PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8127 |
Resumo: | O presente artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica financiada através do programa PIBIC/UFU/CNPq e atrelada ao projeto "Composição e improvisação musical com recursos eletroacústicos em tempo-real". Realizada de Agosto de 2009 a Julho de 2010, a pesquisa teve como tema a interação na música eletroacústica mista, mais especificadamente em obras tanto para flauta e sons eletroacústicos fixados em suporte quanto para flauta e eletrônica em tempo real (live electronics), centrando-se no estudo da relação entre intérprete e sons eletroacústicos. Em outro trabalho (Miranda e Barreiro, 2010), tivemos a oportunidade de abordar Synchronisms no1, de Mario Davidovsky, como um exemplo de obra para flauta e sons eletroacústicos fixados em suporte. Jupiter, de Phillipe Manoury, é abordada aqui como um exemplo de obra para flauta de eletrônica em tempo real. O presente artigo apresenta considerações gerais sobre a música eletroacústica mista, apontamentos sobre os conceitos que foram utilizados para fundamentar a análise da interação na escritura e na performance de Jupiter e os resultados alcançados com tal análise. |
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