BIODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE TERMINAIS TERRESTRES DE DISTRIBUIÇÃO COMBUSTÍVEIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia e Sá, Elizãngela
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4090
Resumo: RESUMO: Foram utilizadas, neste estudo, uma cultura mista (C1) e três culturas puras: Pseudomonas aeruginosa ATCC 10145, Pseudomonas aeruginosa ATCC 9027 e Pseudomonas aeruginosa PATC. A cultura C1 foi obtida de um lago com histórico de contaminação de petróleo. A fonte de carbono e energia utilizada foi o efluente contaminado gerado em terminais terrestres de distribuição de óleo diesel e gasolina. Neste estudo foi determinado as melhores concentrações de inóculo, nitrogênio e fósforo, para atender ao bioreator construído, trabalhando com vazão de ar 150 L/h,, agitação de 150 rpm, aeração durante 5 minutos em intervalos de 48 horas e volume útil do reator de 5 L, A biodegradação em termos de remoção de TPH foi satisfatória, com um valor máximo de 71 % após 3 dias de biodegradação, em experimentos utilizando a técnica de superfície de resposta através de um planejamento composto central (PCC), sendo as variáveis concentração de fósforo e de inóculo as variáveis que mais influenciaram na remoção. A otimização do processo de biodegradação foi obtida para 1,22 g/L de nitrogênio, 0,16 g/L de fósforo e 3,2 g/L para inóculo, resultando em remoção de 73% no ponto máximo. Este ponto encontrava-se muito próximo ao ponto central do planejamento Os resultados da cromatografia mostraram que a classe das parafinas apresentou maior biodegradação com valores superiores a 80% E a menor biodegradação foi observada para a classe dos naftênicos com valores inferiores a 60%. Palavras chave: efluente contendo óleo diesel e gasolina, biodegradação, otimização de varáveis de processo aplicando PCC, efluente de terminais de combustíveis.
id UFU-5_6cb9223031626d51352346cfc907f032
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4090
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling BIODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE TERMINAIS TERRESTRES DE DISTRIBUIÇÃO COMBUSTÍVEISRESUMO: Foram utilizadas, neste estudo, uma cultura mista (C1) e três culturas puras: Pseudomonas aeruginosa ATCC 10145, Pseudomonas aeruginosa ATCC 9027 e Pseudomonas aeruginosa PATC. A cultura C1 foi obtida de um lago com histórico de contaminação de petróleo. A fonte de carbono e energia utilizada foi o efluente contaminado gerado em terminais terrestres de distribuição de óleo diesel e gasolina. Neste estudo foi determinado as melhores concentrações de inóculo, nitrogênio e fósforo, para atender ao bioreator construído, trabalhando com vazão de ar 150 L/h,, agitação de 150 rpm, aeração durante 5 minutos em intervalos de 48 horas e volume útil do reator de 5 L, A biodegradação em termos de remoção de TPH foi satisfatória, com um valor máximo de 71 % após 3 dias de biodegradação, em experimentos utilizando a técnica de superfície de resposta através de um planejamento composto central (PCC), sendo as variáveis concentração de fósforo e de inóculo as variáveis que mais influenciaram na remoção. A otimização do processo de biodegradação foi obtida para 1,22 g/L de nitrogênio, 0,16 g/L de fósforo e 3,2 g/L para inóculo, resultando em remoção de 73% no ponto máximo. Este ponto encontrava-se muito próximo ao ponto central do planejamento Os resultados da cromatografia mostraram que a classe das parafinas apresentou maior biodegradação com valores superiores a 80% E a menor biodegradação foi observada para a classe dos naftênicos com valores inferiores a 60%. Palavras chave: efluente contendo óleo diesel e gasolina, biodegradação, otimização de varáveis de processo aplicando PCC, efluente de terminais de combustíveis.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-02-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimentosapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4090Horizonte Científico; VOL 4, Nº 2 (JAN 2010)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4090/6675Maia e Sá, Elizãngelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-04-19T11:05:01Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4090Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-04-19T11:05:01Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv BIODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE TERMINAIS TERRESTRES DE DISTRIBUIÇÃO COMBUSTÍVEIS
title BIODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE TERMINAIS TERRESTRES DE DISTRIBUIÇÃO COMBUSTÍVEIS
spellingShingle BIODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE TERMINAIS TERRESTRES DE DISTRIBUIÇÃO COMBUSTÍVEIS
Maia e Sá, Elizãngela
title_short BIODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE TERMINAIS TERRESTRES DE DISTRIBUIÇÃO COMBUSTÍVEIS
title_full BIODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE TERMINAIS TERRESTRES DE DISTRIBUIÇÃO COMBUSTÍVEIS
title_fullStr BIODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE TERMINAIS TERRESTRES DE DISTRIBUIÇÃO COMBUSTÍVEIS
title_full_unstemmed BIODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE TERMINAIS TERRESTRES DE DISTRIBUIÇÃO COMBUSTÍVEIS
title_sort BIODEGRADAÇÃO DE EFLUENTE DE TERMINAIS TERRESTRES DE DISTRIBUIÇÃO COMBUSTÍVEIS
author Maia e Sá, Elizãngela
author_facet Maia e Sá, Elizãngela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia e Sá, Elizãngela
description RESUMO: Foram utilizadas, neste estudo, uma cultura mista (C1) e três culturas puras: Pseudomonas aeruginosa ATCC 10145, Pseudomonas aeruginosa ATCC 9027 e Pseudomonas aeruginosa PATC. A cultura C1 foi obtida de um lago com histórico de contaminação de petróleo. A fonte de carbono e energia utilizada foi o efluente contaminado gerado em terminais terrestres de distribuição de óleo diesel e gasolina. Neste estudo foi determinado as melhores concentrações de inóculo, nitrogênio e fósforo, para atender ao bioreator construído, trabalhando com vazão de ar 150 L/h,, agitação de 150 rpm, aeração durante 5 minutos em intervalos de 48 horas e volume útil do reator de 5 L, A biodegradação em termos de remoção de TPH foi satisfatória, com um valor máximo de 71 % após 3 dias de biodegradação, em experimentos utilizando a técnica de superfície de resposta através de um planejamento composto central (PCC), sendo as variáveis concentração de fósforo e de inóculo as variáveis que mais influenciaram na remoção. A otimização do processo de biodegradação foi obtida para 1,22 g/L de nitrogênio, 0,16 g/L de fósforo e 3,2 g/L para inóculo, resultando em remoção de 73% no ponto máximo. Este ponto encontrava-se muito próximo ao ponto central do planejamento Os resultados da cromatografia mostraram que a classe das parafinas apresentou maior biodegradação com valores superiores a 80% E a menor biodegradação foi observada para a classe dos naftênicos com valores inferiores a 60%. Palavras chave: efluente contendo óleo diesel e gasolina, biodegradação, otimização de varáveis de processo aplicando PCC, efluente de terminais de combustíveis.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-02-21
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Experimentos
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4090
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4090/6675
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 4, Nº 2 (JAN 2010)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950535775748096