MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE MATERIAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forlani Masini, Henrique
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4391
Resumo: Este trabalho apresenta como proposta o desenvolvimento de um equipamento portátil que poderá ser levado para diferentes lugares para ser efetuada a medição automática do coeficiente de absorção acústica através do tubo de impedância pelo método de um microfone utilizando o software labVIEW. A metodologia é baseada em medições da densidade de energia acústica usando funções transferência como recomendado pela norma ASTM E 1050. A técnica recomenda a utilização de dois microfones com casamento de fase, entretanto com base em publicações de outros pesquisadores verificou-se a real possibilidade de utilização de apenas um microfone. Uma bancada experimental foi construída utilizando um gerador de sinais, um microfone e outros equipamentos especificamente projetados e construídos para o experimento, como uma caixa acústica contendo um alto falante automotivo, um tubo de impedância circular em PVC contendo uma série de furos devidamente espaçados, para acomodar o microfone e um amplificador de potência para o gerador de sinais. Os sinais adquiridos foram processados por um computador com um software analisador de sinais desenvolvido em LabVIEW. Com a construção e validação da metodologia e do sistema de medição verifica-se uma otimização da capacidade laboratorial na medição de coeficiente de absorção de diversos materiais alternativos, em faixas de freqüências de 75 a 4650 Hz.
id UFU-5_a04499c622bda461d7664b58f0ed862e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4391
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE MATERIAISEste trabalho apresenta como proposta o desenvolvimento de um equipamento portátil que poderá ser levado para diferentes lugares para ser efetuada a medição automática do coeficiente de absorção acústica através do tubo de impedância pelo método de um microfone utilizando o software labVIEW. A metodologia é baseada em medições da densidade de energia acústica usando funções transferência como recomendado pela norma ASTM E 1050. A técnica recomenda a utilização de dois microfones com casamento de fase, entretanto com base em publicações de outros pesquisadores verificou-se a real possibilidade de utilização de apenas um microfone. Uma bancada experimental foi construída utilizando um gerador de sinais, um microfone e outros equipamentos especificamente projetados e construídos para o experimento, como uma caixa acústica contendo um alto falante automotivo, um tubo de impedância circular em PVC contendo uma série de furos devidamente espaçados, para acomodar o microfone e um amplificador de potência para o gerador de sinais. Os sinais adquiridos foram processados por um computador com um software analisador de sinais desenvolvido em LabVIEW. Com a construção e validação da metodologia e do sistema de medição verifica-se uma otimização da capacidade laboratorial na medição de coeficiente de absorção de diversos materiais alternativos, em faixas de freqüências de 75 a 4650 Hz.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4391Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4391/7964Forlani Masini, Henriqueinfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-07T11:51:25Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4391Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-07T11:51:25Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE MATERIAIS
title MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE MATERIAIS
spellingShingle MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE MATERIAIS
Forlani Masini, Henrique
title_short MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE MATERIAIS
title_full MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE MATERIAIS
title_fullStr MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE MATERIAIS
title_full_unstemmed MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE MATERIAIS
title_sort MEDIÇÃO AUTOMÁTICA DO COEFICIENTE DE ABSORÇÃO ACÚSTICA DE MATERIAIS
author Forlani Masini, Henrique
author_facet Forlani Masini, Henrique
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forlani Masini, Henrique
description Este trabalho apresenta como proposta o desenvolvimento de um equipamento portátil que poderá ser levado para diferentes lugares para ser efetuada a medição automática do coeficiente de absorção acústica através do tubo de impedância pelo método de um microfone utilizando o software labVIEW. A metodologia é baseada em medições da densidade de energia acústica usando funções transferência como recomendado pela norma ASTM E 1050. A técnica recomenda a utilização de dois microfones com casamento de fase, entretanto com base em publicações de outros pesquisadores verificou-se a real possibilidade de utilização de apenas um microfone. Uma bancada experimental foi construída utilizando um gerador de sinais, um microfone e outros equipamentos especificamente projetados e construídos para o experimento, como uma caixa acústica contendo um alto falante automotivo, um tubo de impedância circular em PVC contendo uma série de furos devidamente espaçados, para acomodar o microfone e um amplificador de potência para o gerador de sinais. Os sinais adquiridos foram processados por um computador com um software analisador de sinais desenvolvido em LabVIEW. Com a construção e validação da metodologia e do sistema de medição verifica-se uma otimização da capacidade laboratorial na medição de coeficiente de absorção de diversos materiais alternativos, em faixas de freqüências de 75 a 4650 Hz.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4391
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4391
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4391/7964
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950536589443072