APRIMORAMENTO DE AQUECEDORES SOLARES DE BAIXO CUSTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Natália M. B.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4482
Resumo: Sabe-se que o sol é uma fonte de energia renovável. A energia solar é transmitida por radiação e não polui o meio ambiente uma vez que não libera gases tóxicos durante sua coleta. Uma forma comum de aproveitamento desse potencial energético é através do uso de energia térmica para aquecimento de água em chuveiros, sendo comum o uso de aquecedor solar. Um aquecedor solar é composto basicamente pela placa coletora e um reservatório (boiler). Nos últimos anos a ONG Sociedade do Sol tem proposto a utilização de um aquecedor solar alternativo, intitulado de Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). O ASBC tem o coletor solar confeccionado a partir de materiais poliméricos, cujo desempenho é similar ao aquecedor convencional (coletor metálico) e os custos de instalação e construção são menores. Diante disto, o objetivo desse trabalho foi comparar o desempenho de dois aquecedores alternativos (coletores de PVC e polipropileno) nas mesmas condições operacionais de um aquecedor convencional (coletor de cobre). Para tanto, medidas experimentais foram realizadas nas três modalidades de aquecedores, em que foram analisadas as distribuições de temperaturas e o tempo de resposta para se alcançar as melhores condições de consumo. De acordo com os estudos realizados, foi possível verificar que os aquecedores de baixo custo possuem potencialidade de utilização, posto que nas mesmas condições operacionais do aquecedor convencional, apresentaram praticamente os mesmos valores de temperatura. Foi possível concluir ainda que os aquecedores solares de baixo custo são tecnicamente viáveis para o aquecimento doméstico de água.
id UFU-5_88fcd63b6e7c927b438e6b07e3871ef9
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4482
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling APRIMORAMENTO DE AQUECEDORES SOLARES DE BAIXO CUSTOSabe-se que o sol é uma fonte de energia renovável. A energia solar é transmitida por radiação e não polui o meio ambiente uma vez que não libera gases tóxicos durante sua coleta. Uma forma comum de aproveitamento desse potencial energético é através do uso de energia térmica para aquecimento de água em chuveiros, sendo comum o uso de aquecedor solar. Um aquecedor solar é composto basicamente pela placa coletora e um reservatório (boiler). Nos últimos anos a ONG Sociedade do Sol tem proposto a utilização de um aquecedor solar alternativo, intitulado de Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). O ASBC tem o coletor solar confeccionado a partir de materiais poliméricos, cujo desempenho é similar ao aquecedor convencional (coletor metálico) e os custos de instalação e construção são menores. Diante disto, o objetivo desse trabalho foi comparar o desempenho de dois aquecedores alternativos (coletores de PVC e polipropileno) nas mesmas condições operacionais de um aquecedor convencional (coletor de cobre). Para tanto, medidas experimentais foram realizadas nas três modalidades de aquecedores, em que foram analisadas as distribuições de temperaturas e o tempo de resposta para se alcançar as melhores condições de consumo. De acordo com os estudos realizados, foi possível verificar que os aquecedores de baixo custo possuem potencialidade de utilização, posto que nas mesmas condições operacionais do aquecedor convencional, apresentaram praticamente os mesmos valores de temperatura. Foi possível concluir ainda que os aquecedores solares de baixo custo são tecnicamente viáveis para o aquecimento doméstico de água.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2013-01-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4482Horizonte Científico; VOL 6, Nº2 (FEV 2012)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4482/11859Oliveira, Natália M. B.info:eu-repo/semantics/openAccess2013-02-07T11:17:33Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4482Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-02-07T11:17:33Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv APRIMORAMENTO DE AQUECEDORES SOLARES DE BAIXO CUSTO
title APRIMORAMENTO DE AQUECEDORES SOLARES DE BAIXO CUSTO
spellingShingle APRIMORAMENTO DE AQUECEDORES SOLARES DE BAIXO CUSTO
Oliveira, Natália M. B.
title_short APRIMORAMENTO DE AQUECEDORES SOLARES DE BAIXO CUSTO
title_full APRIMORAMENTO DE AQUECEDORES SOLARES DE BAIXO CUSTO
title_fullStr APRIMORAMENTO DE AQUECEDORES SOLARES DE BAIXO CUSTO
title_full_unstemmed APRIMORAMENTO DE AQUECEDORES SOLARES DE BAIXO CUSTO
title_sort APRIMORAMENTO DE AQUECEDORES SOLARES DE BAIXO CUSTO
author Oliveira, Natália M. B.
author_facet Oliveira, Natália M. B.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Natália M. B.
description Sabe-se que o sol é uma fonte de energia renovável. A energia solar é transmitida por radiação e não polui o meio ambiente uma vez que não libera gases tóxicos durante sua coleta. Uma forma comum de aproveitamento desse potencial energético é através do uso de energia térmica para aquecimento de água em chuveiros, sendo comum o uso de aquecedor solar. Um aquecedor solar é composto basicamente pela placa coletora e um reservatório (boiler). Nos últimos anos a ONG Sociedade do Sol tem proposto a utilização de um aquecedor solar alternativo, intitulado de Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC). O ASBC tem o coletor solar confeccionado a partir de materiais poliméricos, cujo desempenho é similar ao aquecedor convencional (coletor metálico) e os custos de instalação e construção são menores. Diante disto, o objetivo desse trabalho foi comparar o desempenho de dois aquecedores alternativos (coletores de PVC e polipropileno) nas mesmas condições operacionais de um aquecedor convencional (coletor de cobre). Para tanto, medidas experimentais foram realizadas nas três modalidades de aquecedores, em que foram analisadas as distribuições de temperaturas e o tempo de resposta para se alcançar as melhores condições de consumo. De acordo com os estudos realizados, foi possível verificar que os aquecedores de baixo custo possuem potencialidade de utilização, posto que nas mesmas condições operacionais do aquecedor convencional, apresentaram praticamente os mesmos valores de temperatura. Foi possível concluir ainda que os aquecedores solares de baixo custo são tecnicamente viáveis para o aquecimento doméstico de água.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4482
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4482/11859
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 6, Nº2 (FEV 2012)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537077030912