O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Miranda Aranda, Maria Alice
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ribeiro Lima, Franciele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação e Políticas em Debate
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30281
Resumo: Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre o Plano Nacional de Educação 2014-2024, apreendendo o tema da qualidade da educação, com vistas a incitar discussões sobre a possibilidade de concretização de uma qualidade socialmente referenciada. Metodologicamente está fundamentado na perspectiva dialética, pautado pela pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se que a qualidade na educação não está imune a entendimentos dúbios, incertos, imprecisos, servindo a interesses vários. É preciso buscar compreendê-la em relação à totalidade das relações sociais, com base em uma concepção "histórico-social". Por este caminho é possível visualizar possibilidades de um projeto de sociedade, de educação e de ser humano sustentado por uma qualidade socialmente referenciada.
id UFU-4_f940c44c3f05b80572b44067684de488
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30281
network_acronym_str UFU-4
network_name_str Revista Educação e Políticas em Debate
repository_id_str
spelling O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADAResumo: O artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre o Plano Nacional de Educação 2014-2024, apreendendo o tema da qualidade da educação, com vistas a incitar discussões sobre a possibilidade de concretização de uma qualidade socialmente referenciada. Metodologicamente está fundamentado na perspectiva dialética, pautado pela pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se que a qualidade na educação não está imune a entendimentos dúbios, incertos, imprecisos, servindo a interesses vários. É preciso buscar compreendê-la em relação à totalidade das relações sociais, com base em uma concepção "histórico-social". Por este caminho é possível visualizar possibilidades de um projeto de sociedade, de educação e de ser humano sustentado por uma qualidade socialmente referenciada.Universidade Federal de Uberlândia2015-07-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/3028110.14393/REPOD-v3n2a2014-30281Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 2 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 2 (2014)2238-8346reponame:Revista Educação e Políticas em Debateinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30281/16534Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debatehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Miranda Aranda, Maria AliceRibeiro Lima, Franciele2022-12-06T19:13:03Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/30281Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticasPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/oairevistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com10.143932238-83462238-8346opendoar:2022-12-06T19:13:03Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA
title O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA
spellingShingle O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA
de Miranda Aranda, Maria Alice
title_short O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA
title_full O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA
title_fullStr O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA
title_full_unstemmed O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA
title_sort O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E A BUSCA PELA QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA
author de Miranda Aranda, Maria Alice
author_facet de Miranda Aranda, Maria Alice
Ribeiro Lima, Franciele
author_role author
author2 Ribeiro Lima, Franciele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Miranda Aranda, Maria Alice
Ribeiro Lima, Franciele
description Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre o Plano Nacional de Educação 2014-2024, apreendendo o tema da qualidade da educação, com vistas a incitar discussões sobre a possibilidade de concretização de uma qualidade socialmente referenciada. Metodologicamente está fundamentado na perspectiva dialética, pautado pela pesquisa bibliográfica e documental. Depreende-se que a qualidade na educação não está imune a entendimentos dúbios, incertos, imprecisos, servindo a interesses vários. É preciso buscar compreendê-la em relação à totalidade das relações sociais, com base em uma concepção "histórico-social". Por este caminho é possível visualizar possibilidades de um projeto de sociedade, de educação e de ser humano sustentado por uma qualidade socialmente referenciada.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30281
10.14393/REPOD-v3n2a2014-30281
url https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30281
identifier_str_mv 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30281
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30281/16534
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Educação e Políticas em Debate
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 Núm. 2 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; Vol. 3 No. 2 (2014)
Revista Educação e Políticas em Debate; v. 3 n. 2 (2014)
2238-8346
reponame:Revista Educação e Políticas em Debate
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Revista Educação e Políticas em Debate
collection Revista Educação e Políticas em Debate
repository.name.fl_str_mv Revista Educação e Políticas em Debate - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv revistaedupoliticas@faced.ufu.br||mvs@ufu.br|| mvieirufu@gmail.com
_version_ 1799943958058500096