Notas Sobre a Crise Na Educação No Pensamento De Hannah Arendt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Callegaro, Ronaldo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17556
Resumo: A partir das obras "A Condição Humana" e "Entre o Passado e o Futuro", este trabalho apresenta um esboço daquilo que Hannah Arendt entende por educação e sua relação direta com espaço público o qual, segundo a autora, perdeu seu sentido primeiro: "o do debate político", transformado num espaço ocupado pelo mercado, pautado exclusivamente pelas trocas comerciais. Houve uma inversão de valores: o espaço privado, ao longo da modernidade, foi tomando conta do espaço público. Arendt, ao vivenciar a crise sentida na educação norte americana nas décadas de 1960-1970, aponta ainda para o solapamento das chamadas "ciências humanas" em detrimento de um ensino cada vez mais voltado à tecnicidade do mundo "pós-moderno", ávido por seres humanos dotados de um saber cada vez mais especializado e utilitarista. Isso deixou um grande vazio existencial e moral entre os homens e mulheres. Acredita-se que as reflexões tecidas por Hannah Arendt no campo da filosofia, acerca do problema da educação contemporânea, possam ajudar a compreender outros pontos de vista e novas interpretações que, até então, estão adormecidas e sufocadas no atual debate. Arendt permite o questionamento crítico dos modos de pensar, agir e viver tecnicista, que cada vez mais se impõem como únicos e verdadeiros.SUMMARY: Based on "The Human Condition" and "Between Past and Future", this paper presents a sketch of what Hannah Arendt meant by education and its direct relationship with public space, which according to the author lost its primary meaning: "of political debate," transformed into a marketplace, guided solely by commercial trade. There was an inversion of values: the private space, throughout modernity, took over public space. Arendt, sensing the education crisis in United States in the 60s-70s, also points to the undermining of the so-called "human sciences" to the detriment of an education increasingly turned to the technicism of the "postmodern" world, eager for people equipped with an ever more specialized and utilitarian knowledge. This left a huge existential and moral void in the midst of people.  It is believed that Hannah Arendt's reflections about the problem of contemporary education in the philosophy field, may help to understand other viewpoints and new interpretations that, so far, are asleep and suffocated in the current debate. Arendt allows critical questioning of technicist ways of thinking, acting, and living that are increasingly imposed as the only and true way.
id UFU-4_ace6281ca7ffbfed2d5cce480845e87b
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17556
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling Notas Sobre a Crise Na Educação No Pensamento De Hannah ArendtA partir das obras "A Condição Humana" e "Entre o Passado e o Futuro", este trabalho apresenta um esboço daquilo que Hannah Arendt entende por educação e sua relação direta com espaço público o qual, segundo a autora, perdeu seu sentido primeiro: "o do debate político", transformado num espaço ocupado pelo mercado, pautado exclusivamente pelas trocas comerciais. Houve uma inversão de valores: o espaço privado, ao longo da modernidade, foi tomando conta do espaço público. Arendt, ao vivenciar a crise sentida na educação norte americana nas décadas de 1960-1970, aponta ainda para o solapamento das chamadas "ciências humanas" em detrimento de um ensino cada vez mais voltado à tecnicidade do mundo "pós-moderno", ávido por seres humanos dotados de um saber cada vez mais especializado e utilitarista. Isso deixou um grande vazio existencial e moral entre os homens e mulheres. Acredita-se que as reflexões tecidas por Hannah Arendt no campo da filosofia, acerca do problema da educação contemporânea, possam ajudar a compreender outros pontos de vista e novas interpretações que, até então, estão adormecidas e sufocadas no atual debate. Arendt permite o questionamento crítico dos modos de pensar, agir e viver tecnicista, que cada vez mais se impõem como únicos e verdadeiros.SUMMARY: Based on "The Human Condition" and "Between Past and Future", this paper presents a sketch of what Hannah Arendt meant by education and its direct relationship with public space, which according to the author lost its primary meaning: "of political debate," transformed into a marketplace, guided solely by commercial trade. There was an inversion of values: the private space, throughout modernity, took over public space. Arendt, sensing the education crisis in United States in the 60s-70s, also points to the undermining of the so-called "human sciences" to the detriment of an education increasingly turned to the technicism of the "postmodern" world, eager for people equipped with an ever more specialized and utilitarian knowledge. This left a huge existential and moral void in the midst of people.  