037 |
Resumo: | A avaliação é uma categoria marcada por disputas no campo ideológico, político e pedagógico. Historicamente, a cultura avaliativa brasileira, até os anos 1990, estava associada à avaliação da aprendizagem; contudo, nas últimas décadas, a avaliação externa passou a ser campo de destaque, sobretudo em decorrência das influências internacionais de países como os Estados Unidos e a Inglaterra. Assim, o Estado brasileiro, em sintonia com esse movimento internacional, passou a incorporar e até mesmo a dar notório relevo às políticas e aos programas de avaliação externa, justificados pela defesa da avaliação como caminho para promover a qualidade da educação no país. Esse percurso já marca quase quatro décadas de experiência, desde as primeiras iniciativas, com a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).ção |
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EditorialÉditorialEditorialPolítica de Avaliação ExternaQuestão da qualidade na Educação do BrasilA avaliação é uma categoria marcada por disputas no campo ideológico, político e pedagógico. Historicamente, a cultura avaliativa brasileira, até os anos 1990, estava associada à avaliação da aprendizagem; contudo, nas últimas décadas, a avaliação externa passou a ser campo de destaque, sobretudo em decorrência das influências internacionais de países como os Estados Unidos e a Inglaterra. Assim, o Estado brasileiro, em sintonia com esse movimento internacional, passou a incorporar e até mesmo a dar notório relevo às políticas e aos programas de avaliação externa, justificados pela defesa da avaliação como caminho para promover a qualidade da educação no país. Esse percurso já marca quase quatro décadas de experiência, desde as primeiras iniciativas, com a implementação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).ção Universidade Federal de Uberlândia2020-07-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/5603710.14393/REPOD-v9n2a2020-56037Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 9 No. 2 (2020); 255-259Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 9 Núm. 2 (2020); 255-259Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 9 No. 2 (2020); 255-259Revista Educação e Políticas em Debate; v. 9 n. 2 (2020); 255-2592238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/56037/29368Copyright (c) 2020 Revista Educação e Políticas em Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Maria Vieira SilvaRichter, Leonice Matilde Souza, Vilma Aparecida de 2022-07-21T14:06:58Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/56037Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-07-21T14:06:58Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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