DIaLOGOS ENTRE A PSICOLOGIA E A ODONTOLOGIA: ATENDIMENTO A PACIENTES COM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
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Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4474 |
Resumo: | A etiologia da Disfunção Temporomandibular (DTM) é complexa e multifatorial sendo necessária uma abordagem multidisciplinar do tratamento envolvendo aspectos biopsicossociais. O presente estudo objetivou relatar os resultados obtidos pela experiência de atendimento em conjunto entre a odontologia e a psicologia a pacientes com DTM do hospital odontológico da Universidade Federal de Uberlândia - MG. Para tanto, foram selecionados sete pacientes com DTM com idade média de 37,7 anos majoritariamente do sexo feminino (seis pacientes) que foram submetidos ao atendimento odontológico e a psicoterapia breve. A terapêutica odontológica objetivou estabelecer uma oclusão fisiológica por meio de placas estabilizadoras da articulação e ajuste oclusal, enquanto a psicológica visou à redução do nível de estresse e ansiedade ligados à DTM, baseando-se no referencial metodológico e terapêutico da hipnoterapia ericksoniana. Para avaliação dos resultados foram aplicados ao início e término das terapias os instrumentos, a saber - o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e; andice Clínico de Helkimo. Ao término das terapias, os resultados apontaram uma redução no grau de severidade da DTM e, dos níveis e escores de ansiedade em seis pacientes, enquanto que a redução dos níveis de estresse somente foi verificada em dois casos. Conclui-se que a associação entre as terapêuticas contribuiu para a redução da severidade das DTMs e dos níveis de ansiedade, porém para a redução do estresse é necessário protocolos terapêuticos específicos. Contudo, sugerem-se estudos posteriores, sobretudo, com metodologias longitudinais para comprovação dos dados. |
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