It is believed that Hannah Arendt's reflections about the problem of contemporary education in the philosophy field, may help to understand other viewpoints and new interpretations that, so far, are asleep and suffocated in the current debate. Arendt allows critical questioning of technicist ways of thinking, acting, and living that are increasingly imposed as the only and true way.Universidade Federal de Uberlândia2012-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/1755610.14393/REPOD-v1n1a2012-17556Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17556/9644Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCallegaro, Ronaldo2022-12-06T22:44:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17556Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T22:44:37Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Notas Sobre a Crise Na Educação No Pensamento De Hannah Arendt
title Notas Sobre a Crise Na Educação No Pensamento De Hannah Arendt
spellingShingle Notas Sobre a Crise Na Educação No Pensamento De Hannah Arendt
Callegaro, Ronaldo
title_short Notas Sobre a Crise Na Educação No Pensamento De Hannah Arendt
title_full Notas Sobre a Crise Na Educação No Pensamento De Hannah Arendt
title_fullStr Notas Sobre a Crise Na Educação No Pensamento De Hannah Arendt
title_full_unstemmed Notas Sobre a Crise Na Educação No Pensamento De Hannah Arendt
title_sort Notas Sobre a Crise Na Educação No Pensamento De Hannah Arendt
author Callegaro, Ronaldo
author_facet Callegaro, Ronaldo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Callegaro, Ronaldo
description A partir das obras "A Condição Humana" e "Entre o Passado e o Futuro", este trabalho apresenta um esboço daquilo que Hannah Arendt entende por educação e sua relação direta com espaço público o qual, segundo a autora, perdeu seu sentido primeiro: "o do debate político", transformado num espaço ocupado pelo mercado, pautado exclusivamente pelas trocas comerciais. Houve uma inversão de valores: o espaço privado, ao longo da modernidade, foi tomando conta do espaço público. Arendt, ao vivenciar a crise sentida na educação norte americana nas décadas de 1960-1970, aponta ainda para o solapamento das chamadas "ciências humanas" em detrimento de um ensino cada vez mais voltado à tecnicidade do mundo "pós-moderno", ávido por seres humanos dotados de um saber cada vez mais especializado e utilitarista. Isso deixou um grande vazio existencial e moral entre os homens e mulheres. Acredita-se que as reflexões tecidas por Hannah Arendt no campo da filosofia, acerca do problema da educação contemporânea, possam ajudar a compreender outros pontos de vista e novas interpretações que, até então, estão adormecidas e sufocadas no atual debate. Arendt permite o questionamento crítico dos modos de pensar, agir e viver tecnicista, que cada vez mais se impõem como únicos e verdadeiros.SUMMARY: Based on "The Human Condition" and "Between Past and Future", this paper presents a sketch of what Hannah Arendt meant by education and its direct relationship with public space, which according to the author lost its primary meaning: "of political debate," transformed into a marketplace, guided solely by commercial trade. There was an inversion of values: the private space, throughout modernity, took over public space. Arendt, sensing the education crisis in United States in the 60s-70s, also points to the undermining of the so-called "human sciences" to the detriment of an education increasingly turned to the technicism of the "postmodern" world, eager for people equipped with an ever more specialized and utilitarian knowledge. This left a huge existential and moral void in the midst of people.  It is believed that Hannah Arendt's reflections about the problem of contemporary education in the philosophy field, may help to understand other viewpoints and new interpretations that, so far, are asleep and suffocated in the current debate. Arendt allows critical questioning of technicist ways of thinking, acting, and living that are increasingly imposed as the only and true way.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17556
10.14393/REPOD-v1n1a2012-17556
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17556
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v1n1a2012-17556
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/17556/9644
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 Núm. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 1 No. 1 (2012)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 1 n. 1 (2012)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943957578252288