INFLUÊNCIA DA HEPARINA NA INVASÃO DE ASTRÓCITOS HUMANOS POR Toxoplasma gondii

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho Antunes
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: César Mastrantônio, Eneida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Horizonte Científico
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4251
Resumo: O objetivo deste estudo foi determinar, em modelo in vitro, a influência de heparina na susceptibilidade de células da retina à infecção por Toxoplasma gondii. Culturas primárias de astrócitos da cabeça do nervo óptico humano foram mantidas em lamínulas durante aproximadamente uma semana, quando foram infectadas com taquizoítas de T. gondii por 24 horas. Parasitos foram pré-tratados com heparina solúvel, enquanto astrócitos humanos foram estimulados com interferon gama (IFN-γ) antes e após a infecção. As taxas de infecção como; número de células infectadas, número de parasitos por células infectadas (taxa de replicação intracelular) e número total de parasitos pelo número total de células infectadas, foram determinados pela contagem de, no mínimo 100 células por condição experimental. Pré-tratamento com heparina aumentou significativamente as taxas de infecção e replicação intracelular do parasito nos astrócitos humanos, e, os astrócitos estimulados com IFN-γ mostraram diminuição significativa em todas as taxas de infecção quando comparados com as células não tratadas. Estes resultados sugerem que a heparina facilita a replicação intracelular em astrócitos humanos e que o IFN- γ realiza um papel fundamental na inibição de T.gondii nestas células.
id UFU-5_f8a093c6c601c61b1a21e4583e67d453
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4251
network_acronym_str UFU-5
network_name_str Horizonte Científico
repository_id_str
spelling INFLUÊNCIA DA HEPARINA NA INVASÃO DE ASTRÓCITOS HUMANOS POR Toxoplasma gondiiO objetivo deste estudo foi determinar, em modelo in vitro, a influência de heparina na susceptibilidade de células da retina à infecção por Toxoplasma gondii. Culturas primárias de astrócitos da cabeça do nervo óptico humano foram mantidas em lamínulas durante aproximadamente uma semana, quando foram infectadas com taquizoítas de T. gondii por 24 horas. Parasitos foram pré-tratados com heparina solúvel, enquanto astrócitos humanos foram estimulados com interferon gama (IFN-γ) antes e após a infecção. As taxas de infecção como; número de células infectadas, número de parasitos por células infectadas (taxa de replicação intracelular) e número total de parasitos pelo número total de células infectadas, foram determinados pela contagem de, no mínimo 100 células por condição experimental. Pré-tratamento com heparina aumentou significativamente as taxas de infecção e replicação intracelular do parasito nos astrócitos humanos, e, os astrócitos estimulados com IFN-γ mostraram diminuição significativa em todas as taxas de infecção quando comparados com as células não tratadas. Estes resultados sugerem que a heparina facilita a replicação intracelular em astrócitos humanos e que o IFN- γ realiza um papel fundamental na inibição de T.gondii nestas células.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2011-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por ParesExperimentaçãoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4251Horizonte Científico; VOL 4, Nº 2 (JAN 2010)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4251/6663Coutinho Antunes, César Mastrantônio, Eneidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-01-18T11:41:18Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/4251Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2011-01-18T11:41:18Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv INFLUÊNCIA DA HEPARINA NA INVASÃO DE ASTRÓCITOS HUMANOS POR Toxoplasma gondii
title INFLUÊNCIA DA HEPARINA NA INVASÃO DE ASTRÓCITOS HUMANOS POR Toxoplasma gondii
spellingShingle INFLUÊNCIA DA HEPARINA NA INVASÃO DE ASTRÓCITOS HUMANOS POR Toxoplasma gondii
Coutinho Antunes,
title_short INFLUÊNCIA DA HEPARINA NA INVASÃO DE ASTRÓCITOS HUMANOS POR Toxoplasma gondii
title_full INFLUÊNCIA DA HEPARINA NA INVASÃO DE ASTRÓCITOS HUMANOS POR Toxoplasma gondii
title_fullStr INFLUÊNCIA DA HEPARINA NA INVASÃO DE ASTRÓCITOS HUMANOS POR Toxoplasma gondii
title_full_unstemmed INFLUÊNCIA DA HEPARINA NA INVASÃO DE ASTRÓCITOS HUMANOS POR Toxoplasma gondii
title_sort INFLUÊNCIA DA HEPARINA NA INVASÃO DE ASTRÓCITOS HUMANOS POR Toxoplasma gondii
author Coutinho Antunes,
author_facet Coutinho Antunes,
César Mastrantônio, Eneida
author_role author
author2 César Mastrantônio, Eneida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Coutinho Antunes,
César Mastrantônio, Eneida
description O objetivo deste estudo foi determinar, em modelo in vitro, a influência de heparina na susceptibilidade de células da retina à infecção por Toxoplasma gondii. Culturas primárias de astrócitos da cabeça do nervo óptico humano foram mantidas em lamínulas durante aproximadamente uma semana, quando foram infectadas com taquizoítas de T. gondii por 24 horas. Parasitos foram pré-tratados com heparina solúvel, enquanto astrócitos humanos foram estimulados com interferon gama (IFN-γ) antes e após a infecção. As taxas de infecção como; número de células infectadas, número de parasitos por células infectadas (taxa de replicação intracelular) e número total de parasitos pelo número total de células infectadas, foram determinados pela contagem de, no mínimo 100 células por condição experimental. Pré-tratamento com heparina aumentou significativamente as taxas de infecção e replicação intracelular do parasito nos astrócitos humanos, e, os astrócitos estimulados com IFN-γ mostraram diminuição significativa em todas as taxas de infecção quando comparados com as células não tratadas. Estes resultados sugerem que a heparina facilita a replicação intracelular em astrócitos humanos e que o IFN- γ realiza um papel fundamental na inibição de T.gondii nestas células.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por Pares
Experimentação
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4251
url https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/4251/6663
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv UFU - Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Horizonte Científico; VOL 4, Nº 2 (JAN 2010)
1808-3064
reponame:Horizonte Científico
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Horizonte Científico
collection Horizonte Científico
repository.name.fl_str_mv Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||horizontec@propp.ufu.br
_version_ 1799950536197275648