Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (attalea speciosa mart. ex spreng) na bacia do rio Cocal / Mulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea Speciosa Mart. ex Spreng)..

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Miriam Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: de Carvalho Junior, Osmar Abílio, Martins, Eder de Souza, Mitja, Danielle, Chaib Filho, Homero
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13746
Resumo: O presente artigo possui como objetivo avaliar a distribuição espacial do babaçu na bacia do rio Cocal, estado de Tocantins. Os dados foram obtidos em levantamento de campo considerando 80 parcelas, considerando os diferentes ambientes presentes na área de estudo. O estudo considerou 16 variáveis referentes às características do babaçu (quantidade de indivíduos, quantidade de cachos, altura máxima do fuste e altura média do fuste) e do meio ambiente (altitude, declividade, área de contribuição, índice topográfico, relevo, distância do rio, distância das casas, distância da estrada, declividade do relevo no campo, solo, uso do solo e vegetação). A análise dos dados foi realizada utilizando técnicas de sistema de informações geográficas e análise multivariada. O emprego da análise fatorial múltipla permitiu classificar as variáveis ambientais de maior significância para a ocorrência do babaçu e da quantidade de cachos. O principal fator que controla a distribuição do babaçu é o manejo adotado pelos fazendeiros.
id UFU-6_23aade93a31d0e47d1a636c26c9332b5
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13746
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (attalea speciosa mart. ex spreng) na bacia do rio Cocal / Mulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea Speciosa Mart. ex Spreng)..Babaçuanálise fatorial multivariadadados ambientaissistema de informação geográficadistribuição geográfica do babaçuO presente artigo possui como objetivo avaliar a distribuição espacial do babaçu na bacia do rio Cocal, estado de Tocantins. Os dados foram obtidos em levantamento de campo considerando 80 parcelas, considerando os diferentes ambientes presentes na área de estudo. O estudo considerou 16 variáveis referentes às características do babaçu (quantidade de indivíduos, quantidade de cachos, altura máxima do fuste e altura média do fuste) e do meio ambiente (altitude, declividade, área de contribuição, índice topográfico, relevo, distância do rio, distância das casas, distância da estrada, declividade do relevo no campo, solo, uso do solo e vegetação). A análise dos dados foi realizada utilizando técnicas de sistema de informações geográficas e análise multivariada. O emprego da análise fatorial múltipla permitiu classificar as variáveis ambientais de maior significância para a ocorrência do babaçu e da quantidade de cachos. O principal fator que controla a distribuição do babaçu é o manejo adotado pelos fazendeiros.Universidade Federal de Uberlândia2012-10-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionanálise multivariada e geoprocessamentoapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13746Sociedade & Natureza; Vol. 24 No. 2 (2012)Sociedade & Natureza; v. 24 n. 2 (2012)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13746/pdfda Silva, Miriam Rodriguesde Carvalho Junior, Osmar AbílioMartins, Eder de SouzaMitja, DanielleChaib Filho, Homeroinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T14:08:30Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/13746Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2021-04-30T14:08:30Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (attalea speciosa mart. ex spreng) na bacia do rio Cocal / Mulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea Speciosa Mart. ex Spreng)..
title Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (attalea speciosa mart. ex spreng) na bacia do rio Cocal / Mulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea Speciosa Mart. ex Spreng)..
spellingShingle Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (attalea speciosa mart. ex spreng) na bacia do rio Cocal / Mulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea Speciosa Mart. ex Spreng)..
da Silva, Miriam Rodrigues
Babaçu
análise fatorial multivariada
dados ambientais
sistema de informação geográfica
distribuição geográfica do babaçu
title_short Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (attalea speciosa mart. ex spreng) na bacia do rio Cocal / Mulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea Speciosa Mart. ex Spreng)..
title_full Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (attalea speciosa mart. ex spreng) na bacia do rio Cocal / Mulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea Speciosa Mart. ex Spreng)..
title_fullStr Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (attalea speciosa mart. ex spreng) na bacia do rio Cocal / Mulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea Speciosa Mart. ex Spreng)..
title_full_unstemmed Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (attalea speciosa mart. ex spreng) na bacia do rio Cocal / Mulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea Speciosa Mart. ex Spreng)..
title_sort Análise fatorial multivariada aplicada a caracterização de áreas de ocorrência de babaçu (attalea speciosa mart. ex spreng) na bacia do rio Cocal / Mulivariate factor analysis applied to the characterization of Babassu (Attalea Speciosa Mart. ex Spreng)..
author da Silva, Miriam Rodrigues
author_facet da Silva, Miriam Rodrigues
de Carvalho Junior, Osmar Abílio
Martins, Eder de Souza
Mitja, Danielle
Chaib Filho, Homero
author_role author
author2 de Carvalho Junior, Osmar Abílio
Martins, Eder de Souza
Mitja, Danielle
Chaib Filho, Homero
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Miriam Rodrigues
de Carvalho Junior, Osmar Abílio
Martins, Eder de Souza
Mitja, Danielle
Chaib Filho, Homero
dc.subject.por.fl_str_mv Babaçu
análise fatorial multivariada
dados ambientais
sistema de informação geográfica
distribuição geográfica do babaçu
topic Babaçu
análise fatorial multivariada
dados ambientais
sistema de informação geográfica
distribuição geográfica do babaçu
description O presente artigo possui como objetivo avaliar a distribuição espacial do babaçu na bacia do rio Cocal, estado de Tocantins. Os dados foram obtidos em levantamento de campo considerando 80 parcelas, considerando os diferentes ambientes presentes na área de estudo. O estudo considerou 16 variáveis referentes às características do babaçu (quantidade de indivíduos, quantidade de cachos, altura máxima do fuste e altura média do fuste) e do meio ambiente (altitude, declividade, área de contribuição, índice topográfico, relevo, distância do rio, distância das casas, distância da estrada, declividade do relevo no campo, solo, uso do solo e vegetação). A análise dos dados foi realizada utilizando técnicas de sistema de informações geográficas e análise multivariada. O emprego da análise fatorial múltipla permitiu classificar as variáveis ambientais de maior significância para a ocorrência do babaçu e da quantidade de cachos. O principal fator que controla a distribuição do babaçu é o manejo adotado pelos fazendeiros.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
análise multivariada e geoprocessamento
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13746
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/13746/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 24 No. 2 (2012)
Sociedade & Natureza; v. 24 n. 2 (2012)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943978923065344