Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295 |
Resumo: | O presente trabalho busca entender como a criança é capturada pela língua e a sua relação com a linguagem do adulto. Para tanto, partirá das reflexões de Saussure e De Lemos, na qual destaca-se a teoria do valor e as três posições estruturais, sendo as últimas as que marcam a relação da criança com a língua no processo de aquisição da linguagem. Contudo, buscamos também relacionar a teoria do valor de Saussure com a segunda posição estrutural proposta por Cláudia de Lemos, bem como, examinar de que forma a teoria desta é fundamental para a caracterização do processo de aquisição da linguagem, priorizando a escrita. A partir dessas relações e análises compreenderemos a natureza do erro na aquisição da escrita. Sendo assim, consideraremos o erro como um vestígio da relação da criança com a língua, e a partir das três posições estruturais e a teoria do valor, procuraremos entender como o aspecto do erro pode ser entendido no processo de aquisição da escrita. Tal processo é marcado pelas relações metafóricas e metonímicas que incidem sobre o sujeito, este que é efeito de linguagem. O erro será para nós um dos pontos fundamentais para entender como este efeito se dá no sujeito e como o erro, a partir do funcionamento da língua e do inconsciente pode ser caracterizado como um vestígio do movimento do sujeito na língua e da língua. |
id |
UFU-5_d105c6e14b57fff613333a1c7b105e5f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4295 |
network_acronym_str |
UFU-5 |
network_name_str |
Horizonte Científico |
repository_id_str |
|
spelling |
Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da línguaO presente trabalho busca entender como a criança é capturada pela língua e a sua relação com a linguagem do adulto. Para tanto, partirá das reflexões de Saussure e De Lemos, na qual destaca-se a teoria do valor e as três posições estruturais, sendo as últimas as que marcam a relação da criança com a língua no processo de aquisição da linguagem. Contudo, buscamos também relacionar a teoria do valor de Saussure com a segunda posição estrutural proposta por Cláudia de Lemos, bem como, examinar de que forma a teoria desta é fundamental para a caracterização do processo de aquisição da linguagem, priorizando a escrita. A partir dessas relações e análises compreenderemos a natureza do erro na aquisição da escrita. Sendo assim, consideraremos o erro como um vestígio da relação da criança com a língua, e a partir das três posições estruturais e a teoria do valor, procuraremos entender como o aspecto do erro pode ser entendido no processo de aquisição da escrita. Tal processo é marcado pelas relações metafóricas e metonímicas que incidem sobre o sujeito, este que é efeito de linguagem. O erro será para nós um dos pontos fundamentais para entender como este efeito se dá no sujeito e como o erro, a partir do funcionamento da língua e do inconsciente pode ser caracterizado como um vestígio do movimento do sujeito na língua e da língua.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2010-02-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesErro na escrita; aquisição da escrita; linguagem e inconscienteapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295Horizonte Científico; VOL 3, Nº 2 (FEV 2009)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295/3187Pinto, Danilo Correainfo:eu-repo/semantics/openAccess2010-03-04T16:32:46Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4295Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2010-03-04T16:32:46Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua |
title |
Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua |
spellingShingle |
Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua Pinto, Danilo Correa |
title_short |
Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua |
title_full |
Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua |
title_fullStr |
Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua |
title_full_unstemmed |
Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua |
title_sort |
Linguagem e Psicanálise: O erro como vestígio do movimento do sujeito e da língua |
author |
Pinto, Danilo Correa |
author_facet |
Pinto, Danilo Correa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinto, Danilo Correa |
description |
O presente trabalho busca entender como a criança é capturada pela língua e a sua relação com a linguagem do adulto. Para tanto, partirá das reflexões de Saussure e De Lemos, na qual destaca-se a teoria do valor e as três posições estruturais, sendo as últimas as que marcam a relação da criança com a língua no processo de aquisição da linguagem. Contudo, buscamos também relacionar a teoria do valor de Saussure com a segunda posição estrutural proposta por Cláudia de Lemos, bem como, examinar de que forma a teoria desta é fundamental para a caracterização do processo de aquisição da linguagem, priorizando a escrita. A partir dessas relações e análises compreenderemos a natureza do erro na aquisição da escrita. Sendo assim, consideraremos o erro como um vestígio da relação da criança com a língua, e a partir das três posições estruturais e a teoria do valor, procuraremos entender como o aspecto do erro pode ser entendido no processo de aquisição da escrita. Tal processo é marcado pelas relações metafóricas e metonímicas que incidem sobre o sujeito, este que é efeito de linguagem. O erro será para nós um dos pontos fundamentais para entender como este efeito se dá no sujeito e como o erro, a partir do funcionamento da língua e do inconsciente pode ser caracterizado como um vestígio do movimento do sujeito na língua e da língua. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-02-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por Pares Erro na escrita; aquisição da escrita; linguagem e inconsciente |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295 |
url |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4295/3187 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
publisher.none.fl_str_mv |
UFU - Universidade Federal de Uberlândia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Horizonte Científico; VOL 3, Nº 2 (FEV 2009) 1808-3064 reponame:Horizonte Científico instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU) instacron:UFU |
instname_str |
Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
instacron_str |
UFU |
institution |
UFU |
reponame_str |
Horizonte Científico |
collection |
Horizonte Científico |
repository.name.fl_str_mv |
Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) |
repository.mail.fl_str_mv |
||horizontec@propp.ufu.br |
_version_ |
1799950536498216960 |