O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA A PARTIR DA NOÇÃO DE INSTINTO EM STEVEN PINKER
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/28313 |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo discute como os argumentos levantados por Steven Pinker no livro O Instinto da linguagem são relevantes para questões filosóficas da linguagem e da aquisição de linguagem por crianças. Ele defende a ideia da existência da noção de um "instinto da linguagem" no ser humano, o qual é provocado pela evolução adaptativa, mais precisamente, pela seleção natural. Logo, a linguagem é vista como uma peça fundamental da constituição biológica do cérebro humano. Nesse sentido, a universalidade da língua é a primeira razão para se suspeitar que a linguagem, de fato, não é um produto exclusivo do meio onde as pessoas vivem. Assim como Noam Chomsky, de grande influência em suas teorias, Pinker defende a existência de uma gramática universal nos indivíduos. Essa gramática, semelhante a um programa de computador sofisticado, é o que a criança traz em seu interior e que lhe permite aprender a falar. A linguagem parece desenvolver-se na mesma velocidade que o cérebro em crescimento. Nesse período, a criança vai sincronizando sua capacidade inata de linguagem com a língua falada ao redor de si. Palavras-chave: Pinker. Infância. Linguagem. Instinto. |
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O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM NA CRIANÇA A PARTIR DA NOÇÃO DE INSTINTO EM STEVEN PINKERPinker. Infância. Linguagem. Instinto.RESUMO: O presente artigo discute como os argumentos levantados por Steven Pinker no livro O Instinto da linguagem são relevantes para questões filosóficas da linguagem e da aquisição de linguagem por crianças. Ele defende a ideia da existência da noção de um "instinto da linguagem" no ser humano, o qual é provocado pela evolução adaptativa, mais precisamente, pela seleção natural. Logo, a linguagem é vista como uma peça fundamental da constituição biológica do cérebro humano. Nesse sentido, a universalidade da língua é a primeira razão para se suspeitar que a linguagem, de fato, não é um produto exclusivo do meio onde as pessoas vivem. Assim como Noam Chomsky, de grande influência em suas teorias, Pinker defende a existência de uma gramática universal nos indivíduos. Essa gramática, semelhante a um programa de computador sofisticado, é o que a criança traz em seu interior e que lhe permite aprender a falar. A linguagem parece desenvolver-se na mesma velocidade que o cérebro em crescimento. Nesse período, a criança vai sincronizando sua capacidade inata de linguagem com a língua falada ao redor de si. Palavras-chave: Pinker. Infância. Linguagem. Instinto.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2015-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/28313Horizonte Científico; VOL 9, Nº 2 (DEZ 2015)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/28313/16696Copyright (c) 2015 Horizonte Científicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessArmond, Ana CristinaMalard Monteiro, Pedro2015-12-16T10:29:02Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/28313Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2015-12-16T10:29:02Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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