JEREMIAS SEM-CHORAR (1964b): ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA POLÊMICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Helen Cristine Alves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17912
Resumo: Cassiano Ricardo foi autor atuante, bom leitor dos clássicos literários e políticos e, principalmente, bom leitor da Bíblia. Em Jeremias Sem-Chorar (1964), perpassa tanto as referências ao profeta hebreu Jeremias, aliás, importante personagem do imaginário hebreu, e o Livro das Lamentações como, também, uma denúncia política a um mundo pós-moderno em que o homem já não tem mais espaço para seus lamentos. Um mundo cada vez mais ofuscado pela indiferença, o caos e as consequências materiais e morais advindas da bomba atômica. Ele nos traz ao invés de versos, linossignos, para que entendêssemos que na pós-modernidade o que ficou no lugar do verso é uma concepção visual do poema. O homem da pós-modernidade está inserido no contexto da máquina, do permanente medo da destruição pela bomba atômica. Para Cassiano Ricardo ele deve se unir pelo amor, assim, essa aliança é simbolizada na esfera, com a ideia do todo, sendo o linossigno. Pesa ainda sobre ele a alteração climática do planeta, as guerras infinitas, o fanatismo religioso, a fragmentação da família e o desinteresse pela política. Em uma possível leitura desta obra, observamos que seu Jeremias pode representar o judeu contemporâneo que chora não mais a destruição do templo e a escravidão na Babilônia, como fez o profeta a milhares de anos atrás. Chorar e se lamentar já não leva a humanidade a lugar algum. Para Cassiano Ricardo, restam aos Jeremias contemporâneos à poesia, o jogo estético, o lúdico e, também, o voltar a ser criança.
id UFU-5_18964d0f317e0c88095e712c1b0b4f2f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17912
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling JEREMIAS SEM-CHORAR (1964b): ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA POLÊMICAJeremiasBíbliatecnologialinossigno e infância.Cassiano Ricardo foi autor atuante, bom leitor dos clássicos literários e políticos e, principalmente, bom leitor da Bíblia. Em Jeremias Sem-Chorar (1964), perpassa tanto as referências ao profeta hebreu Jeremias, aliás, importante personagem do imaginário hebreu, e o Livro das Lamentações como, também, uma denúncia política a um mundo pós-moderno em que o homem já não tem mais espaço para seus lamentos. Um mundo cada vez mais ofuscado pela indiferença, o caos e as consequências materiais e morais advindas da bomba atômica. Ele nos traz ao invés de versos, linossignos, para que entendêssemos que na pós-modernidade o que ficou no lugar do verso é uma concepção visual do poema. O homem da pós-modernidade está inserido no contexto da máquina, do permanente medo da destruição pela bomba atômica. Para Cassiano Ricardo ele deve se unir pelo amor, assim, essa aliança é simbolizada na esfera, com a ideia do todo, sendo o linossigno. Pesa ainda sobre ele a alteração climática do planeta, as guerras infinitas, o fanatismo religioso, a fragmentação da família e o desinteresse pela política. Em uma possível leitura desta obra, observamos que seu Jeremias pode representar o judeu contemporâneo que chora não mais a destruição do templo e a escravidão na Babilônia, como fez o profeta a milhares de anos atrás. Chorar e se lamentar já não leva a humanidade a lugar algum. Para Cassiano Ricardo, restam aos Jeremias contemporâneos à poesia, o jogo estético, o lúdico e, também, o voltar a ser criança.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2013-03-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17912Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17912/12015Rocha, Helen Cristine Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-10T18:27:21Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17912Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-09-10T18:27:21Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv JEREMIAS SEM-CHORAR (1964b): ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA POLÊMICA
title JEREMIAS SEM-CHORAR (1964b): ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA POLÊMICA
spellingShingle JEREMIAS SEM-CHORAR (1964b): ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA POLÊMICA
Rocha, Helen Cristine Alves
Jeremias
Bíblia
tecnologia
linossigno e infância.
title_short JEREMIAS SEM-CHORAR (1964b): ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA POLÊMICA
title_full JEREMIAS SEM-CHORAR (1964b): ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA POLÊMICA
title_fullStr JEREMIAS SEM-CHORAR (1964b): ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA POLÊMICA
title_full_unstemmed JEREMIAS SEM-CHORAR (1964b): ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA POLÊMICA
title_sort JEREMIAS SEM-CHORAR (1964b): ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE UMA OBRA POLÊMICA
author Rocha, Helen Cristine Alves
author_facet Rocha, Helen Cristine Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Helen Cristine Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Jeremias
Bíblia
tecnologia
linossigno e infância.
topic Jeremias
Bíblia
tecnologia
linossigno e infância.
description Cassiano Ricardo foi autor atuante, bom leitor dos clássicos literários e políticos e, principalmente, bom leitor da Bíblia. Em Jeremias Sem-Chorar (1964), perpassa tanto as referências ao profeta hebreu Jeremias, aliás, importante personagem do imaginário hebreu, e o Livro das Lamentações como, também, uma denúncia política a um mundo pós-moderno em que o homem já não tem mais espaço para seus lamentos. Um mundo cada vez mais ofuscado pela indiferença, o caos e as consequências materiais e morais advindas da bomba atômica. Ele nos traz ao invés de versos, linossignos, para que entendêssemos que na pós-modernidade o que ficou no lugar do verso é uma concepção visual do poema. O homem da pós-modernidade está inserido no contexto da máquina, do permanente medo da destruição pela bomba atômica. Para Cassiano Ricardo ele deve se unir pelo amor, assim, essa aliança é simbolizada na esfera, com a ideia do todo, sendo o linossigno. Pesa ainda sobre ele a alteração climática do planeta, as guerras infinitas, o fanatismo religioso, a fragmentação da família e o desinteresse pela política. Em uma possível leitura desta obra, observamos que seu Jeremias pode representar o judeu contemporâneo que chora não mais a destruição do templo e a escravidão na Babilônia, como fez o profeta a milhares de anos atrás. Chorar e se lamentar já não leva a humanidade a lugar algum. Para Cassiano Ricardo, restam aos Jeremias contemporâneos à poesia, o jogo estético, o lúdico e, também, o voltar a ser criança.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17912
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17912/12015
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950538041720832