A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLO/ PATOS DE MINAS NA PROPOSTA DE ZONEAMENTO DO PARQUE MUNICIPAL MIRANTE DO ALTO DA COLINA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes Caixeta, Ana Clara
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Brito, Jorge Luis Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8005
Resumo: O presente trabalho estuda a expansão das cidades sobre o meio natural e suas relações com a sociedade. Para isso, utiliza as técnicas de Geoprocessamento com o intuito de mapeamento do zoneamento do Parque Municipal Mirante do Alto da Colina na bacia do Córrego do Monjolo, na cidade de Patos de Minas, situada na Mesorregião Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Estado de Minas Gerais. Para os mapas e as análises realizados, utilizou principalmente, a imagem pancromática do sensor HRC do satélite CBERS-2B, obtida em 10 de dezembro de 2008, com resolução espacial de 2,70 m. A base Cartográfica, o processamento digital de imagens e os mapeamentos foram elaborados no Software SPRING 5.1, com base na malha urbana da Copasa e com o trabalho de campo na averiguação dos elementos constituintes da paisagem. Após as análises do Parque, constatou-se a necessidade de preservação, principalmente pelo fato de o mesmo estar em uma área urbana e ser uma área de instabilidade. Logo, infere-se que as técnicas de Geoprocessamento propiciam a espacialização da realidade com o menor erro possível.
id UFU-5_c13b5c93bb78d00772b70fc3c7ebbee7
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8005
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLO/ PATOS DE MINAS NA PROPOSTA DE ZONEAMENTO DO PARQUE MUNICIPAL MIRANTE DO ALTO DA COLINA.Geoprocessamento. Parque. Zoneamento. Espaço urbano. Patos de MinasO presente trabalho estuda a expansão das cidades sobre o meio natural e suas relações com a sociedade. Para isso, utiliza as técnicas de Geoprocessamento com o intuito de mapeamento do zoneamento do Parque Municipal Mirante do Alto da Colina na bacia do Córrego do Monjolo, na cidade de Patos de Minas, situada na Mesorregião Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Estado de Minas Gerais. Para os mapas e as análises realizados, utilizou principalmente, a imagem pancromática do sensor HRC do satélite CBERS-2B, obtida em 10 de dezembro de 2008, com resolução espacial de 2,70 m. A base Cartográfica, o processamento digital de imagens e os mapeamentos foram elaborados no Software SPRING 5.1, com base na malha urbana da Copasa e com o trabalho de campo na averiguação dos elementos constituintes da paisagem. Após as análises do Parque, constatou-se a necessidade de preservação, principalmente pelo fato de o mesmo estar em uma área urbana e ser uma área de instabilidade. Logo, infere-se que as técnicas de Geoprocessamento propiciam a espacialização da realidade com o menor erro possível.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-11-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8005Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8005/7971Mendes Caixeta, Ana ClaraBrito, Jorge Luis Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-12-07T11:51:24Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/8005Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-12-07T11:51:24Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLO/ PATOS DE MINAS NA PROPOSTA DE ZONEAMENTO DO PARQUE MUNICIPAL MIRANTE DO ALTO DA COLINA.
title A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLO/ PATOS DE MINAS NA PROPOSTA DE ZONEAMENTO DO PARQUE MUNICIPAL MIRANTE DO ALTO DA COLINA.
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLO/ PATOS DE MINAS NA PROPOSTA DE ZONEAMENTO DO PARQUE MUNICIPAL MIRANTE DO ALTO DA COLINA.
Mendes Caixeta, Ana Clara
Geoprocessamento. Parque. Zoneamento. Espaço urbano. Patos de Minas
title_short A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLO/ PATOS DE MINAS NA PROPOSTA DE ZONEAMENTO DO PARQUE MUNICIPAL MIRANTE DO ALTO DA COLINA.
title_full A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLO/ PATOS DE MINAS NA PROPOSTA DE ZONEAMENTO DO PARQUE MUNICIPAL MIRANTE DO ALTO DA COLINA.
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLO/ PATOS DE MINAS NA PROPOSTA DE ZONEAMENTO DO PARQUE MUNICIPAL MIRANTE DO ALTO DA COLINA.
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLO/ PATOS DE MINAS NA PROPOSTA DE ZONEAMENTO DO PARQUE MUNICIPAL MIRANTE DO ALTO DA COLINA.
title_sort A UTILIZAÇÃO DE TÉCNICAS DE GEOPROCESSAMENTO NA BACIA DO CÓRREGO DO MONJOLO/ PATOS DE MINAS NA PROPOSTA DE ZONEAMENTO DO PARQUE MUNICIPAL MIRANTE DO ALTO DA COLINA.
author Mendes Caixeta, Ana Clara
author_facet Mendes Caixeta, Ana Clara
Brito, Jorge Luis Silva
author_role author
author2 Brito, Jorge Luis Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes Caixeta, Ana Clara
Brito, Jorge Luis Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Geoprocessamento. Parque. Zoneamento. Espaço urbano. Patos de Minas
topic Geoprocessamento. Parque. Zoneamento. Espaço urbano. Patos de Minas
description O presente trabalho estuda a expansão das cidades sobre o meio natural e suas relações com a sociedade. Para isso, utiliza as técnicas de Geoprocessamento com o intuito de mapeamento do zoneamento do Parque Municipal Mirante do Alto da Colina na bacia do Córrego do Monjolo, na cidade de Patos de Minas, situada na Mesorregião Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Estado de Minas Gerais. Para os mapas e as análises realizados, utilizou principalmente, a imagem pancromática do sensor HRC do satélite CBERS-2B, obtida em 10 de dezembro de 2008, com resolução espacial de 2,70 m. A base Cartográfica, o processamento digital de imagens e os mapeamentos foram elaborados no Software SPRING 5.1, com base na malha urbana da Copasa e com o trabalho de campo na averiguação dos elementos constituintes da paisagem. Após as análises do Parque, constatou-se a necessidade de preservação, principalmente pelo fato de o mesmo estar em uma área urbana e ser uma área de instabilidade. Logo, infere-se que as técnicas de Geoprocessamento propiciam a espacialização da realidade com o menor erro possível.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8005
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/8005/7971
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 5, Nº 2 (DEZ 2011)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950537163014144