EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIAL
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação e Políticas em Debate |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27694 |
Resumo: | Este artigo, depois de uma breve descrição do conceito de "inclusão escolar" e do "comportamento prossocial", visa oferecer importantes pontos de reflexão sobre o valor pedagógico e formativo dessas dimensões. Através de um excursus desde os anos de 1960 até hoje, o artigo se propõe a expor os benefícios da inclusão escolar, destacando como em classes "heterogêneas", especialmente naquelas em que há a presença de alunos com deficiência, é possível melhorar as competências relacionais entre os colegas de classe. Em particular, faz-se referência ao estudo recente realizado em Roma, na Itália, e na cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, no Brasil (Lombardi, 2011). Entre os adolescentes brasileiros da cidade de Uberlândia, o grupo experimental registra valores significativos (P 0.008), ou seja, esse resultado confirmaria a hipótese de que os alunos que tiveram colegas com deficiência em classe se percebem mais prossociais e, especialmente, com maior frequência, em comportamentos de ajuda. |
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EDUCAR NAS DIFERENÇAS POR UMA CULTURA PROSSOCIALEste artigo, depois de uma breve descrição do conceito de "inclusão escolar" e do "comportamento prossocial", visa oferecer importantes pontos de reflexão sobre o valor pedagógico e formativo dessas dimensões. Através de um excursus desde os anos de 1960 até hoje, o artigo se propõe a expor os benefícios da inclusão escolar, destacando como em classes "heterogêneas", especialmente naquelas em que há a presença de alunos com deficiência, é possível melhorar as competências relacionais entre os colegas de classe. Em particular, faz-se referência ao estudo recente realizado em Roma, na Itália, e na cidade de Uberlândia, no Estado de Minas Gerais, no Brasil (Lombardi, 2011). Entre os adolescentes brasileiros da cidade de Uberlândia, o grupo experimental registra valores significativos (P 0.008), ou seja, esse resultado confirmaria a hipótese de que os alunos que tiveram colegas com deficiência em classe se percebem mais prossociais e, especialmente, com maior frequência, em comportamentos de ajuda.Universidade Federal de Uberlândia2014-09-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2769410.14393/REPOD-v3n1a2014-27694Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 1 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 1 (2014)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/27694/15174Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Anna, LuciaGardou, CharlesRicci, CarloRoche Olivar, RobertLombardi, Grazia2022-12-06T19:40:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/27694Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T19:40:47Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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