AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malheiros Santana, Andréia da Cunha
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Rothen, José Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30285
Resumo: Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado e tem como objetivo pontuar o surgimento e consolidação da avaliação externa intitulada SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) como uma política pública neoliberal que visa aumentar o controle do Estado sobre o que é ensinado na educação básica e estimular a competição entre as escolas. Como conclusão, apontamos a necessidade da avaliação ser utilizada de outra forma, superando o ranqueamento e a competição a qual vem servindo e passando a guiar ações dentro da escola. Ações estas que estimulem o diálogo e a participação de todos na busca por uma escola de qualidade.
id UFU-4_879ffe7c737e5013e771e1e9d8916cbf
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30285
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESPResumo: Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado e tem como objetivo pontuar o surgimento e consolidação da avaliação externa intitulada SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) como uma política pública neoliberal que visa aumentar o controle do Estado sobre o que é ensinado na educação básica e estimular a competição entre as escolas. Como conclusão, apontamos a necessidade da avaliação ser utilizada de outra forma, superando o ranqueamento e a competição a qual vem servindo e passando a guiar ações dentro da escola. Ações estas que estimulem o diálogo e a participação de todos na busca por uma escola de qualidade.Universidade Federal de Uberlândia2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/3028510.14393/REPOD-v3n2a2014-30285Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 2 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 2 (2014)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30285/16540Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMalheiros Santana, Andréia da CunhaRothen, José Carlos2022-12-06T19:19:35Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30285Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T19:19:35Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP
title AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP
spellingShingle AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP
Malheiros Santana, Andréia da Cunha
title_short AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP
title_full AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP
title_fullStr AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP
title_full_unstemmed AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP
title_sort AS AVALIAÇÕES EXTERNAS NO ÂMBITO DO MODELO NEOLIBERAL: O CASO DO SARESP
author Malheiros Santana, Andréia da Cunha
author_facet Malheiros Santana, Andréia da Cunha
Rothen, José Carlos
author_role author
author2 Rothen, José Carlos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Malheiros Santana, Andréia da Cunha
Rothen, José Carlos
description Resumo: Este artigo é parte de uma pesquisa de pós-doutorado e tem como objetivo pontuar o surgimento e consolidação da avaliação externa intitulada SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) como uma política pública neoliberal que visa aumentar o controle do Estado sobre o que é ensinado na educação básica e estimular a competição entre as escolas. Como conclusão, apontamos a necessidade da avaliação ser utilizada de outra forma, superando o ranqueamento e a competição a qual vem servindo e passando a guiar ações dentro da escola. Ações estas que estimulem o diálogo e a participação de todos na busca por uma escola de qualidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30285
10.14393/REPOD-v3n2a2014-30285
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30285
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30285
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30285/16540
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 2 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 2 (2014)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943958064791552