PROPRIEDADES PSICOMÉTRICAS DO INSTRUMENTO GENÉRICO SF-36 NA AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA REFORMA CURRICULAR SOBRE A QUALIDADE DE VIDA EM ESTUDANTES DO 1º AO 4º ANO DO CURSO DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael de
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pinto, Rogério M. C., Morales, Rogério R., Morales, Nívea M. O., Silva, Carlos H. M., Rezende, Carlos H. A., Mendonça, Tânia M. S.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4078
Resumo: Objetivo: Verificar as propriedades psicométricas do instrumento genérico de avaliação da QVRS SF-36, aplicado a estudantes de medicina. Metodologia: Foram analisadas as propriedades psicométricas (qualidade dos dados, confiabilidade e validade) do SF-36, respondido de forma auto-aplicada por alunos do curso de medicina da Universidade Federal de Uberlândia que cursavam do segundo ao oitavo período durante o segundo semestre letivo de 2006. Os alunos também foram solicitados a preencher uma ficha contendo dados sócio-demográficos. O grupo controle foi composto por 37 alunos da 67ª turma de medicina, recém-ingressados no curso. Resultados: A caracterização sócio-demográfica revelou diferenças entre os grupos controle e de estudo apenas quanto à Renda Familiar. A taxa de dados perdidos variou de 0 a 1,79% entre os domínios. Foi observado efeito piso nos domínios aspectos físicos e aspectos emocionais; efeito teto só não foi detectado nos domínios vitalidade e saúde mental. A consistência interna do item foi satisfatória para todos os domínios, exceto para o domínio capacidade funcional. O coeficiente alfa-Cronbach (confiabilidade da consistência interna) foi superior a 0,70 em sete dos oito domínios, sendo a exceção o domínio capacidade funcional. A validade discriminante do item obteve 100% de sucesso em todos os domínios. Conclusão: As propriedades psicométricas do instrumento genérico SF-36 na avaliação do impacto da reforma curricular sobre a qualidade de vida em estudantes do 1º ao 4º ano do Curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia foram adequadas.
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