HISTÓRIA DO ENSINO RURAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG (1950 A 1979): OS SUJEITOS E SUAS PRÁTICAS
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14509 |
Resumo: | Este texto apresenta os resultados da pesquisa realizada no projeto PIBIC/FAPEMIG (Processo: HUM 048, vigência: 2010/2011) "História do ensino rural no município de Uberlândia - MG (1950 a 1979): sujeitos e suas práticas". Os nossos objetivos foram: buscar memórias e histórias construídas por alunos que vivenciaram o ensino no meio rural; verificar a importância atribuída por eles ao processo de escolarização e à escola rural frequentada; compreender as condições de funcionamento dessa modalidade de educação no nosso município; contribuir para a expansão de estudos e pesquisas em História da Educação por meio dos estudos das práticas escolares, culturas e significados construídos e reelaborados pelos alunos no decorrer do tempo. Para atingir esses objetivos, entrevistamos sete ex-alunos da escola rural, consultamos fotografias e três cadernos escolares. Analisamos os dados a partir das seguintes categorias: Perfil, Tempos e Espaços Escolares, Práticas, Cultura Material, Relacionamentos, Sociabilidade e Significados da Escola. Desses significados destacamos: o trabalho do professor, conteúdos aprendidos, relacionamento com os professores e colegas, caminho da escola, recreio e castigos. Constatamos que a maioria dos ex-alunos era filho de pequenos proprietários rurais, enfrentaram muitas dificuldades para concluírem o ensino primário devido, por exemplo, a necessidade de conciliar escola com o trabalho, a ausência de meios de transporte, as mudanças de professores e o esforço para aprender em salas multisseriadas. A despeito disso, os entrevistados também recordaram com saudades e gratidão as brincadeiras que aconteciam no trajeto para escola e os conhecimentos adquiridos importantes para o desenvolvimento pessoal. |
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HISTÓRIA DO ENSINO RURAL NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG (1950 A 1979): OS SUJEITOS E SUAS PRÁTICASPalavras-chaveHistória do Ensino Rural. História da Educação. História da Escola Rural. Alunos. Memórias.Este texto apresenta os resultados da pesquisa realizada no projeto PIBIC/FAPEMIG (Processo: HUM 048, vigência: 2010/2011) "História do ensino rural no município de Uberlândia - MG (1950 a 1979): sujeitos e suas práticas". Os nossos objetivos foram: buscar memórias e histórias construídas por alunos que vivenciaram o ensino no meio rural; verificar a importância atribuída por eles ao processo de escolarização e à escola rural frequentada; compreender as condições de funcionamento dessa modalidade de educação no nosso município; contribuir para a expansão de estudos e pesquisas em História da Educação por meio dos estudos das práticas escolares, culturas e significados construídos e reelaborados pelos alunos no decorrer do tempo. Para atingir esses objetivos, entrevistamos sete ex-alunos da escola rural, consultamos fotografias e três cadernos escolares. Analisamos os dados a partir das seguintes categorias: Perfil, Tempos e Espaços Escolares, Práticas, Cultura Material, Relacionamentos, Sociabilidade e Significados da Escola. Desses significados destacamos: o trabalho do professor, conteúdos aprendidos, relacionamento com os professores e colegas, caminho da escola, recreio e castigos. Constatamos que a maioria dos ex-alunos era filho de pequenos proprietários rurais, enfrentaram muitas dificuldades para concluírem o ensino primário devido, por exemplo, a necessidade de conciliar escola com o trabalho, a ausência de meios de transporte, as mudanças de professores e o esforço para aprender em salas multisseriadas. A despeito disso, os entrevistados também recordaram com saudades e gratidão as brincadeiras que aconteciam no trajeto para escola e os conhecimentos adquiridos importantes para o desenvolvimento pessoal.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2012-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14509Horizonte Científico; VOL 6, Nº 1 (AGO 2012)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/14509/9420Gonçalves, Silvana de JesusFagundes de Lima, Sandra Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-08-13T17:33:58Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/14509Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2012-08-13T17:33:58Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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