Análise da vulnerabilidade natural da paisagem em relação aos diferentes níveis de ocupação da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, Estado de Goiás / Analysis of the landscape natural vulnerability relatively to the differente levels of occupation in the..

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Pedro Alves
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ferreira, Nilson Clementino, Ferreira, Laerte Guimarães
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociedade & natureza (Online)
Texto Completo: https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/23783
Resumo: A bacia hidrográfica do Rio Vermelho, situada no Estado de Goiás, possui uma elevada geodiversidade, com terrenos que vão do Arqueano ao Holocêno, e um proeminente registro tectônico impresso. Da mesma forma, ao longo de seu processo histórico de ocupação, tem sido impactada por variadas atividades de produção do solo e do subsolo, o que acarretou tanto o empobrecimento da biodiversidade, quanto a modificação do seu aspecto físico, sendo evidente o aumento de processos erosivos e acúmulos de sedimentos em razão da dinâmica de entrada e saída de energia e matéria do sistema natural. Neste trabalho, o qual teve por base a elaboração e análise do mapa de entropia do relevo para toda a área da bacia (~ 11.000 km2), foi possível identificar áreas mais suscetíveis à atuação de processos morfogenéticos e, portanto, mais vulneráveis à ocupação, à exemplo das áreas próximas à foz da bacia, cujos valores de entropia são coerentes com a diversidade de usos e intervenções sobre o complexo sistema fluvial entorno do canal principal do Rio Vermelho. Em que pese a necessidade de análises adicionais, à escalas de maior detalhe, nossos resultados demonstram o potencial da análise da entropia do relevo como ferramenta importante para identificar áreas com energia potencial disponível para realização de trabalho geomorfológico e, portanto, mais vulneráveis à ocupação (i.e. sujeitas a enchentes, inundações e deslizamentos de terras).
id UFU-6_31b4870f75c46234cdf83a457e8471df
oai_identifier_str oai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23783
network_acronym_str UFU-6
network_name_str Sociedade & natureza (Online)
repository_id_str
spelling Análise da vulnerabilidade natural da paisagem em relação aos diferentes níveis de ocupação da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, Estado de Goiás / Analysis of the landscape natural vulnerability relatively to the differente levels of occupation in the..Entropia do RelevoBioma CerradoVulnerabilidade da PaisagemBacia Hidrográfica.Ciências AmbientaisGeoprocessamentoGeomorfologiaA bacia hidrográfica do Rio Vermelho, situada no Estado de Goiás, possui uma elevada geodiversidade, com terrenos que vão do Arqueano ao Holocêno, e um proeminente registro tectônico impresso. Da mesma forma, ao longo de seu processo histórico de ocupação, tem sido impactada por variadas atividades de produção do solo e do subsolo, o que acarretou tanto o empobrecimento da biodiversidade, quanto a modificação do seu aspecto físico, sendo evidente o aumento de processos erosivos e acúmulos de sedimentos em razão da dinâmica de entrada e saída de energia e matéria do sistema natural. Neste trabalho, o qual teve por base a elaboração e análise do mapa de entropia do relevo para toda a área da bacia (~ 11.000 km2), foi possível identificar áreas mais suscetíveis à atuação de processos morfogenéticos e, portanto, mais vulneráveis à ocupação, à exemplo das áreas próximas à foz da bacia, cujos valores de entropia são coerentes com a diversidade de usos e intervenções sobre o complexo sistema fluvial entorno do canal principal do Rio Vermelho. Em que pese a necessidade de análises adicionais, à escalas de maior detalhe, nossos resultados demonstram o potencial da análise da entropia do relevo como ferramenta importante para identificar áreas com energia potencial disponível para realização de trabalho geomorfológico e, portanto, mais vulneráveis à ocupação (i.e. sujeitas a enchentes, inundações e deslizamentos de terras).Universidade Federal de Uberlândia2014-08-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/23783Sociedade & Natureza; Vol. 26 No. 2 (2014)Sociedade & Natureza; v. 26 n. 2 (2014)1982-45130103-1570reponame:Sociedade & natureza (Online)instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)instacron:UFUporhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/23783/pdf_92Vieira, Pedro AlvesFerreira, Nilson ClementinoFerreira, Laerte Guimarãesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-30T14:03:56Zoai:ojs.www.seer.ufu.br:article/23783Revistahttp://www.sociedadenatureza.ig.ufu.br/PUBhttps://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/oai||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br1982-45130103-1570opendoar:2021-04-30T14:03:56Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise da vulnerabilidade natural da paisagem em relação aos diferentes níveis de ocupação da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, Estado de Goiás / Analysis of the landscape natural vulnerability relatively to the differente levels of occupation in the..
title Análise da vulnerabilidade natural da paisagem em relação aos diferentes níveis de ocupação da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, Estado de Goiás / Analysis of the landscape natural vulnerability relatively to the differente levels of occupation in the..
spellingShingle Análise da vulnerabilidade natural da paisagem em relação aos diferentes níveis de ocupação da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, Estado de Goiás / Analysis of the landscape natural vulnerability relatively to the differente levels of occupation in the..
