PROBLEMAS DE COESÃO NA ESCRITA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS DA ORDEM DO RELATAR: 'NOTÃCIA E RELATO'
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Horizonte Científico |
Texto Completo: | https://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17790 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de apresentar uma pesquisa de Iniciação Científica, custeada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo objetivo foi o de identificar os problemas de coesão existentes nos textos dos gêneros da ordem do relatar: relato e notícia, produzidos por alunos de 5º ao 9º ano do ensino fundamental público de Uberlândia. Apresenta-se um resumo do referencial teórico da pesquisa, trazendo as perspectivas de linguistas, como Travaglia (2007) Marcuschi (2002), Schneuwly (2004), Dolz (2004) e Koch (2008) sobre os conceitos de gênero, tipo textual, coesão e a relação existente entre eles para a realização de uma produção textual. Em relação aos resultados, neste artigo, apresenta-se uma amostragem de 6 das 42 produções textuais, relatos e notícias, que foram analisadas. Conclui-se que a pesquisa retoma um tema de muito estudo antes do advento dos PCNs e contribui sobremaneira para o ensino e a aprendizagem da escrita, em especial, dos mecanismos linguísticos de coesão. |
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PROBLEMAS DE COESÃO NA ESCRITA DOS GÊNEROS DISCURSIVOS DA ORDEM DO RELATAR: 'NOTÃCIA E RELATO'Produção escritaGênero discursivoCoesão textual.Este artigo tem o propósito de apresentar uma pesquisa de Iniciação Científica, custeada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo objetivo foi o de identificar os problemas de coesão existentes nos textos dos gêneros da ordem do relatar: relato e notícia, produzidos por alunos de 5º ao 9º ano do ensino fundamental público de Uberlândia. Apresenta-se um resumo do referencial teórico da pesquisa, trazendo as perspectivas de linguistas, como Travaglia (2007) Marcuschi (2002), Schneuwly (2004), Dolz (2004) e Koch (2008) sobre os conceitos de gênero, tipo textual, coesão e a relação existente entre eles para a realização de uma produção textual. Em relação aos resultados, neste artigo, apresenta-se uma amostragem de 6 das 42 produções textuais, relatos e notícias, que foram analisadas. Conclui-se que a pesquisa retoma um tema de muito estudo antes do advento dos PCNs e contribui sobremaneira para o ensino e a aprendizagem da escrita, em especial, dos mecanismos linguísticos de coesão.UFU - Universidade Federal de Uberlândia2013-08-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17790Horizonte Científico; VOL 7, Nº 1 (SET 2013)1808-3064reponame:Horizonte Científicoinstname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/article/view/17790/12804Grama, Daniela Fariainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-09-10T18:27:22Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/17790Revistahttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/indexPUBhttps://seer.ufu.br/index.php/horizontecientifico/oai||horizontec@propp.ufu.br1808-30641808-3064opendoar:2013-09-10T18:27:22Horizonte Científico - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false |
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Este artigo tem o propósito de apresentar uma pesquisa de Iniciação Científica, custeada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo objetivo foi o de identificar os problemas de coesão existentes nos textos dos gêneros da ordem do relatar: relato e notícia, produzidos por alunos de 5º ao 9º ano do ensino fundamental público de Uberlândia. Apresenta-se um resumo do referencial teórico da pesquisa, trazendo as perspectivas de linguistas, como Travaglia (2007) Marcuschi (2002), Schneuwly (2004), Dolz (2004) e Koch (2008) sobre os conceitos de gênero, tipo textual, coesão e a relação existente entre eles para a realização de uma produção textual. Em relação aos resultados, neste artigo, apresenta-se uma amostragem de 6 das 42 produções textuais, relatos e notícias, que foram analisadas. Conclui-se que a pesquisa retoma um tema de muito estudo antes do advento dos PCNs e contribui sobremaneira para o ensino e a aprendizagem da escrita, em especial, dos mecanismos linguísticos de coesão. |
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