A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242 |
Resumo: | Nietzsche é crítico da educação a ele contemporânea, destacando a superficialidade do modelo de formação do homem moderno, que em nome do ideal de racionalidade técnica abdicou da cultura e demoliu o humano em favor de um modelo de homem dócil e obediente, e ao mesmo tempo destituído de personalidade. O autor não se detém aos formalismos da filosofia praticada em sua época, uma vez que o rigor do método não atenta para os problemas do mundo, ou seja, o social. Pretende-se com o desenvolvimento deste trabalho ressaltar a importância dada por Nietzsche a nova perspectiva educacional, destinada à reforma da cultura e, consequentemente da sociedade. Para o desenvolvimento do trabalho se fez necessário percorrer a vasta obra do autor, para tratarmos de sua concepção de Educação, visto que ele não se caracteriza como um autor sistemático. |
id |
UFU-5_b7abecc24bdf5284905e07d50415777e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6242 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHEEducaçãoModernidadeCríticaAlém HomemNietzsche é crítico da educação a ele contemporânea, destacando a superficialidade do modelo de formação do homem moderno, que em nome do ideal de racionalidade técnica abdicou da cultura e demoliu o humano em favor de um modelo de homem dócil e obediente, e ao mesmo tempo destituído de personalidade. O autor não se detém aos formalismos da filosofia praticada em sua época, uma vez que o rigor do método não atenta para os problemas do mundo, ou seja, o social. Pretende-se com o desenvolvimento deste trabalho ressaltar a importância dada por Nietzsche a nova perspectiva educacional, destinada à reforma da cultura e, consequentemente da sociedade. Para o desenvolvimento do trabalho se fez necessário percorrer a vasta obra do autor, para tratarmos de sua concepção de Educação, visto que ele não se caracteriza como um autor sistemático.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-08-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Parespesquisa teóricaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242Horizonte Científico; VOL 4, Nº 1 (AGO 2010)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242/8108Santos, Vanilda Honóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-21T09:20:50Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/6242Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-21T09:20:50Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE |
title |
A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE Santos, Vanilda Honória Educação Modernidade Crítica Além Homem |
title_short |
A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE |
title_full |
A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE |
title_sort |
A EDUCAÇÃO COMO CRÍTICA À MODERNIDADE NA FILOSOFIA DE FRIEDRICH NIETZSCHE |
author |
Santos, Vanilda Honória |
author_facet |
Santos, Vanilda Honória |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vanilda Honória |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Modernidade Crítica Além Homem |
topic |
Educação Modernidade Crítica Além Homem |
description |
Nietzsche é crítico da educação a ele contemporânea, destacando a superficialidade do modelo de formação do homem moderno, que em nome do ideal de racionalidade técnica abdicou da cultura e demoliu o humano em favor de um modelo de homem dócil e obediente, e ao mesmo tempo destituído de personalidade. O autor não se detém aos formalismos da filosofia praticada em sua época, uma vez que o rigor do método não atenta para os problemas do mundo, ou seja, o social. Pretende-se com o desenvolvimento deste trabalho ressaltar a importância dada por Nietzsche a nova perspectiva educacional, destinada à reforma da cultura e, consequentemente da sociedade. Para o desenvolvimento do trabalho se fez necessário percorrer a vasta obra do autor, para tratarmos de sua concepção de Educação, visto que ele não se caracteriza como um autor sistemático. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-08-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares pesquisa teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/6242/8108 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 4, Nº 1 (AGO 2010) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950537098002432 |