Vieira, Pedro Alves
Entropia do Relevo
Bioma Cerrado
Vulnerabilidade da Paisagem
Bacia Hidrográfica.
Ciências Ambientais
Geoprocessamento
Geomorfologia
title_short Análise da vulnerabilidade natural da paisagem em relação aos diferentes níveis de ocupação da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, Estado de Goiás / Analysis of the landscape natural vulnerability relatively to the differente levels of occupation in the..
title_full Análise da vulnerabilidade natural da paisagem em relação aos diferentes níveis de ocupação da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, Estado de Goiás / Analysis of the landscape natural vulnerability relatively to the differente levels of occupation in the..
title_fullStr Análise da vulnerabilidade natural da paisagem em relação aos diferentes níveis de ocupação da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, Estado de Goiás / Analysis of the landscape natural vulnerability relatively to the differente levels of occupation in the..
title_full_unstemmed Análise da vulnerabilidade natural da paisagem em relação aos diferentes níveis de ocupação da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, Estado de Goiás / Analysis of the landscape natural vulnerability relatively to the differente levels of occupation in the..
title_sort Análise da vulnerabilidade natural da paisagem em relação aos diferentes níveis de ocupação da bacia hidrográfica do Rio Vermelho, Estado de Goiás / Analysis of the landscape natural vulnerability relatively to the differente levels of occupation in the..
author Vieira, Pedro Alves
author_facet Vieira, Pedro Alves
Ferreira, Nilson Clementino
Ferreira, Laerte Guimarães
author_role author
author2 Ferreira, Nilson Clementino
Ferreira, Laerte Guimarães
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Pedro Alves
Ferreira, Nilson Clementino
Ferreira, Laerte Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Entropia do Relevo
Bioma Cerrado
Vulnerabilidade da Paisagem
Bacia Hidrográfica.
Ciências Ambientais
Geoprocessamento
Geomorfologia
topic Entropia do Relevo
Bioma Cerrado
Vulnerabilidade da Paisagem
Bacia Hidrográfica.
Ciências Ambientais
Geoprocessamento
Geomorfologia
description A bacia hidrográfica do Rio Vermelho, situada no Estado de Goiás, possui uma elevada geodiversidade, com terrenos que vão do Arqueano ao Holocêno, e um proeminente registro tectônico impresso. Da mesma forma, ao longo de seu processo histórico de ocupação, tem sido impactada por variadas atividades de produção do solo e do subsolo, o que acarretou tanto o empobrecimento da biodiversidade, quanto a modificação do seu aspecto físico, sendo evidente o aumento de processos erosivos e acúmulos de sedimentos em razão da dinâmica de entrada e saída de energia e matéria do sistema natural. Neste trabalho, o qual teve por base a elaboração e análise do mapa de entropia do relevo para toda a área da bacia (~ 11.000 km2), foi possível identificar áreas mais suscetíveis à atuação de processos morfogenéticos e, portanto, mais vulneráveis à ocupação, à exemplo das áreas próximas à foz da bacia, cujos valores de entropia são coerentes com a diversidade de usos e intervenções sobre o complexo sistema fluvial entorno do canal principal do Rio Vermelho. Em que pese a necessidade de análises adicionais, à escalas de maior detalhe, nossos resultados demonstram o potencial da análise da entropia do relevo como ferramenta importante para identificar áreas com energia potencial disponível para realização de trabalho geomorfológico e, portanto, mais vulneráveis à ocupação (i.e. sujeitas a enchentes, inundações e deslizamentos de terras).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/23783
url https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/23783
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufu.br/index.php/sociedadenatureza/article/view/23783/pdf_92
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Uberlândia
dc.source.none.fl_str_mv Sociedade & Natureza; Vol. 26 No. 2 (2014)
Sociedade & Natureza; v. 26 n. 2 (2014)
1982-4513
0103-1570
reponame:Sociedade & natureza (Online)
instname:Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron:UFU
instname_str Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
instacron_str UFU
institution UFU
reponame_str Sociedade & natureza (Online)
collection Sociedade & natureza (Online)
repository.name.fl_str_mv Sociedade & natureza (Online) - Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
repository.mail.fl_str_mv ||sociedade.natureza.ufu@gmail.com|| lucianamelo@ufu.br
_version_ 1799943980003098624