Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Danilo Correa
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295
Resumo: O presente trabalho busca entender como a criança é capturada pela língua e a sua relação com a linguagem do adulto. Para tanto, partirá das reflexões de Saussure e De Lemos, na qual destaca-se a teoria do valor e as três posições estruturais, sendo as últimas as que marcam a relação da criança com a língua no processo de aquisição da linguagem. Contudo, buscamos também relacionar a teoria do valor de Saussure com a segunda posição estrutural proposta por Cláudia de Lemos, bem como, examinar de que forma a teoria desta é fundamental para a caracterização do processo de aquisição da linguagem, priorizando a escrita. A partir dessas relações e análises compreenderemos a natureza do erro na aquisição da escrita. Sendo assim, consideraremos o erro como um vestígio da relação da criança com a língua, e a partir das três posições estruturais e a teoria do valor, procuraremos entender como o aspecto do erro pode ser entendido no processo de aquisição da escrita. Tal processo é marcado pelas relações metafóricas e metonímicas que incidem sobre o sujeito, este que é efeito de linguagem. O erro será para nós um dos pontos fundamentais para entender como este efeito se dá no sujeito e como o erro, a partir do funcionamento da língua e do inconsciente pode ser caracterizado como um vestígio do movimento do sujeito na língua e da língua.
id UFU-5_d105c6e14b57fff613333a1c7b105e5f
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4295
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da línguaO presente trabalho busca entender como a criança é capturada pela língua e a sua relação com a linguagem do adulto. Para tanto, partirá das reflexões de Saussure e De Lemos, na qual destaca-se a teoria do valor e as três posições estruturais, sendo as últimas as que marcam a relação da criança com a língua no processo de aquisição da linguagem. Contudo, buscamos também relacionar a teoria do valor de Saussure com a segunda posição estrutural proposta por Cláudia de Lemos, bem como, examinar de que forma a teoria desta é fundamental para a caracterização do processo de aquisição da linguagem, priorizando a escrita. A partir dessas relações e análises compreenderemos a natureza do erro na aquisição da escrita. Sendo assim, consideraremos o erro como um vestígio da relação da criança com a língua, e a partir das três posições estruturais e a teoria do valor, procuraremos entender como o aspecto do erro pode ser entendido no processo de aquisição da escrita. Tal processo é marcado pelas relações metafóricas e metonímicas que incidem sobre o sujeito, este que é efeito de linguagem. O erro será para nós um dos pontos fundamentais para entender como este efeito se dá no sujeito e como o erro, a partir do funcionamento da língua e do inconsciente pode ser caracterizado como um vestígio do movimento do sujeito na língua e da língua.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesErro na escrita; aquisição da escrita; linguagem e inconscienteapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295Horizonte Científico; VOL 3, Nº 2 (FEV 2009)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295/3187Pinto, Danilo Correainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:46Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4295Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:46Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua
title Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua
spellingShingle Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua
Pinto, Danilo Correa
title_short Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua
title_full Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua
title_fullStr Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua
title_full_unstemmed Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua
title_sort Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua
author Pinto, Danilo Correa
author_facet Pinto, Danilo Correa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinto, Danilo Correa
description O presente trabalho busca entender como a criança é capturada pela língua e a sua relação com a linguagem do adulto. Para tanto, partirá das reflexões de Saussure e De Lemos, na qual destaca-se a teoria do valor e as três posições estruturais, sendo as últimas as que marcam a relação da criança com a língua no processo de aquisição da linguagem. Contudo, buscamos também relacionar a teoria do valor de Saussure com a segunda posição estrutural proposta por Cláudia de Lemos, bem como, examinar de que forma a teoria desta é fundamental para a caracterização do processo de aquisição da linguagem, priorizando a escrita. A partir dessas relações e análises compreenderemos a natureza do erro na aquisição da escrita. Sendo assim, consideraremos o erro como um vestígio da relação da criança com a língua, e a partir das três posições estruturais e a teoria do valor, procuraremos entender como o aspecto do erro pode ser entendido no processo de aquisição da escrita. Tal processo é marcado pelas relações metafóricas e metonímicas que incidem sobre o sujeito, este que é efeito de linguagem. O erro será para nós um dos pontos fundamentais para entender como este efeito se dá no sujeito e como o erro, a partir do funcionamento da língua e do inconsciente pode ser caracterizado como um vestígio do movimento do sujeito na língua e da língua.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-02-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Erro na escrita; aquisição da escrita; linguagem e inconsciente
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295/3187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 3, Nº 2 (FEV 2009)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950536498216960