AS SIGNIFICAÇÕES CONSTRUÍDAS PELOS PAIS A RESPEITO DA CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE INFANTIL: UM OLHAR SOBRE AS INTERAÇÕES DE CRIANÇAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pessoa, Camila Turati
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Costa, Lúcia Helena Ferreira Mendonça
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/13426
Resumo: Este artigo é resultado de uma pesquisa de Iniciação Científica, financiada pelo CNPq, de caráter qualitativo, com o objetivo de compreender as significações construídas pelos pais a respeito das interações da criança e suas inter-relações com os processos de constituição da identidade infantil. As participantes deste estudo foram quatro mães com pelo menos um filho com idade entre 3 e 6 anos, todas com escolaridade de ensino médio completo e idades entre 21 e 33 anos. Utilizamos de entrevistas semi-estruturadas, realizadas individualmente, gravadas em áudio, que foram posteriormente analisadas individual e conjuntamente, buscando conhecer as significações emergentes nas falas. Utilizamos três blocos de questões norteadoras: 1) A história de vida dos pais e sua infância, 2) A história do ser pai e mãe e 3) A visão dos pais sobre a constituição da identidade de seus filhos. Estes norteadores nos deram elementos para compreender de que lugar estas mães estão falando, (re) construindo suas vivências e atribuindo sentidos às suas experiências de vida. Com isso, podemos perceber que as significações que cada uma foi se apropriando de acordo com suas histórias de vida as norteiam ao interagirem com seus filhos e, consequentemente, ao se tratar da infância. Consideramos a importância de valorizar a voz que trazem sobre si mesmas e entendemos que a escuta é essencial para o trabalho do Psicólogo, principalmente, em contextos escolares e educacionais, buscando diálogos entre os pais, a escola, o psicólogo, as crianças e os demais atores destas interações.
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