O USO DE MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE GASES EFEITO ESTUFA (GEES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Derley Júnior Miranda
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Silva, Marli Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24307
Resumo: O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) permite a certificação de projetos que visem à redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) propiciando às empresas a obtenção de Reduções Certificadas de Emissões (RCE) e sua consequente utilização e comercialização como créditos de carbono. Sendo o Triângulo Mineiro uma região com predominância da cultura canavieira investigou-se se as indústrias do setor sucroalcooleiro adotam MDL como forma de reduzir os níveis de GEE e se, com isso, recebem RCEs. A pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, constatou que dentre os dezoito municípios que compõem as microrregiões de Frutal e Ituiutaba, no Pontal do Triângulo Mineiro, há um total de quinze usinas e destas apenas a Usina Coruripe - Filial Iturama, por meio da Coruripe Energética S/A, possui registrado junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) o Projeto de Cogeração com Bagaço Iturama (PCBI). Constatou-se que a usina direciona o bagaço da cana, subproduto gerado no ciclo produtivo do álcool e açúcar, para produção de energia que é utilizada para suprimir a demanda própria, sendo o excedente comercializado credenciando-a como autossustentável. Desenvolvido desde 2003 o PCBI na Coruripe Energética S/A possibilitou que (i) o bagaço produzido seja consumido no mesmo local; (ii) benefícios ao município onde a usina se encontra instalada com a redução dos GEE e a consequente redução de energia de fontes não renováveis; (iii) não se aumentasse a produção de bagaço e (iv) não houvesse armazenamento de bagaço.
id UFU-5_283082e617561e081314e7d7c56cd2b7
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24307
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling O USO DE MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE GASES EFEITO ESTUFA (GEES)Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Gases de Efeito Estufa. Reduções Certificadas de Emissões. Setor sucroalcooleiro.O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) permite a certificação de projetos que visem à redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) propiciando às empresas a obtenção de Reduções Certificadas de Emissões (RCE) e sua consequente utilização e comercialização como créditos de carbono. Sendo o Triângulo Mineiro uma região com predominância da cultura canavieira investigou-se se as indústrias do setor sucroalcooleiro adotam MDL como forma de reduzir os níveis de GEE e se, com isso, recebem RCEs. A pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, constatou que dentre os dezoito municípios que compõem as microrregiões de Frutal e Ituiutaba, no Pontal do Triângulo Mineiro, há um total de quinze usinas e destas apenas a Usina Coruripe - Filial Iturama, por meio da Coruripe Energética S/A, possui registrado junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) o Projeto de Cogeração com Bagaço Iturama (PCBI). Constatou-se que a usina direciona o bagaço da cana, subproduto gerado no ciclo produtivo do álcool e açúcar, para produção de energia que é utilizada para suprimir a demanda própria, sendo o excedente comercializado credenciando-a como autossustentável. Desenvolvido desde 2003 o PCBI na Coruripe Energética S/A possibilitou que (i) o bagaço produzido seja consumido no mesmo local; (ii) benefícios ao município onde a usina se encontra instalada com a redução dos GEE e a consequente redução de energia de fontes não renováveis; (iii) não se aumentasse a produção de bagaço e (iv) não houvesse armazenamento de bagaço.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2015-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24307Horizonte Científico; VOL 9, Nº 1 (MAI 2015)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24307/16499Silva, Derley Júnior MirandaSilva, Marli Auxiliadorainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-19T13:58:58Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/24307Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2015-05-19T13:58:58Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv O USO DE MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE GASES EFEITO ESTUFA (GEES)
title O USO DE MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE GASES EFEITO ESTUFA (GEES)
spellingShingle O USO DE MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE GASES EFEITO ESTUFA (GEES)
Silva, Derley Júnior Miranda
Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Gases de Efeito Estufa. Reduções Certificadas de Emissões. Setor sucroalcooleiro.
title_short O USO DE MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE GASES EFEITO ESTUFA (GEES)
title_full O USO DE MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE GASES EFEITO ESTUFA (GEES)
title_fullStr O USO DE MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE GASES EFEITO ESTUFA (GEES)
title_full_unstemmed O USO DE MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE GASES EFEITO ESTUFA (GEES)
title_sort O USO DE MECANISMOS DE DESENVOLVIMENTO LIMPO (MDL) NO SETOR SUCROALCOOLEIRO: ANÁLISE DOS IMPACTOS NA REDUÇÃO DOS NÍVEIS DE GASES EFEITO ESTUFA (GEES)
author Silva, Derley Júnior Miranda
author_facet Silva, Derley Júnior Miranda
Silva, Marli Auxiliadora
author_role author
author2 Silva, Marli Auxiliadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Derley Júnior Miranda
Silva, Marli Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Gases de Efeito Estufa. Reduções Certificadas de Emissões. Setor sucroalcooleiro.
topic Mecanismo de Desenvolvimento Limpo. Gases de Efeito Estufa. Reduções Certificadas de Emissões. Setor sucroalcooleiro.
description O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) permite a certificação de projetos que visem à redução da emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) propiciando às empresas a obtenção de Reduções Certificadas de Emissões (RCE) e sua consequente utilização e comercialização como créditos de carbono. Sendo o Triângulo Mineiro uma região com predominância da cultura canavieira investigou-se se as indústrias do setor sucroalcooleiro adotam MDL como forma de reduzir os níveis de GEE e se, com isso, recebem RCEs. A pesquisa exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, constatou que dentre os dezoito municípios que compõem as microrregiões de Frutal e Ituiutaba, no Pontal do Triângulo Mineiro, há um total de quinze usinas e destas apenas a Usina Coruripe - Filial Iturama, por meio da Coruripe Energética S/A, possui registrado junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) o Projeto de Cogeração com Bagaço Iturama (PCBI). Constatou-se que a usina direciona o bagaço da cana, subproduto gerado no ciclo produtivo do álcool e açúcar, para produção de energia que é utilizada para suprimir a demanda própria, sendo o excedente comercializado credenciando-a como autossustentável. Desenvolvido desde 2003 o PCBI na Coruripe Energética S/A possibilitou que (i) o bagaço produzido seja consumido no mesmo local; (ii) benefícios ao município onde a usina se encontra instalada com a redução dos GEE e a consequente redução de energia de fontes não renováveis; (iii) não se aumentasse a produção de bagaço e (iv) não houvesse armazenamento de bagaço.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24307
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24307
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/24307/16499
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 9, Nº 1 (MAI 2015)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950538185375744