A ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA CIDADE DE UBERABINHA-MG: representações de educação e de civilidade na primeira república brasileira (1888-1930)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa Alves de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Inácio Filho, Geraldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4071
Resumo: O presente texto tem por objetivo tratar das representações acerca da educação na cidade de Uberabinha (hoje Uberlândia-MG) no período da Primeira República ou República Velha. Nossas fontes acham-se no acervo denominado Jerônimo Arantes, do Arquivo Público Municipal, doado por esse cidadão, que dedicou sua vida à educação e registrou o seu percurso educacional com fotografias em preto e branco. O referido acervo, além das fotografias contém revistas, jornais, livros, atas, anotações pessoais, dentre outros documentos. Nossas percepções, a partir da análise dos documentos referenciados, permitiram-nos elaborar o presente trabalho, que deverá possibilitar melhor compreensão do que foi Uberlândia em seus primórdios e como a educação foi pensada naquele momento, o que nos permitiu chegar a ser o que somos hoje. A simbiose entre positivismo e liberalismo, presente nos primórdios da República também reflete-se em nossa cidade. Tratamos ainda da diferença entre intenção explicitada e realidade financeira do município capaz ou não de levar avante os projetos educacionais gestados por seus representantes. PALAVRAS CHAVE: educação; história da educação; Uberabinha; República Velha. The present text has for objective to treat of the representations concerning the education in the city of Uberabinha (today Uberlândia-MG) in the period of the First Republic or Old Republic. Our sources are in the denominated collection Jerônimo Arantes, of the Municipal Public File, donated by that citizen, that dedicated his life to the education and which registered his education course with pictures in black and white. The referred collection, besides the pictures it contains magazines, newspapers, books, minutes, personal annotations, among other documents. Our perceptions, starting from the analysis of the referred documents, allowed us to elaborate the present work, that should make possible a better understanding of what was Uberlândia in it origin and how the education was thought about that moment, what allowed us to reach what we are today. The symbiosis between positivism and liberalism, present in the origins of the Republic is also reflected in our city. We still treated the difference between the explicit intention and financial reality of the municipal district, which is capable or not of taking forward the education projects elaborated by their representatives. KEY WORDS: education, education history, Uberabinha, Old Republic
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