Atividade Fìsica na Melhoria da Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Vieira, Alexandre
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: de Oliveira Rodrigues, Janaína
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3950
Resumo: O aumento considerável de mulheres mastectomizadas, em todo o mundo, especialmente no Brasil, tem suscitado a implementação de ações que contemplem as necessidades básicas dessa população. Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre atividade física e qualidade de vida em mulheres mastectomizadas. A pesquisa foi realizada com 06 mulheres que realizaram a cirurgia da mama a menos de 5 anos, com idade variando entre 44 a 83 anos, e praticantes de atividade física há menos de 5 anos. Os instrumentos utilizados foram dois questionários: sócio-demográfico e nível de satisfação de vida. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Os resultados obtidos retratam uma população feminina, com baixa escolaridade, casadas, que não trabalham, e moram com filhos, cônjuges e netos; a hidroginástica é a atividade física praticada. As principais contribuições do estudo foram identificação do perfil sócio demográfico da amostra, bem como verificar se as atividades físicas têm conseguido aumentar e/ou manter os níveis de satisfação com a vida. O estudo demonstra que a atividade física proporcionou benefícios aos sujeitos da pesquisa, já que teve a retomada da saúde, capacidade física, capacidade mental e envolvimento social a níveis satisfatórios, porém com uma exceção de um sujeito estando muito pouco satisfeito tanto hoje como comparada a 5 anos atrás em relação à sua capacidade mental. Dessa maneira, os modelos de atividade física de intervenção na saúde das mulheres mastectomizadas precisam visar à melhoria de todos esses aspectos para assim poder gerar uma melhor qualidade de vida para as mesmas.
id UFU-5_007fad001870daa0712d36b5125bb7e6
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3950
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling Atividade Fìsica na Melhoria da Qualidade de Vida em Mulheres MastectomizadasO aumento considerável de mulheres mastectomizadas, em todo o mundo, especialmente no Brasil, tem suscitado a implementação de ações que contemplem as necessidades básicas dessa população. Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre atividade física e qualidade de vida em mulheres mastectomizadas. A pesquisa foi realizada com 06 mulheres que realizaram a cirurgia da mama a menos de 5 anos, com idade variando entre 44 a 83 anos, e praticantes de atividade física há menos de 5 anos. Os instrumentos utilizados foram dois questionários: sócio-demográfico e nível de satisfação de vida. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Os resultados obtidos retratam uma população feminina, com baixa escolaridade, casadas, que não trabalham, e moram com filhos, cônjuges e netos; a hidroginástica é a atividade física praticada. As principais contribuições do estudo foram identificação do perfil sócio demográfico da amostra, bem como verificar se as atividades físicas têm conseguido aumentar e/ou manter os níveis de satisfação com a vida. O estudo demonstra que a atividade física proporcionou benefícios aos sujeitos da pesquisa, já que teve a retomada da saúde, capacidade física, capacidade mental e envolvimento social a níveis satisfatórios, porém com uma exceção de um sujeito estando muito pouco satisfeito tanto hoje como comparada a 5 anos atrás em relação à sua capacidade mental. Dessa maneira, os modelos de atividade física de intervenção na saúde das mulheres mastectomizadas precisam visar à melhoria de todos esses aspectos para assim poder gerar uma melhor qualidade de vida para as mesmas.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2008-10-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionInquirição Escrita/Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadasapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3950Horizonte Científico; VOL 2, Nº 1 (OUT 2008)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3950/2941Silva Vieira, Alexandrede Oliveira Rodrigues, Janaínainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-06-24T15:32:39Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/3950Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-06-24T15:32:39Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade Fìsica na Melhoria da Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadas
title Atividade Fìsica na Melhoria da Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadas
spellingShingle Atividade Fìsica na Melhoria da Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadas
Silva Vieira, Alexandre
title_short Atividade Fìsica na Melhoria da Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadas
title_full Atividade Fìsica na Melhoria da Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadas
title_fullStr Atividade Fìsica na Melhoria da Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadas
title_full_unstemmed Atividade Fìsica na Melhoria da Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadas
title_sort Atividade Fìsica na Melhoria da Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadas
author Silva Vieira, Alexandre
author_facet Silva Vieira, Alexandre
de Oliveira Rodrigues, Janaína
author_role author
author2 de Oliveira Rodrigues, Janaína
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Vieira, Alexandre
de Oliveira Rodrigues, Janaína
description O aumento considerável de mulheres mastectomizadas, em todo o mundo, especialmente no Brasil, tem suscitado a implementação de ações que contemplem as necessidades básicas dessa população. Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre atividade física e qualidade de vida em mulheres mastectomizadas. A pesquisa foi realizada com 06 mulheres que realizaram a cirurgia da mama a menos de 5 anos, com idade variando entre 44 a 83 anos, e praticantes de atividade física há menos de 5 anos. Os instrumentos utilizados foram dois questionários: sócio-demográfico e nível de satisfação de vida. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. Os resultados obtidos retratam uma população feminina, com baixa escolaridade, casadas, que não trabalham, e moram com filhos, cônjuges e netos; a hidroginástica é a atividade física praticada. As principais contribuições do estudo foram identificação do perfil sócio demográfico da amostra, bem como verificar se as atividades físicas têm conseguido aumentar e/ou manter os níveis de satisfação com a vida. O estudo demonstra que a atividade física proporcionou benefícios aos sujeitos da pesquisa, já que teve a retomada da saúde, capacidade física, capacidade mental e envolvimento social a níveis satisfatórios, porém com uma exceção de um sujeito estando muito pouco satisfeito tanto hoje como comparada a 5 anos atrás em relação à sua capacidade mental. Dessa maneira, os modelos de atividade física de intervenção na saúde das mulheres mastectomizadas precisam visar à melhoria de todos esses aspectos para assim poder gerar uma melhor qualidade de vida para as mesmas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-10-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Inquirição Escrita/Qualidade de Vida em Mulheres Mastectomizadas
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3950
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3950
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/3950/2941
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 2, Nº 1 (OUT 2008)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950535346880512