A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Valeska Virgínia Soares
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22507
Resumo: O contexto atual parece estar marcado por interações mais intensas entre as pessoas por meio de tecnologias digitais que possibilitam comunicação e aprendizagem. Preocupadas com a inserção desses novos recursos tecnológicos que nos são impostos nos últimos tempos, buscamos esclarecer como os estudantes percebem as tecnologias digitais como ferramentas que podem lhes auxiliar em sua aprendizagem de inglês. Aplicamos questionários semiestruturados com perguntas relacionadas à aprendizagem de língua inglesa e às ferramentas digitais a 498 estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Uberlândia (MG). As três perguntas que nortearam nossa investigação foram: Esses estudantes investigados se interessam em aprender a língua inglesa? Como as tecnologias digitais influenciam esse interesse? Como esses estudantes aprendem a língua inglesa dentro e fora da escola considerando-se a utilização de tecnologias digitais? Fundamentamos nosso trabalho no conceito de 'nativos digitais' (PRENSKY, 2001a) e em como esses 'nativos' tendem a efetivar diferentes affordances (GIBSON, 1986) propiciadas pelas tecnologias digitais. Observamos que os estudantes investigados se sentem responsáveis pelo processo de aprendizagem, mas não se sentem motivados para aprender no contexto escolar. Entretanto, demonstram interesse em aprender a língua inglesa para necessidades futuras. Para tanto, acreditam conseguir aprender sem estar no ambiente escolar, utilizando ferramentas digitais como Google, Youtube, Wikipedia, Facebook e Livemocha. Eles percebem affordances em espaços digitais que podem colaborar para o processo de aprendizagem por estarem sempre conectados, especialmente para se cadastrarem em sites de seu interesse.
id UFU-5_bd1d72b7eb5ad3d86acb16f3ff6b0d89
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22507
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAISlíngua inglesanativos digitaisprocesso de aprendizagemO contexto atual parece estar marcado por interações mais intensas entre as pessoas por meio de tecnologias digitais que possibilitam comunicação e aprendizagem. Preocupadas com a inserção desses novos recursos tecnológicos que nos são impostos nos últimos tempos, buscamos esclarecer como os estudantes percebem as tecnologias digitais como ferramentas que podem lhes auxiliar em sua aprendizagem de inglês. Aplicamos questionários semiestruturados com perguntas relacionadas à aprendizagem de língua inglesa e às ferramentas digitais a 498 estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Uberlândia (MG). As três perguntas que nortearam nossa investigação foram: Esses estudantes investigados se interessam em aprender a língua inglesa? Como as tecnologias digitais influenciam esse interesse? Como esses estudantes aprendem a língua inglesa dentro e fora da escola considerando-se a utilização de tecnologias digitais? Fundamentamos nosso trabalho no conceito de 'nativos digitais' (PRENSKY, 2001a) e em como esses 'nativos' tendem a efetivar diferentes affordances (GIBSON, 1986) propiciadas pelas tecnologias digitais. Observamos que os estudantes investigados se sentem responsáveis pelo processo de aprendizagem, mas não se sentem motivados para aprender no contexto escolar. Entretanto, demonstram interesse em aprender a língua inglesa para necessidades futuras. Para tanto, acreditam conseguir aprender sem estar no ambiente escolar, utilizando ferramentas digitais como Google, Youtube, Wikipedia, Facebook e Livemocha. Eles percebem affordances em espaços digitais que podem colaborar para o processo de aprendizagem por estarem sempre conectados, especialmente para se cadastrarem em sites de seu interesse.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2013-06-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22507Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22507/12415Souza, Valeska Virgínia Soaresinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-10T18:27:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/22507Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-09-10T18:27:22Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS
title A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS
spellingShingle A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS
Souza, Valeska Virgínia Soares
língua inglesa
nativos digitais
processo de aprendizagem
title_short A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS
title_full A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS
title_fullStr A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS
title_full_unstemmed A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS
title_sort A INFLUÊNCIA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA DE NATIVOS DIGITAIS
author Souza, Valeska Virgínia Soares
author_facet Souza, Valeska Virgínia Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Valeska Virgínia Soares
dc.subject.por.fl_str_mv língua inglesa
nativos digitais
processo de aprendizagem
topic língua inglesa
nativos digitais
processo de aprendizagem
description O contexto atual parece estar marcado por interações mais intensas entre as pessoas por meio de tecnologias digitais que possibilitam comunicação e aprendizagem. Preocupadas com a inserção desses novos recursos tecnológicos que nos são impostos nos últimos tempos, buscamos esclarecer como os estudantes percebem as tecnologias digitais como ferramentas que podem lhes auxiliar em sua aprendizagem de inglês. Aplicamos questionários semiestruturados com perguntas relacionadas à aprendizagem de língua inglesa e às ferramentas digitais a 498 estudantes de Ensino Fundamental e de Ensino Médio das redes pública e privada da cidade de Uberlândia (MG). As três perguntas que nortearam nossa investigação foram: Esses estudantes investigados se interessam em aprender a língua inglesa? Como as tecnologias digitais influenciam esse interesse? Como esses estudantes aprendem a língua inglesa dentro e fora da escola considerando-se a utilização de tecnologias digitais? Fundamentamos nosso trabalho no conceito de 'nativos digitais' (PRENSKY, 2001a) e em como esses 'nativos' tendem a efetivar diferentes affordances (GIBSON, 1986) propiciadas pelas tecnologias digitais. Observamos que os estudantes investigados se sentem responsáveis pelo processo de aprendizagem, mas não se sentem motivados para aprender no contexto escolar. Entretanto, demonstram interesse em aprender a língua inglesa para necessidades futuras. Para tanto, acreditam conseguir aprender sem estar no ambiente escolar, utilizando ferramentas digitais como Google, Youtube, Wikipedia, Facebook e Livemocha. Eles percebem affordances em espaços digitais que podem colaborar para o processo de aprendizagem por estarem sempre conectados, especialmente para se cadastrarem em sites de seu interesse.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22507
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22507
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/22507/12415
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950538154967040