UM ESTUDO SOBRE A SINGULARIDADE DO ADOECIMENTO PSÍQUICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaro, Fernanda
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sass, Simeão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17761
Resumo: A forma de funcionamento da sociedade, cada vez mais instantânea e mecânica, afeta diretamente a existência dos indivíduos e a relação deles com a psicologia. O presente trabalho pretende apresentar e discutir a singularidade do adoecimento psíquico, a fim de entender o indivíduo em sua totalidade considerando todas as suas experiências vividas (sexuais ou não) e repensando a clínica psicológica atual. O foco do presente trabalho é analisar e discutir o processo de adoecimento psíquico enquanto algo singular do indivíduo que adoece. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de iniciação científica (FAPEMIG/UFU) e para sua realização foi feito o levantamento e revisão bibliográfica do presente tema. Deve-se então, em um primeiro momento apresentar as considerações teóricas dos autores em questão, para em um segundo momento adentrar na discussão sobre a importância de uma clínica que dê lugar à individualidade e a totalidade de cada sujeito. Para se entender a singularidade do adoecimento psíquico é necessário superar divisões e normatizações e saber olhar para cada ser e entender suas necessidades. Diante do exposto, evidencia-se aqui a importância de entender que cada individuo é único e, portanto, sua forma de estar no mundo e significá-lo também é única, assim, a psicologia deve estar disposta a se recriar frente às necessidades de cada paciente.
id UFU-5_6260adec207e3b1d4ca5db8b033ebfcb
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17761
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling UM ESTUDO SOBRE A SINGULARIDADE DO ADOECIMENTO PSÍQUICOSingularidadeAdoecimento PsíquicoPsicologia ClínicaPsicanáliseA forma de funcionamento da sociedade, cada vez mais instantânea e mecânica, afeta diretamente a existência dos indivíduos e a relação deles com a psicologia. O presente trabalho pretende apresentar e discutir a singularidade do adoecimento psíquico, a fim de entender o indivíduo em sua totalidade considerando todas as suas experiências vividas (sexuais ou não) e repensando a clínica psicológica atual. O foco do presente trabalho é analisar e discutir o processo de adoecimento psíquico enquanto algo singular do indivíduo que adoece. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de iniciação científica (FAPEMIG/UFU) e para sua realização foi feito o levantamento e revisão bibliográfica do presente tema. Deve-se então, em um primeiro momento apresentar as considerações teóricas dos autores em questão, para em um segundo momento adentrar na discussão sobre a importância de uma clínica que dê lugar à individualidade e a totalidade de cada sujeito. Para se entender a singularidade do adoecimento psíquico é necessário superar divisões e normatizações e saber olhar para cada ser e entender suas necessidades. Diante do exposto, evidencia-se aqui a importância de entender que cada individuo é único e, portanto, sua forma de estar no mundo e significá-lo também é única, assim, a psicologia deve estar disposta a se recriar frente às necessidades de cada paciente.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2013-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17761Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17761/12044Amaro, FernandaSass, Simeãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-10T18:27:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17761Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-09-10T18:27:22Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv UM ESTUDO SOBRE A SINGULARIDADE DO ADOECIMENTO PSÍQUICO
title UM ESTUDO SOBRE A SINGULARIDADE DO ADOECIMENTO PSÍQUICO
spellingShingle UM ESTUDO SOBRE A SINGULARIDADE DO ADOECIMENTO PSÍQUICO
Amaro, Fernanda
Singularidade
Adoecimento Psíquico
Psicologia Clínica
Psicanálise
title_short UM ESTUDO SOBRE A SINGULARIDADE DO ADOECIMENTO PSÍQUICO
title_full UM ESTUDO SOBRE A SINGULARIDADE DO ADOECIMENTO PSÍQUICO
title_fullStr UM ESTUDO SOBRE A SINGULARIDADE DO ADOECIMENTO PSÍQUICO
title_full_unstemmed UM ESTUDO SOBRE A SINGULARIDADE DO ADOECIMENTO PSÍQUICO
title_sort UM ESTUDO SOBRE A SINGULARIDADE DO ADOECIMENTO PSÍQUICO
author Amaro, Fernanda
author_facet Amaro, Fernanda
Sass, Simeão
author_role author
author2 Sass, Simeão
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaro, Fernanda
Sass, Simeão
dc.subject.por.fl_str_mv Singularidade
Adoecimento Psíquico
Psicologia Clínica
Psicanálise
topic Singularidade
Adoecimento Psíquico
Psicologia Clínica
Psicanálise
description A forma de funcionamento da sociedade, cada vez mais instantânea e mecânica, afeta diretamente a existência dos indivíduos e a relação deles com a psicologia. O presente trabalho pretende apresentar e discutir a singularidade do adoecimento psíquico, a fim de entender o indivíduo em sua totalidade considerando todas as suas experiências vividas (sexuais ou não) e repensando a clínica psicológica atual. O foco do presente trabalho é analisar e discutir o processo de adoecimento psíquico enquanto algo singular do indivíduo que adoece. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de iniciação científica (FAPEMIG/UFU) e para sua realização foi feito o levantamento e revisão bibliográfica do presente tema. Deve-se então, em um primeiro momento apresentar as considerações teóricas dos autores em questão, para em um segundo momento adentrar na discussão sobre a importância de uma clínica que dê lugar à individualidade e a totalidade de cada sujeito. Para se entender a singularidade do adoecimento psíquico é necessário superar divisões e normatizações e saber olhar para cada ser e entender suas necessidades. Diante do exposto, evidencia-se aqui a importância de entender que cada individuo é único e, portanto, sua forma de estar no mundo e significá-lo também é única, assim, a psicologia deve estar disposta a se recriar frente às necessidades de cada paciente.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17761
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17761/12044
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537714565121