EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Anna, Lucia
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Gardou, Charles, Ricci, Carlo, Roche Olivar, Robert, Lombardi, Grazia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27694
Resumo: Este artigo, depois de uma breve descrição do conceito de "inclusão escolar" e do "comportamento prossocial", visa oferecer importantes pontos de reflexão sobre o valor pedagógico e formativo dessas dimensões. Através de um excursus desde os anos de 1960 até hoje, o artigo se propõe a expor os benefícios da inclusão escolar, destacando como em classes "heterogêneas", especialmente naquelas em que há a presença de alunos com deficiência, é possível melhorar as competências relacionais entre os colegas de classe. Em particular, faz-se referência ao estudo recente realizado em Roma, na Itália, e na cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, no Brasil (Lombardi, 2011). Entre os adolescentes brasileiros da cidade de Uberlândia, o grupo experimental registra valores significativos (P 0.008), ou seja, esse resultado confirmaria a hipótese de que os alunos que tiveram colegas com deficiência em classe se percebem mais prossociais e, especialmente, com maior frequência, em comportamentos de ajuda.
id UFU-4_7dc55cd9f84176f3b1dafff962abe008
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27694
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIALEste artigo, depois de uma breve descrição do conceito de "inclusão escolar" e do "comportamento prossocial", visa oferecer importantes pontos de reflexão sobre o valor pedagógico e formativo dessas dimensões. Através de um excursus desde os anos de 1960 até hoje, o artigo se propõe a expor os benefícios da inclusão escolar, destacando como em classes "heterogêneas", especialmente naquelas em que há a presença de alunos com deficiência, é possível melhorar as competências relacionais entre os colegas de classe. Em particular, faz-se referência ao estudo recente realizado em Roma, na Itália, e na cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, no Brasil (Lombardi, 2011). Entre os adolescentes brasileiros da cidade de Uberlândia, o grupo experimental registra valores significativos (P 0.008), ou seja, esse resultado confirmaria a hipótese de que os alunos que tiveram colegas com deficiência em classe se percebem mais prossociais e, especialmente, com maior frequência, em comportamentos de ajuda.Universidade Federal de Uberlândia2014-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2769410.14393/REPOD-v3n1a2014-27694Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 1 (2014)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27694/15174Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Anna, LuciaGardou, CharlesRicci, CarloRoche Olivar, RobertLombardi, Grazia2022-12-06T19:40:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27694Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T19:40:47Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL
title EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL
spellingShingle EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL
de Anna, Lucia
title_short EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL
title_full EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL
title_fullStr EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL
title_full_unstemmed EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL
title_sort EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL
author de Anna, Lucia
author_facet de Anna, Lucia
Gardou, Charles
Ricci, Carlo
Roche Olivar, Robert
Lombardi, Grazia
author_role author
author2 Gardou, Charles
Ricci, Carlo
Roche Olivar, Robert
Lombardi, Grazia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Anna, Lucia
Gardou, Charles
Ricci, Carlo
Roche Olivar, Robert
Lombardi, Grazia
description Este artigo, depois de uma breve descrição do conceito de "inclusão escolar" e do "comportamento prossocial", visa oferecer importantes pontos de reflexão sobre o valor pedagógico e formativo dessas dimensões. Através de um excursus desde os anos de 1960 até hoje, o artigo se propõe a expor os benefícios da inclusão escolar, destacando como em classes "heterogêneas", especialmente naquelas em que há a presença de alunos com deficiência, é possível melhorar as competências relacionais entre os colegas de classe. Em particular, faz-se referência ao estudo recente realizado em Roma, na Itália, e na cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, no Brasil (Lombardi, 2011). Entre os adolescentes brasileiros da cidade de Uberlândia, o grupo experimental registra valores significativos (P 0.008), ou seja, esse resultado confirmaria a hipótese de que os alunos que tiveram colegas com deficiência em classe se percebem mais prossociais e, especialmente, com maior frequência, em comportamentos de ajuda.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27694
10.14393/REPOD-v3n1a2014-27694
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27694
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v3n1a2014-27694
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27694/15174
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 1 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 1 (2014)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943958052208640