INSCRIÇÕES DISCURSIVAS SOBRE COMPETÊNCIA ORAL EM LÃNGUA INGLESA EM CONTEXTO DE AULA DE CONVERSAÇÃO
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13438 |
Resumo: | Este trabalho apresenta os resultados de um projeto de Iniciação Científica, que teve como principal objetivo melhor compreender a discursividade construída sobre 'competência oral' por sujeitos quando ocupam o lugar discursivo de alunos de inglês de uma Organização Não-Governamental (ONG). Articulamos questões advindas da Linguística Aplicada (LA), da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de forma inter/transdisciplinar, para darmos conta de nossos objetivos. Acreditamos que ao se inscreverem discursivamente em várias formações discursivas, esses sujeitos representam a relação que possuem com sua competência oral. Nesse sentido, buscamos observar, descrever e analisar as vozes evocadas nos processos discursivos instaurados por esses alunos e delineamos em quais formações discursivas se circunscrevem as práticas discursivas presentes em seus dizeres quando enunciam sobre sua competência oral em língua inglesa. Utilizamos a proposta AREDA - Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (SERRANI-INFANTE, 1998) para coletar/analisar os dados, pois acreditamos que a análise discursiva de depoimentos pode contribuir na compreensão de fatores discursivos (e não cognitivos) no processo de enunciação em LE. Percebemos que os sujeitos se inscrevem discursivamente em lugares discursivos que revelam a forma como representam sua competência oral em língua inglesa, a saber: 1) A inscrição na "ineficácia" do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino público; 2) A inscrição na falta de fluência; 3) A inscrição na incompletude que leva à exclusão; 4) A inscrição na ilusão de completude. Essas inscrições nos levam a perceber o lugar que a competência oral ocupa nas formações imaginárias dos participantes da pesquisa. |
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INSCRIÇÕES DISCURSIVAS SOBRE COMPETÊNCIA ORAL EM LÃNGUA INGLESA EM CONTEXTO DE AULA DE CONVERSAÇÃO1. Linguística Aplicada2. Análise do Discurso3. Inscrições Discursivas4. Competência Oral.Este trabalho apresenta os resultados de um projeto de Iniciação Científica, que teve como principal objetivo melhor compreender a discursividade construída sobre 'competência oral' por sujeitos quando ocupam o lugar discursivo de alunos de inglês de uma Organização Não-Governamental (ONG). Articulamos questões advindas da Linguística Aplicada (LA), da Análise do Discurso de Linha Francesa (ADF) e da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de forma inter/transdisciplinar, para darmos conta de nossos objetivos. Acreditamos que ao se inscreverem discursivamente em várias formações discursivas, esses sujeitos representam a relação que possuem com sua competência oral. Nesse sentido, buscamos observar, descrever e analisar as vozes evocadas nos processos discursivos instaurados por esses alunos e delineamos em quais formações discursivas se circunscrevem as práticas discursivas presentes em seus dizeres quando enunciam sobre sua competência oral em língua inglesa. Utilizamos a proposta AREDA - Análise de Ressonâncias Discursivas em Depoimentos Abertos (SERRANI-INFANTE, 1998) para coletar/analisar os dados, pois acreditamos que a análise discursiva de depoimentos pode contribuir na compreensão de fatores discursivos (e não cognitivos) no processo de enunciação em LE. Percebemos que os sujeitos se inscrevem discursivamente em lugares discursivos que revelam a forma como representam sua competência oral em língua inglesa, a saber: 1) A inscrição na "ineficácia" do ensino-aprendizagem de língua inglesa no ensino público; 2) A inscrição na falta de fluência; 3) A inscrição na incompletude que leva à exclusão; 4) A inscrição na ilusão de completude. Essas inscrições nos levam a perceber o lugar que a competência oral ocupa nas formações imaginárias dos participantes da pesquisa.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13438Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13438/7786Santos, Polyana SouzaCastro, Maria de Fátima Fonseca Guilhermeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-07T11:51:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13438Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-07T11:51:24Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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