PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Paulo Agenor
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Barreiro, Daniel Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8127
Resumo: O presente artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica financiada através do programa PIBIC/UFU/CNPq e atrelada ao projeto "Composição e improvisação musical com recursos eletroacústicos em tempo-real". Realizada de Agosto de 2009 a Julho de 2010, a pesquisa teve como tema a interação na música eletroacústica mista, mais especificadamente em obras tanto para flauta e sons eletroacústicos fixados em suporte quanto para flauta e eletrônica em tempo real (live electronics), centrando-se no estudo da relação entre intérprete e sons eletroacústicos. Em outro trabalho (Miranda e Barreiro, 2010), tivemos a oportunidade de abordar Synchronisms no1, de Mario Davidovsky, como um exemplo de obra para flauta e sons eletroacústicos fixados em suporte. Jupiter, de Phillipe Manoury, é abordada aqui como um exemplo de obra para flauta de eletrônica em tempo real. O presente artigo apresenta considerações gerais sobre a música eletroacústica mista, apontamentos sobre os conceitos que foram utilizados para fundamentar a análise da interação na escritura e na performance de Jupiter e os resultados alcançados com tal análise.
id UFU-5_0145845c988316b1a3fdb2a7df70d98f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8127
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTAmúsica eletroacústica mistaeletrônica em tempo realanáliseinteraçãoJupiterManouryO presente artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica financiada através do programa PIBIC/UFU/CNPq e atrelada ao projeto "Composição e improvisação musical com recursos eletroacústicos em tempo-real". Realizada de Agosto de 2009 a Julho de 2010, a pesquisa teve como tema a interação na música eletroacústica mista, mais especificadamente em obras tanto para flauta e sons eletroacústicos fixados em suporte quanto para flauta e eletrônica em tempo real (live electronics), centrando-se no estudo da relação entre intérprete e sons eletroacústicos. Em outro trabalho (Miranda e Barreiro, 2010), tivemos a oportunidade de abordar Synchronisms no1, de Mario Davidovsky, como um exemplo de obra para flauta e sons eletroacústicos fixados em suporte. Jupiter, de Phillipe Manoury, é abordada aqui como um exemplo de obra para flauta de eletrônica em tempo real. O presente artigo apresenta considerações gerais sobre a música eletroacústica mista, apontamentos sobre os conceitos que foram utilizados para fundamentar a análise da interação na escritura e na performance de Jupiter e os resultados alcançados com tal análise.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8127Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8127/7800Miranda, Paulo AgenorBarreiro, Daniel Luísinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-07T11:51:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8127Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-07T11:51:24Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA
title PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA
spellingShingle PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA
Miranda, Paulo Agenor
música eletroacústica mista
eletrônica em tempo real
análise
interação
Jupiter
Manoury
title_short PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA
title_full PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA
title_fullStr PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA
title_full_unstemmed PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA
title_sort PERFORMER E MEIOS ELETRÔNICOS: ASPECTOS DA INTERATIVIDADE NA MÚSICA ELETROACÚSTICA MISTA
author Miranda, Paulo Agenor
author_facet Miranda, Paulo Agenor
Barreiro, Daniel Luís
author_role author
author2 Barreiro, Daniel Luís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Paulo Agenor
Barreiro, Daniel Luís
dc.subject.por.fl_str_mv música eletroacústica mista
eletrônica em tempo real
análise
interação
Jupiter
Manoury
topic música eletroacústica mista
eletrônica em tempo real
análise
interação
Jupiter
Manoury
description O presente artigo apresenta alguns dos resultados de uma pesquisa de Iniciação Científica financiada através do programa PIBIC/UFU/CNPq e atrelada ao projeto "Composição e improvisação musical com recursos eletroacústicos em tempo-real". Realizada de Agosto de 2009 a Julho de 2010, a pesquisa teve como tema a interação na música eletroacústica mista, mais especificadamente em obras tanto para flauta e sons eletroacústicos fixados em suporte quanto para flauta e eletrônica em tempo real (live electronics), centrando-se no estudo da relação entre intérprete e sons eletroacústicos. Em outro trabalho (Miranda e Barreiro, 2010), tivemos a oportunidade de abordar Synchronisms no1, de Mario Davidovsky, como um exemplo de obra para flauta e sons eletroacústicos fixados em suporte. Jupiter, de Phillipe Manoury, é abordada aqui como um exemplo de obra para flauta de eletrônica em tempo real. O presente artigo apresenta considerações gerais sobre a música eletroacústica mista, apontamentos sobre os conceitos que foram utilizados para fundamentar a análise da interação na escritura e na performance de Jupiter e os resultados alcançados com tal análise.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8127
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8127/7800
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537216491520