O ESPAÇO E O FANTaSTICO NA OBRA DE EDGAR ALLAN POE
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4025 |
Resumo: | O tema central deste artigo é o estudo do espaço e do fantástico na obra de Edgar Allan Poe, especificamente dos contos selecionados, "O Gato Pretoâ€?, "O Retrato Ovalâ€? e "William Wilsonâ€?. Tantos itens foram estudados na Teoria da Literatura, como o tempo e o enredo, porém, o estudo do espaço sempre esteve ao redor, sendo de suma importância para o entendimento literário, uma vez que "o que permite a um signo ser signo não é o tempo, mas o espaçoâ€? (FOUCAULT, 2000, p.168). Assim esta pesquisa surgiu com a intenção de aumentar os estudos nessa área, contribuindo para o enriquecimento acadêmico no âmbito das pesquisas em literatura. Não obstante, a construção espacial interfere diretamente na colocação fantástica da obra literária, o espaço entra em contato com o fantástico, tornando a obra ainda mais hesitante e instigante ao leitor. Pois é isso que é a literatura fantástica, a hesitação entre o real e o imaginário, tema constante na obra de Edgar Allan Poe. Poe é um escritor do século XIX, sua obra é extensa, variando desde contos a novelas e poemas, seus enredos são até hoje é reconhecidos por sua engenhosidade; o tema pertinente de sua obra enquadra-se no gênero a que essa pesquisa se propôs estudar, o fantástico. Nesse sentido, a obra de Edgar Allan Poe foi de grande valor para a proposição desta pesquisa, como se pode verificar por intermédio da presente análise. |
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O ESPAÇO E O FANTaSTICO NA OBRA DE EDGAR ALLAN POEO tema central deste artigo é o estudo do espaço e do fantástico na obra de Edgar Allan Poe, especificamente dos contos selecionados, "O Gato Pretoâ€?, "O Retrato Ovalâ€? e "William Wilsonâ€?. Tantos itens foram estudados na Teoria da Literatura, como o tempo e o enredo, porém, o estudo do espaço sempre esteve ao redor, sendo de suma importância para o entendimento literário, uma vez que "o que permite a um signo ser signo não é o tempo, mas o espaçoâ€? (FOUCAULT, 2000, p.168). Assim esta pesquisa surgiu com a intenção de aumentar os estudos nessa área, contribuindo para o enriquecimento acadêmico no âmbito das pesquisas em literatura. Não obstante, a construção espacial interfere diretamente na colocação fantástica da obra literária, o espaço entra em contato com o fantástico, tornando a obra ainda mais hesitante e instigante ao leitor. Pois é isso que é a literatura fantástica, a hesitação entre o real e o imaginário, tema constante na obra de Edgar Allan Poe. Poe é um escritor do século XIX, sua obra é extensa, variando desde contos a novelas e poemas, seus enredos são até hoje é reconhecidos por sua engenhosidade; o tema pertinente de sua obra enquadra-se no gênero a que essa pesquisa se propôs estudar, o fantástico. Nesse sentido, a obra de Edgar Allan Poe foi de grande valor para a proposição desta pesquisa, como se pode verificar por intermédio da presente análise.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesAnálise Literáriaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4025Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4025/3001Brustello Pereira, Alineinfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:06Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4025Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:06Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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