ESTUDO SOBRE QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: ANaLISE DA INFLUÊNCIA DE VARIaVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nicodemos, Renata Matos
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: de Assis, Adilson José, Barrozo, Marcos Antônio de Souza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4367
Resumo: O expressivo crescimento populacional de Uberlândia-MG, nas últimas quatro décadas, de forma desordenada e sem planejamento, pode causar sérios problemas na qualidade de vida da população. Um dos pontos mais preocupantes é a qualidade do ar atmosférico. Neste trabalho, a qualidade do ar em Uberlândia é definida em termos da concentração do material particulado com diâmetro menor que 10µm (MP10). A exposição a altas concentrações de MP10 está fortemente associada a graves problemas de saúde, principalmente dos sistemas respiratório e cardiovascular, conforme estudos da área de saúde pública. A concentração de um poluente no ar é o resultado final de processos complexos, sujeitos a vários fatores, que compreendem não só a emissão pelas fontes, como também suas interações físicas (dispersão) e químicas (reações). A capacidade de dispersão varia muito com a topografia e com as condições meteorológicas. Diante desse contexto, os objetivos deste trabalho foram: (a) analisar a relação entre variáveis meteorológicas e concentração de MP10 e (b) verificar o comportamento do número de atendimentos hospitalares por doenças do aparelho respiratório em função da concentração de MP10 e da temperatura e umidade relativa. Os resultados mostraram que a concentração de MP10 é correlacionada com todas as variáveis meteorológicas analisadas, com exceção da velocidade e direção do vento e temperatura. Além disso, os modelos de regressão múltipla mostraram que os meses Abril, Maio, Junho e Julho relacionaram-se significativamente com o número de atendimentos hospitalares.
id UFU-5_5cc2fdaf0a24fb1d084db2a161ea342d
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4367
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling ESTUDO SOBRE QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: ANaLISE DA INFLUÊNCIA DE VARIaVEISO expressivo crescimento populacional de Uberlândia-MG, nas últimas quatro décadas, de forma desordenada e sem planejamento, pode causar sérios problemas na qualidade de vida da população. Um dos pontos mais preocupantes é a qualidade do ar atmosférico. Neste trabalho, a qualidade do ar em Uberlândia é definida em termos da concentração do material particulado com diâmetro menor que 10µm (MP10). A exposição a altas concentrações de MP10 está fortemente associada a graves problemas de saúde, principalmente dos sistemas respiratório e cardiovascular, conforme estudos da área de saúde pública. A concentração de um poluente no ar é o resultado final de processos complexos, sujeitos a vários fatores, que compreendem não só a emissão pelas fontes, como também suas interações físicas (dispersão) e químicas (reações). A capacidade de dispersão varia muito com a topografia e com as condições meteorológicas. Diante desse contexto, os objetivos deste trabalho foram: (a) analisar a relação entre variáveis meteorológicas e concentração de MP10 e (b) verificar o comportamento do número de atendimentos hospitalares por doenças do aparelho respiratório em função da concentração de MP10 e da temperatura e umidade relativa. Os resultados mostraram que a concentração de MP10 é correlacionada com todas as variáveis meteorológicas analisadas, com exceção da velocidade e direção do vento e temperatura. Além disso, os modelos de regressão múltipla mostraram que os meses Abril, Maio, Junho e Julho relacionaram-se significativamente com o número de atendimentos hospitalares.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-08-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimentos não-oficiais; Análise Literáriaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4367Horizonte Científico; VOL 4, Nº 1 (AGO 2010)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4367/4869Nicodemos, Renata Matosde Assis, Adilson JoséBarrozo, Marcos Antônio de Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-08-20T12:59:37Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4367Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-08-20T12:59:37Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO SOBRE QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: ANaLISE DA INFLUÊNCIA DE VARIaVEIS
title ESTUDO SOBRE QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: ANaLISE DA INFLUÊNCIA DE VARIaVEIS
spellingShingle ESTUDO SOBRE QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: ANaLISE DA INFLUÊNCIA DE VARIaVEIS
Nicodemos, Renata Matos
title_short ESTUDO SOBRE QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: ANaLISE DA INFLUÊNCIA DE VARIaVEIS
title_full ESTUDO SOBRE QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: ANaLISE DA INFLUÊNCIA DE VARIaVEIS
title_fullStr ESTUDO SOBRE QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: ANaLISE DA INFLUÊNCIA DE VARIaVEIS
title_full_unstemmed ESTUDO SOBRE QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: ANaLISE DA INFLUÊNCIA DE VARIaVEIS
title_sort ESTUDO SOBRE QUALIDADE DO AR NA CIDADE DE UBERLÂNDIA: ANaLISE DA INFLUÊNCIA DE VARIaVEIS
author Nicodemos, Renata Matos
author_facet Nicodemos, Renata Matos
de Assis, Adilson José
Barrozo, Marcos Antônio de Souza
author_role author
author2 de Assis, Adilson José
Barrozo, Marcos Antônio de Souza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nicodemos, Renata Matos
de Assis, Adilson José
Barrozo, Marcos Antônio de Souza
description O expressivo crescimento populacional de Uberlândia-MG, nas últimas quatro décadas, de forma desordenada e sem planejamento, pode causar sérios problemas na qualidade de vida da população. Um dos pontos mais preocupantes é a qualidade do ar atmosférico. Neste trabalho, a qualidade do ar em Uberlândia é definida em termos da concentração do material particulado com diâmetro menor que 10µm (MP10). A exposição a altas concentrações de MP10 está fortemente associada a graves problemas de saúde, principalmente dos sistemas respiratório e cardiovascular, conforme estudos da área de saúde pública. A concentração de um poluente no ar é o resultado final de processos complexos, sujeitos a vários fatores, que compreendem não só a emissão pelas fontes, como também suas interações físicas (dispersão) e químicas (reações). A capacidade de dispersão varia muito com a topografia e com as condições meteorológicas. Diante desse contexto, os objetivos deste trabalho foram: (a) analisar a relação entre variáveis meteorológicas e concentração de MP10 e (b) verificar o comportamento do número de atendimentos hospitalares por doenças do aparelho respiratório em função da concentração de MP10 e da temperatura e umidade relativa. Os resultados mostraram que a concentração de MP10 é correlacionada com todas as variáveis meteorológicas analisadas, com exceção da velocidade e direção do vento e temperatura. Além disso, os modelos de regressão múltipla mostraram que os meses Abril, Maio, Junho e Julho relacionaram-se significativamente com o número de atendimentos hospitalares.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Experimentos não-oficiais; Análise Literária
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4367
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4367
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4367/4869
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 4, Nº 1 (AGO 2010)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950536569520128