A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Vanilda Honória
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242
Resumo: Nietzsche é crítico da educação a ele contemporânea, destacando a superficialidade do modelo de formação do homem moderno, que em nome do ideal de racionalidade técnica abdicou da cultura e demoliu o humano em favor de um modelo de homem dócil e obediente, e ao mesmo tempo destituído de personalidade. O autor não se detém aos formalismos da filosofia praticada em sua época, uma vez que o rigor do método não atenta para os problemas do mundo, ou seja, o social. Pretende-se com o desenvolvimento deste trabalho ressaltar a importância dada por Nietzsche a nova perspectiva educacional, destinada à reforma da cultura e, consequentemente da sociedade. Para o desenvolvimento do trabalho se fez necessário percorrer a vasta obra do autor, para tratarmos de sua concepção de Educação, visto que ele não se caracteriza como um autor sistemático.
id UFU-5_b7abecc24bdf5284905e07d50415777e
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6242
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHEEducaçãoModernidadeCríticaAlém HomemNietzsche é crítico da educação a ele contemporânea, destacando a superficialidade do modelo de formação do homem moderno, que em nome do ideal de racionalidade técnica abdicou da cultura e demoliu o humano em favor de um modelo de homem dócil e obediente, e ao mesmo tempo destituído de personalidade. O autor não se detém aos formalismos da filosofia praticada em sua época, uma vez que o rigor do método não atenta para os problemas do mundo, ou seja, o social. Pretende-se com o desenvolvimento deste trabalho ressaltar a importância dada por Nietzsche a nova perspectiva educacional, destinada à reforma da cultura e, consequentemente da sociedade. Para o desenvolvimento do trabalho se fez necessário percorrer a vasta obra do autor, para tratarmos de sua concepção de Educação, visto que ele não se caracteriza como um autor sistemático.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parespesquisa teóricaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242Horizonte Científico; VOL 4, Nº 1 (AGO 2010)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242/8108Santos, Vanilda Honóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-21T09:20:50Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6242Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-21T09:20:50Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE
title A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE
spellingShingle A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE
Santos, Vanilda Honória
Educação
Modernidade
Crítica
Além Homem
title_short A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE
title_full A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE
title_fullStr A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE
title_sort A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE
author Santos, Vanilda Honória
author_facet Santos, Vanilda Honória
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Vanilda Honória
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Modernidade
Crítica
Além Homem
topic Educação
Modernidade
Crítica
Além Homem
description Nietzsche é crítico da educação a ele contemporânea, destacando a superficialidade do modelo de formação do homem moderno, que em nome do ideal de racionalidade técnica abdicou da cultura e demoliu o humano em favor de um modelo de homem dócil e obediente, e ao mesmo tempo destituído de personalidade. O autor não se detém aos formalismos da filosofia praticada em sua época, uma vez que o rigor do método não atenta para os problemas do mundo, ou seja, o social. Pretende-se com o desenvolvimento deste trabalho ressaltar a importância dada por Nietzsche a nova perspectiva educacional, destinada à reforma da cultura e, consequentemente da sociedade. Para o desenvolvimento do trabalho se fez necessário percorrer a vasta obra do autor, para tratarmos de sua concepção de Educação, visto que ele não se caracteriza como um autor sistemático.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-08-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242/8108
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 4, Nº 1 (AGO 2010)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537098002432