Memória de professoras primárias no Triângulo Mineiro nas décades de 1940-1950.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inácio, Clarissa Betanho
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Ribeiro, Betânia De Oliveira Laterza, da Silva, Elisabeth Farias, de Souza, Sauloeber Tarso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4255
Resumo: Resumo:Este trabalho é parte de uma pesquisa mais ampla denominada Modernidade e Educação pública no interior do Brasil:Estudo de caso no Triângulo Mineiro(1930-1950). Este trabalho tem como objetivo a análise das relações entre a formação docente, os saberes e as práticas pedagógicas e culturais produzidas no ensino primário nas décadas de 1940 a 1950 na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais. A metodologia utilizada foi entrevistas semiestruturadas estabelecendo com os sujeitos a interlocução entre a cultura escolar e as culturas escolares compreendendo que a cultura escolar é própria da instituição e possui suas especificidades instauradas no interior das escolas, transitando de alunos e professores, de normas a teorias. Numa forma geral, engloba tudo o que acontece no interior da escola. O registro das narrativas possibilitou analisar e compreender as seguintes questões: Onde era realizada a formação da professora primária? Como era realizada essa formação? Como eram as normas de conduta para as professoras primárias daquela época? Como era o comportamento da professora primária na sociedade? Qual(is) a(s)principal(is) fonte(s) de saberes das professoras e como esses saberes eram ressignificados e mobilizados no cotidiano escolar? Como são concebidos os conteúdos didáticos válidos e obrigatórios para aquele contexto histórico? Quais os significados e sentidos que as educadoras atribuem ao ensino primário daquela época? Qual a relação de gênero e formação docente? A investigação do projeto revelou que os saberes e práticas re/construídas no ensino primário guardam significativa relação com o cotidiano vivido pelas professoras e sua prática cultural. Percebemos que as histórias pessoais, a formação docente e as condições de vida e de trabalho de cada professora interferem direta e/ou indiretamente na re/constituição dos saberes e das práticas pedagógicas e culturais. Assim essa pesquisa, além de trazer novos elementos para o debate acerca da formação de professores trás também o significado histórico da docência no ensino primário nos meados do século XX.
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