A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Mendes, Olenir Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24825
Resumo: O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento realizada nos anos de 2012 a 2014. Buscamos por meio de levantamento bibliográfico, apresentar os percursos da avaliação educacional destacando as diferentes concepções que tem norteado essa temática, bem como as especificidades e contribuições da Avaliação Formativa. A prática da avaliação formativa contribui para o fortalecimento de relações mais dialógicas, problematizadoras e emancipatórias. Ou seja, possui um forte potencial includente como modalidade avaliativa e, deveria se instituir como política pública para a Educação Básica e Superior.
id UFU-4_9e3f891086573533bbeeda3c6c087621
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24825
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLARO presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento realizada nos anos de 2012 a 2014. Buscamos por meio de levantamento bibliográfico, apresentar os percursos da avaliação educacional destacando as diferentes concepções que tem norteado essa temática, bem como as especificidades e contribuições da Avaliação Formativa. A prática da avaliação formativa contribui para o fortalecimento de relações mais dialógicas, problematizadoras e emancipatórias. Ou seja, possui um forte potencial includente como modalidade avaliativa e, deveria se instituir como política pública para a Educação Básica e Superior.Universidade Federal de Uberlândia2014-02-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/2482510.14393/REPOD-v2n2a2013-24825Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 2 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 2 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 2 (2013)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 2 (2013)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24825/13797Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCamargo, Clarice Carolina Ortiz deMendes, Olenir Maria2022-12-06T19:55:28Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24825Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T19:55:28Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
spellingShingle A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
title_short A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_fullStr A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_full_unstemmed A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
title_sort A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO UMA POLÍTICA INCLUDENTE PARA A EDUCAÇÃO ESCOLAR
author Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
author_facet Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
Mendes, Olenir Maria
author_role author
author2 Mendes, Olenir Maria
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Clarice Carolina Ortiz de
Mendes, Olenir Maria
description O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento realizada nos anos de 2012 a 2014. Buscamos por meio de levantamento bibliográfico, apresentar os percursos da avaliação educacional destacando as diferentes concepções que tem norteado essa temática, bem como as especificidades e contribuições da Avaliação Formativa. A prática da avaliação formativa contribui para o fortalecimento de relações mais dialógicas, problematizadoras e emancipatórias. Ou seja, possui um forte potencial includente como modalidade avaliativa e, deveria se instituir como política pública para a Educação Básica e Superior.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24825
10.14393/REPOD-v2n2a2013-24825
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24825
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v2n2a2013-24825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/24825/13797
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 2 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 Núm. 2 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 2 No. 2 (2013)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 2 n. 2 (2013)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943958030188544