HUMANISMO E MORALIDADE NO PENSAMENTO DE SARTRE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Angélica Silva
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4310
Resumo: RESUMO Este artigo busca mostrar as questões apresentadas a partir do existencialismo sartreano o qual apresenta uma radicalização do humanismo em oposição às concepções tradicionais atribuídas ao homem. A partir dessa caracterização, é fundamental reconhecer que as noções de liberdade, escolha e responsabilidade se apresentam como ponto-chave para a fundamentação de uma moral da ação. A compreensão da realidade humana e da moral existencialista impõe a necessidade de se pensar uma literatura engajada, pois para Sartre, assumir sua época significa engajar-se, escolher um projeto, agir autenticamente, e, especificamente, com a escrita através da literatura. Neste sentido, a literatura como produção humana é apelo de uma liberdade a outras liberdades, é o desvendar de uma situação, é o modo pelo qual o homem toma consciência de si. Se, para o filósofo escrever é agir, a tarefa da literatura comprometida é a efetivação da eticidade pela práxis a qual nos evidencia o caráter eminentemente prático do conhecimento humano. Palavras-chave: Liberdade, Responsabilidade, Moralidade, Literatura Engajada.
id UFU-5_d02934cf1fb437ce57a2225b43e0f6a4
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4310
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling HUMANISMO E MORALIDADE NO PENSAMENTO DE SARTRERESUMO Este artigo busca mostrar as questões apresentadas a partir do existencialismo sartreano o qual apresenta uma radicalização do humanismo em oposição às concepções tradicionais atribuídas ao homem. A partir dessa caracterização, é fundamental reconhecer que as noções de liberdade, escolha e responsabilidade se apresentam como ponto-chave para a fundamentação de uma moral da ação. A compreensão da realidade humana e da moral existencialista impõe a necessidade de se pensar uma literatura engajada, pois para Sartre, assumir sua época significa engajar-se, escolher um projeto, agir autenticamente, e, especificamente, com a escrita através da literatura. Neste sentido, a literatura como produção humana é apelo de uma liberdade a outras liberdades, é o desvendar de uma situação, é o modo pelo qual o homem toma consciência de si. Se, para o filósofo escrever é agir, a tarefa da literatura comprometida é a efetivação da eticidade pela práxis a qual nos evidencia o caráter eminentemente prático do conhecimento humano. Palavras-chave: Liberdade, Responsabilidade, Moralidade, Literatura Engajada.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2009-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesAnálise Literáriaapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4310Horizonte Científico; VOL 3, Nº 1 (DEZ 2009)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4310/3194Costa, Angélica Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-03-27T13:54:47Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4310Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2014-03-27T13:54:47Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv HUMANISMO E MORALIDADE NO PENSAMENTO DE SARTRE
title HUMANISMO E MORALIDADE NO PENSAMENTO DE SARTRE
spellingShingle HUMANISMO E MORALIDADE NO PENSAMENTO DE SARTRE
Costa, Angélica Silva
title_short HUMANISMO E MORALIDADE NO PENSAMENTO DE SARTRE
title_full HUMANISMO E MORALIDADE NO PENSAMENTO DE SARTRE
title_fullStr HUMANISMO E MORALIDADE NO PENSAMENTO DE SARTRE
title_full_unstemmed HUMANISMO E MORALIDADE NO PENSAMENTO DE SARTRE
title_sort HUMANISMO E MORALIDADE NO PENSAMENTO DE SARTRE
author Costa, Angélica Silva
author_facet Costa, Angélica Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Angélica Silva
description RESUMO Este artigo busca mostrar as questões apresentadas a partir do existencialismo sartreano o qual apresenta uma radicalização do humanismo em oposição às concepções tradicionais atribuídas ao homem. A partir dessa caracterização, é fundamental reconhecer que as noções de liberdade, escolha e responsabilidade se apresentam como ponto-chave para a fundamentação de uma moral da ação. A compreensão da realidade humana e da moral existencialista impõe a necessidade de se pensar uma literatura engajada, pois para Sartre, assumir sua época significa engajar-se, escolher um projeto, agir autenticamente, e, especificamente, com a escrita através da literatura. Neste sentido, a literatura como produção humana é apelo de uma liberdade a outras liberdades, é o desvendar de uma situação, é o modo pelo qual o homem toma consciência de si. Se, para o filósofo escrever é agir, a tarefa da literatura comprometida é a efetivação da eticidade pela práxis a qual nos evidencia o caráter eminentemente prático do conhecimento humano. Palavras-chave: Liberdade, Responsabilidade, Moralidade, Literatura Engajada.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Análise Literária
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4310
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4310/3194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 3, Nº 1 (DEZ 2009)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950536512897024