ANaLISE FACIAL: PARAMETROS PARA TRATAMENTOS DE REABILITAÇÃO ORAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo Pereira, Fabrícia
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Luiz Gomes, Vanderlei, Carlos Gonçalves, Luiz, Bernardino Júnior, Roberto, de Lima Lucas, Bárbara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4066
Resumo: Estabelecer a correta dimensão vertical para o paciente desdentado é um procedimento complexo devido às controvérsias na literatura, e à falta de um método universalmente aceito. O profissional deve se basear na correta confecção dos planos de orientação para oferecer suporte suficiente aos tecidos moles periorais e adequada relação maxilomandibular ao paciente. A proporcionalidade entre as estruturas faciais pode ser um aspecto observado durante o tratamento de reabilitação oral. Esse estudo verificou a presença de correlações entre estruturas da composição facial para oferecer parâmetros anatômicos confiáveis durante a determinação da dimensão vertical de repouso e do comprimento adequado dos lábios superiores e inferiores. Fotos digitais da face de 76 estudantes foram registradas. Foram medidos e comparados os segmentos faciais: distância da base do nariz ao lábio superior, distância do lábio inferior ao queixo, altura do terço inferior da face, distância do olho à comissura labial, distância do olho ao queixo, distância entre comissuras labiais, e altura da face. Foram encontradas correlações significantes entre todas as variáveis analisadas, com exceção da comparação da distância da base do nariz ao lábio superior com a distância entre comissuras labiais. A análise de regressão linear definiu equações matemáticas para estimar o comprimento do lábio superior e inferior, bem como a dimensão vertical de repouso por meio de fotogrametria. A análise linear de tecido mole pode ser utilizada para estimar o comprimento do lábio superior e inferior, bem como a dimensão vertical de repouso durante o planejamento de um tratamento de reabilitação oral.
id UFU-5_6d741239bcf3420d73a64a51c4607e97
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4066
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling ANaLISE FACIAL: PARAMETROS PARA TRATAMENTOS DE REABILITAÇÃO ORALEstabelecer a correta dimensão vertical para o paciente desdentado é um procedimento complexo devido às controvérsias na literatura, e à falta de um método universalmente aceito. O profissional deve se basear na correta confecção dos planos de orientação para oferecer suporte suficiente aos tecidos moles periorais e adequada relação maxilomandibular ao paciente. A proporcionalidade entre as estruturas faciais pode ser um aspecto observado durante o tratamento de reabilitação oral. Esse estudo verificou a presença de correlações entre estruturas da composição facial para oferecer parâmetros anatômicos confiáveis durante a determinação da dimensão vertical de repouso e do comprimento adequado dos lábios superiores e inferiores. Fotos digitais da face de 76 estudantes foram registradas. Foram medidos e comparados os segmentos faciais: distância da base do nariz ao lábio superior, distância do lábio inferior ao queixo, altura do terço inferior da face, distância do olho à comissura labial, distância do olho ao queixo, distância entre comissuras labiais, e altura da face. Foram encontradas correlações significantes entre todas as variáveis analisadas, com exceção da comparação da distância da base do nariz ao lábio superior com a distância entre comissuras labiais. A análise de regressão linear definiu equações matemáticas para estimar o comprimento do lábio superior e inferior, bem como a dimensão vertical de repouso por meio de fotogrametria. A análise linear de tecido mole pode ser utilizada para estimar o comprimento do lábio superior e inferior, bem como a dimensão vertical de repouso durante o planejamento de um tratamento de reabilitação oral.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAnalise Literáriaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4066Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4066/3029Araújo Pereira, FabríciaLuiz Gomes, VanderleiCarlos Gonçalves, LuizBernardino Júnior, Robertode Lima Lucas, Bárbarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:13Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4066Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:13Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv ANaLISE FACIAL: PARAMETROS PARA TRATAMENTOS DE REABILITAÇÃO ORAL
title ANaLISE FACIAL: PARAMETROS PARA TRATAMENTOS DE REABILITAÇÃO ORAL
spellingShingle ANaLISE FACIAL: PARAMETROS PARA TRATAMENTOS DE REABILITAÇÃO ORAL
Araújo Pereira, Fabrícia
title_short ANaLISE FACIAL: PARAMETROS PARA TRATAMENTOS DE REABILITAÇÃO ORAL
title_full ANaLISE FACIAL: PARAMETROS PARA TRATAMENTOS DE REABILITAÇÃO ORAL
title_fullStr ANaLISE FACIAL: PARAMETROS PARA TRATAMENTOS DE REABILITAÇÃO ORAL
title_full_unstemmed ANaLISE FACIAL: PARAMETROS PARA TRATAMENTOS DE REABILITAÇÃO ORAL
title_sort ANaLISE FACIAL: PARAMETROS PARA TRATAMENTOS DE REABILITAÇÃO ORAL
author Araújo Pereira, Fabrícia
author_facet Araújo Pereira, Fabrícia
Luiz Gomes, Vanderlei
Carlos Gonçalves, Luiz
Bernardino Júnior, Roberto
de Lima Lucas, Bárbara
author_role author
author2 Luiz Gomes, Vanderlei
Carlos Gonçalves, Luiz
Bernardino Júnior, Roberto
de Lima Lucas, Bárbara
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo Pereira, Fabrícia
Luiz Gomes, Vanderlei
Carlos Gonçalves, Luiz
Bernardino Júnior, Roberto
de Lima Lucas, Bárbara
description Estabelecer a correta dimensão vertical para o paciente desdentado é um procedimento complexo devido às controvérsias na literatura, e à falta de um método universalmente aceito. O profissional deve se basear na correta confecção dos planos de orientação para oferecer suporte suficiente aos tecidos moles periorais e adequada relação maxilomandibular ao paciente. A proporcionalidade entre as estruturas faciais pode ser um aspecto observado durante o tratamento de reabilitação oral. Esse estudo verificou a presença de correlações entre estruturas da composição facial para oferecer parâmetros anatômicos confiáveis durante a determinação da dimensão vertical de repouso e do comprimento adequado dos lábios superiores e inferiores. Fotos digitais da face de 76 estudantes foram registradas. Foram medidos e comparados os segmentos faciais: distância da base do nariz ao lábio superior, distância do lábio inferior ao queixo, altura do terço inferior da face, distância do olho à comissura labial, distância do olho ao queixo, distância entre comissuras labiais, e altura da face. Foram encontradas correlações significantes entre todas as variáveis analisadas, com exceção da comparação da distância da base do nariz ao lábio superior com a distância entre comissuras labiais. A análise de regressão linear definiu equações matemáticas para estimar o comprimento do lábio superior e inferior, bem como a dimensão vertical de repouso por meio de fotogrametria. A análise linear de tecido mole pode ser utilizada para estimar o comprimento do lábio superior e inferior, bem como a dimensão vertical de repouso durante o planejamento de um tratamento de reabilitação oral.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Analise Literária
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4066
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4066
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4066/3029
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 2, Nº 2 (DEZ 2008)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950535755825152