HISTÓRIA NATURAL NAS INTERAÇÕES ENTRE LIBÉLULAS (ODONATA) DA VEGETAÇÃO DE CERRADO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fernanda Alves
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Claro, Kleber Del
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/12203
Resumo: A história natural das interações entre libélulas envolve a análise de aspectos relevantes na comunidade, como interações intra e interespecíficas e fatores climáticos. Esse estudo foi conduzido na RPPN do Clube de Caça e Pesca Itororó, na cidade de Uberlândia - MG, visando investigar os aspectos mais relevantes da história natural de Ischnura ramburii Selys, 1850 (Coenagrionidae) que possam contribuir para a inclusão dessa espécie em estudos de ecologia de interações no Cerrado. Espécimes foram observados e dados da biologia da espécie foram quantificados. Os indivíduos utilizam suas pernas para capturar as presas. A predação pode ocorrer na própria lagoa (observações pessoais), em áreas onde há abundância de presas. O acasalamento ocorre no ar e a oviposição é endofítica. Durante a postura, a fêmea permanece em tandem com o macho e eventualmente pode ficar imersa na água. Nos encontros agonísticos entre machos da mesma espécie e interespecíficos foram observados os padrões comportamentais: i) tolerância ou falha de percepção; ii) perseguição; iii) intimidação ou sinal de advertência e; iv) ataque. Além dessas categorias, foram observados comportamentos como face-off , onde duas libélulas ficam frente a frente. Verifica-se maior abundância nos meses mais quentes e úmidos do ano (primavera e verão). Não foi encontrada correlação entre a temperatura média ambiente e o valor médio de indivíduos, ao longo das estações do ano (rs=0.800; p=0.1999), entretanto pode-se verificar uma tendência a correlação.
id UFU-5_84ff5471ac889ec389bdd11de81e37f7
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12203
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling HISTÓRIA NATURAL NAS INTERAÇÕES ENTRE LIBÉLULAS (ODONATA) DA VEGETAÇÃO DE CERRADOIschnura ramburiipredaçãocomportamento reprodutivoparâmetros abióticosA história natural das interações entre libélulas envolve a análise de aspectos relevantes na comunidade, como interações intra e interespecíficas e fatores climáticos. Esse estudo foi conduzido na RPPN do Clube de Caça e Pesca Itororó, na cidade de Uberlândia - MG, visando investigar os aspectos mais relevantes da história natural de Ischnura ramburii Selys, 1850 (Coenagrionidae) que possam contribuir para a inclusão dessa espécie em estudos de ecologia de interações no Cerrado. Espécimes foram observados e dados da biologia da espécie foram quantificados. Os indivíduos utilizam suas pernas para capturar as presas. A predação pode ocorrer na própria lagoa (observações pessoais), em áreas onde há abundância de presas. O acasalamento ocorre no ar e a oviposição é endofítica. Durante a postura, a fêmea permanece em tandem com o macho e eventualmente pode ficar imersa na água. Nos encontros agonísticos entre machos da mesma espécie e interespecíficos foram observados os padrões comportamentais: i) tolerância ou falha de percepção; ii) perseguição; iii) intimidação ou sinal de advertência e; iv) ataque. Além dessas categorias, foram observados comportamentos como face-off , onde duas libélulas ficam frente a frente. Verifica-se maior abundância nos meses mais quentes e úmidos do ano (primavera e verão). Não foi encontrada correlação entre a temperatura média ambiente e o valor médio de indivíduos, ao longo das estações do ano (rs=0.800; p=0.1999), entretanto pode-se verificar uma tendência a correlação.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-12-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/12203Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/12203/7974Martins, Fernanda AlvesClaro, Kleber Delinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-08T11:06:27Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/12203Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-08T11:06:27Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv HISTÓRIA NATURAL NAS INTERAÇÕES ENTRE LIBÉLULAS (ODONATA) DA VEGETAÇÃO DE CERRADO
title HISTÓRIA NATURAL NAS INTERAÇÕES ENTRE LIBÉLULAS (ODONATA) DA VEGETAÇÃO DE CERRADO
spellingShingle HISTÓRIA NATURAL NAS INTERAÇÕES ENTRE LIBÉLULAS (ODONATA) DA VEGETAÇÃO DE CERRADO
Martins, Fernanda Alves
Ischnura ramburii
predação
comportamento reprodutivo
parâmetros abióticos
title_short HISTÓRIA NATURAL NAS INTERAÇÕES ENTRE LIBÉLULAS (ODONATA) DA VEGETAÇÃO DE CERRADO
title_full HISTÓRIA NATURAL NAS INTERAÇÕES ENTRE LIBÉLULAS (ODONATA) DA VEGETAÇÃO DE CERRADO
title_fullStr HISTÓRIA NATURAL NAS INTERAÇÕES ENTRE LIBÉLULAS (ODONATA) DA VEGETAÇÃO DE CERRADO
title_full_unstemmed HISTÓRIA NATURAL NAS INTERAÇÕES ENTRE LIBÉLULAS (ODONATA) DA VEGETAÇÃO DE CERRADO
title_sort HISTÓRIA NATURAL NAS INTERAÇÕES ENTRE LIBÉLULAS (ODONATA) DA VEGETAÇÃO DE CERRADO
author Martins, Fernanda Alves
author_facet Martins, Fernanda Alves
Claro, Kleber Del
author_role author
author2 Claro, Kleber Del
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fernanda Alves
Claro, Kleber Del
dc.subject.por.fl_str_mv Ischnura ramburii
predação
comportamento reprodutivo
parâmetros abióticos
topic Ischnura ramburii
predação
comportamento reprodutivo
parâmetros abióticos
description A história natural das interações entre libélulas envolve a análise de aspectos relevantes na comunidade, como interações intra e interespecíficas e fatores climáticos. Esse estudo foi conduzido na RPPN do Clube de Caça e Pesca Itororó, na cidade de Uberlândia - MG, visando investigar os aspectos mais relevantes da história natural de Ischnura ramburii Selys, 1850 (Coenagrionidae) que possam contribuir para a inclusão dessa espécie em estudos de ecologia de interações no Cerrado. Espécimes foram observados e dados da biologia da espécie foram quantificados. Os indivíduos utilizam suas pernas para capturar as presas. A predação pode ocorrer na própria lagoa (observações pessoais), em áreas onde há abundância de presas. O acasalamento ocorre no ar e a oviposição é endofítica. Durante a postura, a fêmea permanece em tandem com o macho e eventualmente pode ficar imersa na água. Nos encontros agonísticos entre machos da mesma espécie e interespecíficos foram observados os padrões comportamentais: i) tolerância ou falha de percepção; ii) perseguição; iii) intimidação ou sinal de advertência e; iv) ataque. Além dessas categorias, foram observados comportamentos como face-off , onde duas libélulas ficam frente a frente. Verifica-se maior abundância nos meses mais quentes e úmidos do ano (primavera e verão). Não foi encontrada correlação entre a temperatura média ambiente e o valor médio de indivíduos, ao longo das estações do ano (rs=0.800; p=0.1999), entretanto pode-se verificar uma tendência a correlação.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-12-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/12203
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/12203
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/12203/7974
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537592930304